Conecte-se agora

Jenilson participa de ação de saúde no Irineu e auxilia no atendimento dos moradores

Publicado

em

Neste sábado (18), o deputado estadual Jenilson Leite (PSB), médico infectologista, participou de uma ação de saúde no bairro Irineu Serra, em Rio Branco, promovida pela associação de moradores, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dos alunos do curso de medicina da UFAC e do gabinete do parlamentar.

O atendimento foi realizado no templo da Igreja do Evangelho Quadrangular. Com os seguintes serviços de saúde: exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, testes rápidos: HIV, Hepatites B e C, sífilis e teste covid-19. Também foram ofertados coleta de PCCU e aplicação de vacina.

A ação de saúde contou com o serviço de um médico infectologista, dois clínicos gerais, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Além de voluntários que auxiliaram na organização do evento.

 

Jenilson colaborou com a ação na qualidade de infectologista, mediante o convite da presidente da Associação de Moradores do Bairro Irineu Serra, Joana D’Arc.

“Quero parabenizar a direção da associação de moradores desse bairro pelo compromisso com as pessoas da comunidade. Agradeço o convite da amiga Joana e também a receptividade do Pastor Francivaldo e de todos os presentes. É sempre uma alegria a gente poder auxiliar, vir até os bairros e da nossa colaboração como médico, e ouvir as demandas do nosso povo enquanto deputado. Sou grato também à parceria da Secretaria de Saúde. Com união é possível contribuir para o bem-estar de nossa comunidade, como fizemos hoje”, destacou Leite.

A líder comunitária Joana D’Arc falou da sua felicidade, na qualidade de presidente da associação, em poder mais uma vez trazer uma ação de saúde para a comunidade do bairro Irineu Serra. “Quero falar da minha felicidade por mais uma ação de saúde na nossa comunidade, exatamente num momento de muita dificuldade devido estarmos saindo de um quadro epidêmico há quase dois anos, e as pessoas de certa forma se acomodaram muito em casa e a gente vendo essa situação, conseguimos essas parcerias com a Secretaria de Saúde, com o Dr. Jenilson Leite, que diante do nosso convite se prontificou a vir e trouxe o serviço de eletrocardiograma e ultrassonografia. Somos também gratos pela parceria da igreja, que tem sido fundamental nessa crise. Nosso muito obrigado a todos”.

 

A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, agradeceu aos parceiros da ação e afirmou que o objetivo da pasta é ampliá-la para levar atendimento nos lugares de difícil acesso. “Estamos nesse mutirão de saúde, que não é só de vacinação, mas também ofertamos outros serviços, através dos nossos parceiros, na qual destaco o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, o deputado Jenilson- que veio fortalecer o atendimento. De modo que nós da Secretaria de Saúde somos gratos por essas parcerias. Porque quem realmente ganha é a nossa população e o nosso intuito é fortalecer cada vez mais essas parcerias, para poder levar saúde a toda população rio-branquense que vive nos lugares mais distantes e tem dificuldade de se locomover até as unidades de saúde”, afirmou a gestora da pasta.

Seu Odair, morador do km 7 da estrada de Porto Acre, veio participar da ação de saúde e elogiou o trabalho que o deputado faz nas comunidades. “Eu admiro bastante o trabalho do Dr. Jenilson, porque se todos os deputados fizessem o que ele faz, a população não vivia morrendo dentro dos postos de saúde e dos hospitais. Por isso prestigio o trabalho dele, porque é uma pessoa do bem, que sempre ajuda a população”, afirma.

O Pastor Francivaldo Barros destaca que é um privilégio para os membros da Igreja do Evangelho Quadrangular recepcionar a ação social de saúde no tempo da entidade religiosa. “Nós estamos tendo um privilégio muito grande de poder está recepcionando esse trabalho, essa ação social organizada pela Associação de Moradores do bairro Irineu Serra, com o apoio da Semsa e do gabinete do deputado Jenilson, que tem trazido inúmeros benefícios à comunidade e promovendo um atendimento de qualidade na área de saúde, que nós sabemos o quanto é precária no Acre. Pois estamos vendo ele fazer exames nas pessoas, sendo que elas esperavam há meses na Fundhacre e não conseguia atendimento para suas necessidades. E graças a Deus, hoje estamos vendo muita gente beneficiada com esse trabalho”, afirma o líder da igreja.

O nome do bairro é uma homenagem ao líder religioso Raimundo Irineu Serra, fundador do Santo Daime. Ele é nordestino e veio para o Acre na condição de soldado da borracha

Cotidiano

Chegada de novo querosene para aviação civil deve reduzir custo de passagens aéreas

Publicado

em

O setor aéreo brasileiro poderá utilizar o querosene de aviação JET-A, já comercializado no mercado internacional. Atualmente, apenas o tipo JET-A1 era utilizado em território nacional. A expectativa é de que a introdução do combustível permita a redução no custo das companhias aéreas no país e, consequentemente, a queda no preço das passagens, contribuindo para o desenvolvimento do turismo interno. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (21.10) em reunião colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a ampliação da oferta de querosenes de aviação no país. “Esta é uma vitória histórica para o nosso setor, pela qual luto há três anos, e graças ao compromisso deste governo em reduzir custos e estimular a atividade hoje a ANT transformou essa luta em realidade. Essa medida reduz o chamado Custo Brasil e beneficia as companhias aéreas, mas, principalmente, favorece o consumidor turista por meio da diminuição dos custos das passagens, que é esperada a partir de agora. Hoje, o preço da passagem é o pior problema do turismo no Brasil e corresponde a 32% do custo da passagem”, aponta.

Ainda segundo Machado Neto, agora, o Brasil se alinha a práticas já adotadas no mercado internacional. “O mundo inteiro já voa com o combustível JET-A, que é o querosene de aviação normal. Aqui no Brasil, não, usávamos o JET-A1, que é o combustível usado para voo transpolar a baixíssimas temperaturas como na Antártida, por exemplo. Na prática, se o avião sair do Canadá para Palmas com JET-A, para percorrer qualquer trecho no Brasil, precisava trocar para o JET-A1. Isso representava no final do ano milhões de dólares para as companhias aéreas”, afirma.

A resolução da ANP prevê a coexistência dos dois combustíveis (JET-A e JET-A1), estimulando a competição entre os querosenes, que podem ser importados ou produzidos nas refinarias do país. Serão introduzidos ainda dois novos querosenes de aviação alternativos, que poderão ser utilizados em misturas com querosenes fósseis, ampliando a relação de bioquerosenes e outros alternativos já regulamentados pela ANP.

O querosene de aviação (QVA ou JET) é usado preferencialmente em aeronaves de grande porte, enquanto a gasolina de aviação é usada nas de pequeno porte.

Continuar lendo

Cotidiano

Menor é apreendido após render família em residência no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Uma ação rápida dos Policiais Militares do 2° Batalhão resultou na apreensão de um assaltante de 17 anos, na noite desta sexta-feira, 22, pelo crime de roubo. A apreensão do bandido aconteceu em uma área de mata às margens de um igarapé localizado no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco

Segundo informações da polícia, o adolescente e mais quatro comparsas não identificados, invadiram uma casa no Residencial Jacarandá, na região do 2° Distrito e em posse de duas escopetas renderam toda a família, roubaram uma televisão de 50 polegadas e os celulares das vítimas. Após a ação, os criminosos fugiram correndo por uma área de mata.

A Polícia Militar foi acionada e quando chegou ao local, colheram as características dos criminosos e em seguida cercaram a área de mata, já no Conjunto Habitacional Cidade do Povo nas proximidades de um igarapé, os policiais conseguiram encontrar o adolescente de 17 anos em posse da televisão de 50 polegadas. Os demais criminosos não foram presos.

Diante dos fatos foi dada voz de apreensão e o criminoso que é “colado” com facção Bonde dos 13 e morador da Cidade do Povo, foi encaminhado juntamente com a televisão à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Comissão aprova inclusão de 3 municípios na Área de Livre Comércio de Brasiléia

Publicado

em

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia o território da Área de Livre Comércio de Brasiléia (ACLB), no Acre, para incluir os municípios de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro.

O relator, deputado Jesus Sérgio deu parecer favorável. Ele recomendou a aprovação do substitutivo elaborado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia , que reúne os projetos de lei PL 1288/19 e PL 2343/19, ambos da deputada Mara Rocha.

Situadas em regiões de fronteira, as ALCs são enclaves dotados de regime fiscal especial para impulsionar a industrialização e o comércio local. Entre os benefícios fiscais concedidos estão a isenção ou suspensão dos impostos sobre Produtos Industrializados e de Importação.

Segundo o relator, a incorporação das cidades acreanas à área de livre comércio poderá melhorar os indicadores sociais e econômicos da região. “O regime fiscal incentivado das ALCs permitirá o acesso da população dos três municípios a bens mais baratos, tanto importados quanto nacionais. A registrar, ainda, o aumento da competitividade do comércio local frente ao das cidades fronteiriças peruanas e bolivianas”, afirmou Sérgio.

O substitutivo altera a Lei 8.857/94, que criou as áreas de livre comércio dos municípios de Brasiléia e Cruzeiro do Sul, esta também situada em território acreano.

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Continuar lendo

Cotidiano

Decisão liminar proíbe Energisa de realizar corte abusivo no Acre

Publicado

em

A justiça do Acre decidiu que a Energisa não pode cortar o fornecimento de energia quando a dívida for superior a 90 dias e nem condicionar a religação ao pagamento integral do débito.

A decisão foi motivada por uma Ação Civil Pública impetrada pela Defensoria Pública do Acre.

A decisão liminar determina que a cobrança do débito sob pena de corte só pode ser realizada quanto aos últimos 90 dias, sem prejuízo do direito de a concessionária utilizar os meios judiciais para a cobrança do restante da dívida, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

A multa em caso de descumprimento foi estimada pelo judiciário no valor de R$ 5 mil reais.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas