Conecte-se agora

PF cumpre 23 mandados judiciais na Operação “Mâncio Limpa”

Publicado

em

Agentes da delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul realizaram na manhã desta quinta-feira, 23, juntamente com as forças policiais de segurança pública estaduais a Operação “MÂNCIO LIMPA III”, que visa desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas.

As diligências investigativas foram realizadas em atividades integradas com a Polícia Civil do Estado do Acre, bem como com a Polícia Militar. Ao todo foram cumpridos 23 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações da comarca de Rio branco, sendo nove de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva, em Mâncio Lima, com aproximadamente 50 policiais.

A “Operação Mâncio Limpa III”, leva este nome em razão da continuidade dos trabalhos investigativos na cidade de Mâncio Lima relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa.

Os mandados de hoje foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas) e no art. 2 da Lei 12.850/13 (organizações criminosas).

Na rede

Rodrigues Alves realiza fórum que promete inserir município no mapa nacional do turismo

Publicado

em

A prefeitura de Rodrigues Alves realizou nessa sexta-feira, 22, o I Fórum Municipal de Turismo. A partir do evento, será criado o Conselho Municipal de Turismo, que permitirá ao município a inserção no mapa nacional do turismo.

O encontro contou com as presenças do vice-prefeito Nilson Magalhães,  secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Márcia Queiroz, de representantes da  sociedade civil e dos palestrantes Aldemir Maciel e Anita Costa, que falaram, respectivamente, sobre a implantação do Sistema Municipal de Turismo e a importância do Conselho Municipal de Turismo.

“Este é o primeiro passo para se pensar em ações integradas que visem consolidar a atividade turística como importante ferramenta para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental de Rodrigues Alves”, citou o vice prefeito.

Continuar lendo

Na rede

Pelo terceiro final de semana seguido, falta dinheiro no Banco do Brasil de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Pelo terceiro final de semana consecutivo, os caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Cruzeiro do Sul estão sem funcionamento e sem dinheiro para saque dos clientes.  Os 10 terminais da única agência do município, localizada na Avenida Mâncio Lima, estão apagados. Já houve casos em que funcionaram  para outros serviços, mas sem dinheiro para saque.

Neste sábado, 23, nenhum dos 10 caixas eletrônicos  funcionavam para nenhum tipo de serviço.

A professora aposentada Francisca Simão Barbosa tornou a situação pública nas redes sociais.

“Em pleno sábado a gente vem na agência do Banco do Brasil em Cruzeiro do Sul e não tem um caixa funcionando. Eu quero saber como eu vou comprar o peixe no mercado, se o homem do peixe não tiver o PIX. Eu tive que pegar dinheiro emprestado pra comprar peixe. Aí tive que transferir pra pessoa que me emprestou. Se o povo se reunisse e pressionasse essa agência, tenho certeza que resolveriam esse problema e passariam a ter mais respeito com o cliente”, reclamou em um vídeo.

A Professora Karlla Barbosa Godoy, da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Cruzeiro do Sul, no último final de semana, também  fez um  vídeo denunciando o descaso do Banco do Brasil com a clientela do município. “Isso é um desrespeito com a população de Cruzeiro do Sul, se não nos unirmos para irmos no Ministério Público ou em outros órgãos para resolvermos isso aqui, a vida inteira os cruzeirenses vão sofrer”, relatou.

Além da Agência do Banco do Brasil na Avenida Mâncio Lima, só existem 2 caixas do BB no Mercado do Agricultor e na frente do 61° BIS, que também estão indisponíveis.

Em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre,  não há caixa eletrônico com bandeiras de vários bancos, como há em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais de Rio Branco.

Continuar lendo

Na rede

Governo anuncia início da instalação do tomógrafo no Juruá

Publicado

em

O governo do Acre iniciou nesta sexta-feira (22) a instalação do novo tomógrafo do Hospital Regional do Juruá.

Segundo o governador Gladson Cameli, esse novo tomógrafo vai atender pacientes de todos os municípios do Vale do Juruá, além dos vizinhos amazonenses que procuram atendimento em Cruzeiro do Sul.

A empresa contratada para instalação do tomógrafo segue as especificações do fabricante para garantir a segurança dos profissionais e pacientes. Após a conclusão de todas as etapas da instalação, a população terá disponível mais esse serviço, diz o governo.

“Gratidão a nossa deputada federal Jéssica Sales que destinou o recurso para a aquisição desse importante equipamento”, agradeceu o governador.

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima está com surto do tipo mais agressivo da malária

Publicado

em

A prefeitura de Mâncio Lima emitiu Nota alertando os moradores para um surto de casos de malária falciparum nas localidades Tonico, Vinte e Batoque. As autoridades avisam que em caso de sintomas, as pessoas procurem as unidades de saúde para diagnóstico e tratamento gratuito.

Segundo o coordenador setor de Endemias da secretaria Municipal de Saúde, Francisco Melo, de janeiro até setembro deste ano, o registro médio mensal foi de 10 casos deste tipo de malária no município, porém em outubro, até esta quarta, 20, haviam 65 casos já diagnosticados deste tipo especifico.

Melo cita que várias medidas estão sendo tomadas para conter o surto, como busca ativa de pessoas nestes locais para a realização do teste rápido, borrifação intradomiciliar, que é uma técnica de controle vetorial; Instalação e reposição de mosquiteiros impregnados nestas localidades, além de ações de educação em saúde.

” Quanto mais cedo identificamos casos, mais rápido cortamos o ciclo de transmissão. É importante salientar a importância dos moradores e pacientes buscarem o diagnóstico. A malária só existe porque existem pessoas infectadas como fonte de infecção. Muitas vezes as pessoas não sentem sintomas, ou acham que é dengue, ou COVID, e demoram a buscar diagnóstico para malária. Nesse tempo, acabam infectando muitos mosquitos, que então infectam novas pessoas”, destaca.

A falciparum, que atinge o cérebro, é o tipo mais agressivo e grave da malária. Se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave. Já o tipo vivax da malária, segue em redução em Mâncio Lima.

Redução geral de malária em Mâncio Lima

Em 2006, Mâncio Lima teve o maior surto de malária de sua história, com 15.524 casos da doença, mas nos últimos anos o mal está sob controle, segundo Francisco Melo.

De janeiro a setembro de 2020, o registro foi de 1.278 casos de malária no município, sendo 422 falciparum. De janeiro a setembro de 2021 foram 711 casos de malária, sendo 94 falciparum. Uma redução de 44%.

“Nosso objetivo é seguir nesta redução de casos de malária em Mâncio Lima e por isso estamos fortalecendo as ações de prevenção e combate à doença”, relata Francisco Melo, lembrando que o aumento de casos aconteceu próximo do local onde é executado um plano de manejo madeireiro, no Ramal do Tonico.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas