Categories: Acre Notícias Política

Resex Chico Mendes supera os 1.000 focos de queimadas em 2021

Published by
Raimari Cardoso

Como ocorreu em 2020, a Reserva Extrativista Chico Mendes voltou a ultrapassar o patamar dos 1.000 focos de queimadas também em 2021, entre 1º de janeiro e 11 de outubro – são 1.067 registros deste ano contra 1.023 do ano passado.


Percentualmente, no ano atual a unidade de conservação federal responde por 70,7% do total de todas as demais situadas no estado. No ano anterior, esse percentual foi de 66.6% no mesmo período avaliado, um crescimento de 4,1%.


O avanço dos registros de queimadas na Resex Chico Mendes nos últimos dias corresponde aos números que constam na última atualização do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referentes à regional do Alto Acre.


Nas 48 horas que antecederam o boletim, três municípios dessa parte do estado figuraram entre os dez com o maior número de focos no Brasil: Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil. Nesse mesmo período, com 298 focos de calor, o Acre foi o estado da federação com os maiores registros.


De acordo com especialistas, os altos índices de queimadas que estão se repetindo a cada ano na maior unidade de conservação acreana são provenientes do desmatamento promovido, em grande parte, por invasores das terras públicas com o fim de formar pastagens.


Audiência Pública

As queimadas no Acre serão tema de uma audiência pública que ocorrerá nesta quarta-feira (13), na Câmara Federal, após o deputado Leo de Brito (PT) solicitar explicações aos órgãos de fiscalização ambiental. O debate será transmitido, ao vivo, por meio do site da Câmara, a partir das 9h (horário do Acre).


O parlamentar acreano destacou, por meio de sua assessoria, que a audiência será uma oportunidade para os órgãos ambientais esclarecerem à sociedade sobre o que está sendo feito para minimizar a situação.


“Como parlamentar é minha obrigação fiscalizar e cobrar a adoção de medidas e essa convocação feita junto à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle se deu baseada nisso”, disse o deputado Leo de Brito.


Série Histórica

Apesar de ser um dos piores da série histórica do INPE, que começa em 1998, o ano de 2021 ainda registra menos queimadas no Acre que no ano passado. São 8.366 focos neste ano contra 8.682 do ano passado, uma diferença de 4%.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Pastor no Pôdicast: “meu desejo é que o PSOL tenha candidatura própria à Prefeitura”

Líder religioso da igreja Comunidade GADE e possível candidato à Prefeitura de Rio Branco nas…

02/05/2024

Marina Silva propõe exceção fiscal para gastos com eventos climáticos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, propôs uma excepcionalidade fiscal…

02/05/2024

‘Mais caro que Taylor’: valor do ingresso de Bruno Mars no Brasil chega a R$ 1,2 mil

A gente pediu, e o Bruninho está de volta ao Brasil! Após sucesso no The…

02/05/2024

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

02/05/2024

Relembre a trágica entrevista de Marília Gabriela com Madonna repleta de patadas

Em 1998, De frente com Gabi estaria Madonna, meses após a artista lançar o álbum…

02/05/2024

Abastecimento de água só será totalmente restabelecido até sábado (4) na Capital

Parte dos mais de 50 bairros da capital acreana que foram atingidos com a paralisação…

02/05/2024