Menu

Pesquisar
Close this search box.

Os caminhos do velho Boca

O PREFEITO Tião Bocalom é apontado pelos adversários como o pior prefeito que Rio Branco já teve. Caso o seu mandato terminasse hoje, eu não chegaria a este extremo do radicalismo. Seria irresponsável. Mas cravaria que está deixando muito a desejar na reta final para o primeiro ano na PMRB. 


Só que, o julgamento final do seu mandato acontecerá daqui pouco mais de três anos, ou seja; tem muito tempo para recuperar a sua imagem e se tornar popular. Mas terá que mudar da água para o vinho, e agora. Não pode deixar para amanhã. 


O desgaste vai se acumular. Tem a virtude de ser honesto, mas isso não tem peso fundamental na avaliação de uma gestão. É obrigação. O que lhe é desfavorável, é achar que pode governar sozinho a capital dentro de uma bolha, sem ouvir ninguém. Aqui não é a Acrelândia, que quando foi prefeito tinha meia dúzia de ruas. Rio Branco é uma capital de muitos problemas e poucos recursos.


Ninguém é suficientemente inteligente para achar que pode tocar uma cidade como a capital em cima do improviso. A gestão tem que ser planejada e profissional. Vamos ficar num exemplo: este repasse milionário para as empresas de transporte coletivo; que pelo que tem dito, é para baixar em 50 centavos o preço da passagem, não vai ajudar em nada a sua popularidade, se não melhorar completamente o serviço prestado por estas empresas à população, que é de péssima qualidade.


 Uma coisa anula a outra. O Bocalom é um cara bem intencionado; não tenho dúvida, mas uma administração tem que ir muito mais adiante que um protocolo de boas intenções. Ou o Bocalom muda o seu jeito centralizador de gestão, ou a sua impopularidade só tende a aumentar.


NÃO DISCUTE


A DEPUTADA FEDERAL Vanda Milani (PROS) recusa-se a entabular qualquer conversa que passe pela retirada da sua candidatura ao Senado. Tem gente no governo que aposta errado ao cravar que, ela recuará da disputa.


ACORDO DA FRONTEIRA


UM ACORDO costurado nos bastidores, pelo qual o MDB não lançará candidato a deputado estadual em Brasiléia, e apoiará a candidatura da Leila Galvão (deverá se filiar ao REPUBLICANOS), foi fechado. Fortalece muito a Leila.


CORRERIA NO PSD


COM A NOVA regra eleitoral de que um partido só poderá lançar 25 candidatos a deputado estadual (antes era 36), está uma correria no PSD, com mais de 30 candidatos.


PEGOU QUEBRADA E DEIXOU ENXUTA


MÉRITO para o ex-presidente da Cohab-Acre, Pedrinho Oliveira, que pegou o órgão quebrado, endividado, e deixou saneado e, com perto de 400 mil reais em caixa.


GRITANDO BEM ALTO


HOJE, a gasolina e o gás de cozinha dispararam no preço, com um reajuste de 7,2%. Sugestão: continuem gritando “Mito”. E, esperem novos aumentos até o fim do ano.


CANDIDATO FORTE


O QUE EMBALA uma candidatura a deputado estadual é a estrutura que o candidato tem. Dentro deste contexto, eu não temo em afirmar que, um candidato à ALEAC que será bem votado no eixo Brasiléia-Epitaciolândia-Assis Brasil, é o secretário municipal da prefeitura de Brasiléia, Tadeu Hassem, irmão da prefeita Fernanda Hassem.


A CULTURA AGRADECE


QUANDO se vê a senadora Mailza Gomes (PP) de forma altruísta, injetando recursos das suas emendas na recuperação do Teatrão, é para ser registrado com louvor. Raro é o político que depois de eleito ajuda a cultura.


NÃO DECEPCIONA


ALIÁS, a senadora Mailza Gomes (PP), que exerce pela primeira vez um mandato, está se saindo além das expectativas. Não se acomodou. Diversificou a distribuição das suas emendas. E, manteve a humildade, não deixando o mandato subir na cabeça. Tem argumentos fortes para postular ser candidata ao Senado pelo PP.


VOU AGUARDAR


VOLTO bisar estar curioso para ver como é que vai ficar no estado o partido que sair da fusão DEM-PSL. Os caciques nacionais são anti-Bolsonaro; os daqui são bolsonaristas. Esta é uma conta que não vai fechar.


NÃO É POSSÍVEL


TENHO muitos amigos que andam de ônibus, e a cantilena é uma só: o serviço prestado é de péssima qualidade, com a demora para a chegada dos coletivos nas paradas. Este recurso que a PMRB vai passar para as empresas, devia se condicionar à solução desta bagunça.


LINGUAGEM DOS GROTÕES


O CANDIDATO a governador, deputado Jenilson Leite (PSB), precisa ser mais conciso e enfático na defesa de suas pautas nas entrevistas. Não fala para intelectuais, mas para o povão. Tem de usar a linguagem dos grotões.


ME SOMO


ME SOMO à declaração do deputado Jenilson Leite (PSB) de que o quadro da disputa do governo é hoje de um segundo turno. Para um candidato ganhar no primeiro turno, os adversários teriam de ser fracos, e não são.


SAIR PELO VOTO


NÃO ME AFINO com as posições do presidente Bolsonaro, mas sou contra o seu impeachment, tem que sair pelo voto na eleição do próximo ano. E tudo indica isso.


CPF LIMPO


VEJO vez por outra tentativas de colar a imagem do  Gladson a supostos atos de corrupção no seu governo, apontados pela oposição. Tem várias facetas de sua gestão que podem ser criticadas, jamais ser ele corrupto. Desvio de conduta de subordinados ocorre em qualquer governo.


CADA VEZ MAIS


ESTAVA ontem em uma roda de cinco amigos, quatro dos quais comentaram que fizeram uma “burrada” de não terem votado para a permanência da Socorro Nery na PMRB. É um fenômeno interessante: sua popularidade, que já era alta, cresceu mais depois que deixou o poder.


NENHUMA HIPÓTESE


O SENADOR SÉRGIO PETECÃO (PSD) está convicto que se elege governador. E, ressalva que, num eventual cenário desfavorável jamais iria para o palanque do Gladson.


CAMINHO SEM VOLTA


O ROMPIMENTO político do senador Sérgio Petecão (PSD) com o governador Gladson Cameli não é de rancor, mas do fim de um ciclo de uma aliança, onde as metas deixaram de se afinar e foi cada uma para o seu lado. Nada mais natural no mundo político.


CANDIDATURAS PODEROSAS


DUAS CANDIDATURAS poderosas e bem estruturadas para a disputa de vagas na Câmara Federal: do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim; e, do secretário estadual de Meio Ambiente, Israel Milani. 


FRASE MARCANTE


“Quem é carregado nas costas não sabe avaliar o quanto a aldeia está longe”. (ditado africano).


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.