Conecte-se agora

Programação do aniversário de Cruzeiro do Sul inclui inauguração de obra, esporte radical e casamento coletivo

Publicado

em

Foto: Marcos Vicentti 

Na próxima terça-feira, 28, o município de Cruzeiro do Sul vai completar 117 anos de fundação. A programação comemorativa é desenvolvida desde o início do mês de setembro pela prefeitura e parceiros e prossegue até o dia 30 incluindo casamento coletivo, entrega de obra e assinatura de ordem de serviço para construção de creche.

Nesta sexta, 24, o prefeito Zequinha Lima abre a Feira do Empreendedor atrás da Catedral Nossa Senhora da Glória. Também há atendimento de saúde no Ramal Alto Petencoste e às 19h haverá a escolha do Rei e Rainha do Festival da Farinha no Teatro dos Náuas.

No sábado, 25, a prefeitura promove atendimento de saúde na Praça da Bandeira, atrás da Catedral. Os praticantes de esportes radicais vão fazer apresentações na pista de para motor no quilômetro 22 da BR-364.

No domingo, 26, um empresário vai realizar uma cavalgada de 12 quilômetros da Ponte da União para um sítio. São esperadas cerca de 2 mil pessoas. O evento não faz parte oficialmente da programação da prefeitura.

Na segunda-feira, 27, a prefeitura vai entregar à comunidade, a 2ª Etapa da obra de revitalização do Balneário Igarapé Preto . A programação também inclui a assinatura da Ordem de Serviço para construção do Kupixawá na Terra Indígena Katukina na BR-364.

No dia 28, às 8 horas haverá o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e as 19h, live show em comemoração ao 117º aniversário de Cruzeiro do Sul.

Já na quarta, 29, o prefeito Zequinha Lima assina a Ordem de serviço da Construção da Creche no Bairro do Miritizal. Às 10h, será realizado o Casamento coletivo no Projeto Cidadão no Rio Crôa, numa parceria da prefeitura com o Tribunal de Justiça do Acre.

A Assembleia Legislativa promoverá no dia 30, uma sessão solene em homenagem a Contribuição da Igreja Católica no Vale do Juruá, no Teatro dos Náuas

Na rede

BR-364 está há mais de 15 horas fechada por manifestantes

Publicado

em

Fechada desde às 5 horas da manhã desta quarta-feira, 27, parte da BR-364 está há mais de 15 horas sem a passagem de veículos na altura da rotatória de acesso às cidades de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.

O bloqueio da passagem de veículos é feito em dois pontos: na estrada e na Variante, impedindo a chegada de pessoas de outros municípios para Cruzeiro e Rodrigues Alves, assim como o tráfego entre as duas cidades. A opção para quem já está nos municípios é a AC-407, em um percurso de 46 quilômetros.

O movimento tem apoio da prefeitura e da Câmara Municipal de Rodrigues Alves. A Polícia Militar está no local, mas não interferiu na manifestação.

Antes do anoitecer, Ralf Fernandes, um dos líderes do Movimento Pró-Ponte, anunciou que seguiriam no local porque nenhum representante dos governos estadual e federal, nem da bancada federal, esteve no local para tratar do assunto.

“Queremos a construção da ponte no pacote de obras prioritárias de grande porte do governo do Estado. O problema está aqui, que é a falta de uma travessia e o dinheiro eles têm. Então vamos dialogar e resolver esse problema para  desenvolver a região e interligar os municípios”, defendeu.

Continuar lendo

Na rede

Visita a túmulos de vítimas da Covid-19 será liberada no Dia de Finados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A visita a túmulos de pessoas vítimas de Covid-19 estará  liberada no Dia de Finados no Cemitério Jardim da Paz, localizado em Cruzeiro do Sul. Mas por enquanto, a construção de túmulos na ala onde há 260 mortos por Covid-19 não está permitida ainda.

Nos locais onde estão os mortos, foi permitido aos familiares  apenas a colocação de uma cruz e de cerca de madeira, mas nada em concreto, como túmulos e jazigos, pode ser feito ainda.

O responsável pelo cemitério Jardim da Paz, João Auricelio Monteiro de Lima, disse que limpeza e manutenção desses espaços, bem como a visitação no Dia de Finados, estão liberadas. Ele cita que a medida é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

“No ano passado, ainda tinha umas restrições, mas este ano está permitido e os parentes já estão fazendo essa manutenção na ala Covid-19, onde poderão estar também no Dia de Finados. Quando a Anvisa permitir, nós vamos liberar aqui também a construção de túmulos”, esclareceu.

Cruzeiro do Sul tem 13 cemitérios

O município de Cruzeiro do Sul tem 13 cemitérios, sendo 3 no perímetro urbano. A secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza nos locais.

“Com a iluminação e limpeza já está tudo certo, bem como a caiação das sepulturas”, relata o secretário de Meio Ambiente, Igor Neves.

Missa na capela

A revitalização do Cemitério Jardim da Paz vai permitir uma novidade na programação deste ano na próxima terça-  feira, dia 2.

“A novidade é que após 15 anos, tendo em vista a revitalização do cemitério, esse ano a missa vai ocorrer no interior da capela. Nos anos anteriores fazia-se debaixo de uma tenda armada”, conta.

Continuar lendo

Na rede

Falta de ponte em Rodrigues Alves provoca manifesto e fecha BR-364

Publicado

em

A BR-364 está fechada nesta manhã de quarta-feira, 27, na altura da rotatória que dá acesso aos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, na região do Vale do Juruá. A interrupção do tráfego de veículos é liderada pelo movimento pró-ponte em manifestação pela construção da ponte para a  travessia sobre o Rio Juruá. Atualmente, a travessia só é feita com os veículos em cima de balsas.

Uma fila de veículos, incluindo ônibus de passageiros, já se forma no local. O coordenador do movimento, Ralph Fernandes,  já havia divulgado a interdição da rodovia federal e avisa que não tem hora para a BR-364 ser liberada.

Autoridades de várias esferas de poder público já estiverem no local, incluindo o ex-presidente do senado,  Davi Alcolumbre,  que garantiu recursos para a elaboração do projeto de construção da ponte,  que faz parte do projeto de extensão da estrada  pelo Parque Nacional da Serra do Divisor, chegando até o Peru. Depois da visita e da garantia de Alcolumbre, não chegou dinheiro e nada foi feito.

Continuar lendo

Na rede

Governador inaugura aeródromo de Porto Walter e promete iluminar pista para voos noturnos

Publicado

em

O governador Gladson Cameli inaugurou nesta segunda-feira, 25, o aeródromo do município de Porto Walter, com pista de um quilômetro e demais adequações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que havia interditado o local por falta de segurança para voos. O investimento foi de pouco mais de R$ 4 milhões e as obras foram executadas pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre).

“Eu pousei agora aqui de dia e quero agradecer a equipe pelo trabalho feito. Mas vou voltar aqui de noite, porque nós vamos iluminar essa pista. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas e deixar registrada mais uma contribuição”, citou Cameli, lembrando a importância da pista para o município, que ainda não tem ligação terrestre com o restante do Estado.

“Quem não mora em uma região isolada, não tem ideia da importância da aviação para quem nela habita. Significa a porta de acesso para saúde, economia, educação, segurança e desenvolvimento local. Quero agradecer a competência da nossa equipe, da parceria com o prefeito da cidade e com os deputados estaduais. Sem eles, nada disso seria possível”, pontou.

O prefeito de Porto Walter, Cezar Andrade, ressaltou a parceria que pôde oferecer ao governo do Estado por meio da gestão municipal. Lembrou também que durante o tempo em que o município ficou proibido de receber voos, o governo garantiu um helicóptero para o transporte de pacientes e para emergências.

“Eu fiz o que pude dentro das limitações da prefeitura para o andamento dessa obra. Agradeço ao governador, que assim que ficou sabendo da suspensão da pista, colocou o helicóptero do estado a disposição de Porto Walter, salvando vidas, enviando medicamentos e vacinas para a população”, relatou.

A ANAC já vistoriou e liberou a pista para voos comerciais. Muitos moradores foram conhecer o novo aeródromo. Estiveram também na inauguração os vereadores do município, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Junior, deputado estadual Luiz Gonzaga, além de vereadores do município.

O que foi feito

No total, foram investidos mais de 4 milhões em recursos próprios no revestimento asfáltico, cerceamento e sinalização horizontal. O aeródromo cumpre um papel importante para a comunidade, que perpassa os limites de transporte e movimentação de passageiros. Contribui para o desenvolvimento econômico e social, conectando empresas e resultando num processo de crescimento do município, fomentando a criação de empregos.

Ciclovia em Porto Walter

Durante a inauguração do aeródromo, o governador garantiu e construção de uma ciclovia no município. “Um local que será também para a prática de atividade física para evitar que as pessoas usem o aeródromo para isso, o que põe a segurança de todos em risco”, prometeu Cameli.

Marechal Thaumaturgo

A visita técnica que o governador Gladson Cameli faria no aeródromo de Marechal Thaumaturgo, foi transferida para data ainda a ser marcada. A obra do aeródromo, no valor de R$ 2 milhões, está pronta mas ainda não tem autorização de funcionamento por parte da Anac.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas