Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores da Capital afirmam que não têm reajuste há 3 anos e que LRF não é empecilho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após os médicos ameaçarem paralisar os serviços na rede pública de saúde de Rio Branco, agora é a vez dos professores da rede municipal de ensino também reclamarem da falta de aumento.


De acordo com o Sindicato dos Professores Públicos do Acre (SINPROACRE), desde o ano de 2018, os professores não têm seus salários reajustados e neste período de três anos, os índices inflacionários anuais, representam um acumulando 20% aproximadamente.

Anúncios


De acordo com os professores, a negociação com a prefeitura é necessária porque os trabalhadores estão enfrentando o aumento do custo de vida e a cada dia, a inflação, o alta dos preços dos combustíveis, do gás de cozinha e da energia elétrica vem corroendo nossos salários. Só de janeiro a agosto desse ano, segundo o IPC, a inflação chegou a 9,28%, devendo nos próximos meses alcançar a casa dos 12%.


De acordo com Alcilene Gurgel, presidente do SinproAcre, a Lei de Responsabilidade Fiscal não é um empecilho. “Em três anos sem negociação, os salários foram ficando defasados enquanto a arrecadação da prefeitura só cresceu, o que nos dá segurança dá margem legal dentro da Lei de responsabilidade fiscal, para as tratativas necessárias de recuperação do poder aquisitivo da remuneração dos professores. Atualmente, o investimento na folha de pagamento é de 42%”, explica.


Procurada, a prefeitura ainda não se manifestou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido