Conecte-se agora

Ventania destelha prédio do Ministério da Agricultura e árvores caem em cima de carros

Publicado

em

A forte chuva acompanhada de uma ventania que atingiu o Acre na tarde desta segunda-feira, 6, derrubou duas árvores e ocasionou o destelhamento de dois prédios na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Rio Branco.

O superintendente do órgão, Fernando Bortolozo disse à reportagem do ac24horas que, felizmente, o incidente só trouxe danos materiais. Segundo ele, os ventos derrubaram árvores que atingiram dois veículos. “Houve queda de árvores em carros, não teve vítimas. Alguns prédios perderam telhas”, explicou.

Bortolozo ressaltou que a equipe de terceirizados já iniciou o trabalho de remoção das árvores e limpeza.

Veja o vídeo:

VIDEO CHUVA

Destaque 4

José Adriano traz presidente da Federação das Indústrias de Goiás para troca de experiências

Publicado

em

O Encontro de Lideranças Empresariais do Acre que começou na quinta-feira e terminou com um jantar no Palácio do Comércio na noite desta sexta-feira, 20, teve um convidado ilustre.

O ex-deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Goiás, Sandro Mabel, veio ao Acre à convite de José Adriano, presidente da Fieac, para uma troca de experiências. Sandro é da família que fundou a famosa empresa de biscoitos e bolachas Mabel. O convidado deixou claro que o Acre precisa partir para a industrialização.

“Não existe estado rico sem indústria. Você produzir apenas a matéria prima vai ser sempre um estado pobre. Quando o Acre começa a dar esses passos a gente tem trocado ideia sobre os avanços necessários para o Acre”, afirmou.

Sandro Mabel, com sua experiência, deixou claro que o Acre precisa trilhar o caminho da capacitação da sua mão de obra para crescer no setor industrial. “A preocupação do José Adriano é trazer mais treinamento para a população e isso é muito importante. Lembro quando a Mabel foi instalar a fábrica dela no Nordeste, a empresa ia para Alagoas, mas por falta de mão de obra treinada, nós fomos para Sergipe, estado vizinho, porque havia mão de obra qualificada”, explicou.

Adriano agradeceu a vinda de Mabel ao Acre e a troca de experiência. “Hoje nós temos uma presença ilustre de muita expressão à nível nacional e é assim que a gente cresce. Se unindo, se fortalecendo, tendo apoio do governo estadual e trocando experiências para seguirmos nessa missão que é fortalecer o setor produtivo no Acre que é quem gera emprego e quem tem sido responsável pela retomada do crescimento da economia em nosso estado”, salientou José Adriano.

Continuar lendo

Destaque 4

Prazo determinado e valor reduzido: Projeto de Alan Rick muda regras do Revalida

O parlamentar é autor da Lei que estabeleceu a regularidade do exame

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (União-AC) protocolou, nesta semana, o Projeto de Lei 1273/2022, que altera a Lei que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), para estabelecer prazo para a divulgação da nota de corte e alterar a métrica do valor cobrado para a realização da segunda etapa do exame.

Conforme o texto, a nota de corte deve ser publicada, no máximo, até 30 dias antes da realização do exame. “Nesta última prova, realizada agora em março, a nota foi publicada dois dias antes da avaliação e os candidatos ainda foram surpreendidos com a elevação de 90 pontos, exigidos em 2021, para 99,6”, evidencia o deputado.

Outra alteração que o projeto estabelece é para o valor cobrado para a realização da segunda etapa do Revalida, que será limitado ao equivalente a 30% do valor mensal da bolsa vigente do médico-residente que hoje é R$ 4.106,09. “O valor cobrado pela inscrição na segunda fase do Revalida está muito acima do razoável diante das dificuldades que os candidatos estão passando. O valor não pode ser proibitivo!”, protesta o congressista.

A proposta aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para definir por quais comissões irá tramitar.

Em 2019, Alan Rick foi o líder do movimento que aprovou a lei do Revalida estabelecendo a realização semestral do Exame.

Continuar lendo

Destaque 4

Gladson descarta reeleição de Mailza pelo PP e diz que Senado “está nas mãos” de Bittar

“SE ELE ME TROUXER O NOME, JÁ FAÇO O ANÚNCIO”

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) se encontrou com o senador Márcio Bittar (União Brasil) na quinta-feira, 19, e colocou as cartas na mesa sobre as eleições de 2022. De acordo com o chefe do Palácio Rio Branco, que tentará a reeleição, a indicação da vaga do senado de seu grupo político está nas mãos de seu aliado, que se articular há meses para indicar sua ex-esposa, Márcia Bittar (PL).

“Eu me reuni com o Márcio, colocamos a conversa em dia. E falei para ele que a vaga do nosso grupo ao senado está em suas mãos. O Márcio é quem vai escolher. Então, se ele me trouxer o nome hoje, amanhã eu já faço o anúncio”, disse o governador ao ser questionado pelo ac24horas.

Cameli revelou que na conversa com Bittar ficou acertado que até a próxima quarta-feira, 25, eles deverão se reunir novamente para definir a data de anúncio do candidato ao senado e também do vice. “Isso será resolvido dessa forma. Não voltarei atrás. Acordo é acordo”, disse Cameli.

Questionado sobre quem seria o candidato ao senado apoiado pelo Palácio, Camelo preferiu passar a responsabilidade para Bittar. “Ele vai decidir. A vaga é dele. Ele vai ser o meu sucessor em 2026. Ele tem influência em três partidos, acredito que vá tirar o candidato de uma dessas siglas”, ponderou.

Sobre a situação do deputado federal Alan Rick (União Brasil), que também é pré-candidato ao senado, Cameli disse que o impasse deve ser resolvido por Bittar, já que Rick pertence a sua sigla. “Eu gosto demais do Alan, meu amigo, mas isso não cabe a mim, e sim ao Márcio. Até onde eu sei existia um acordo entre a executiva nacional do PL e União Brasil para que o melhor posicionado nas pesquisas, fosse o indicado. Mas o Márcio deve resolver”, disse.

Perguntado sobre as articulações internas dentro do Progressistas que apontam que a senador. Mailza Gomes ainda se articula para ser candidata a reeleição, Cameli afirmou que isso já é uma questão resolvida. “Já está tudo resolvido com o Ciro Nogueira. O mandato da Mailza na direção da executiva estadual termina agora e já chegamos a um acordo que ela será candidata a deputada federal com todo o apoio do partido”, frisou o gestor do Estado, descartando que o seu partido terá candidato ao senado.

Interrogado sobre o vice, Gladson reforçou que o escolhido passará pelo seu crivo, mas afirmou que indicará três nomes de sua preferência e colocará para avaliação de seu grupo, sendo que a palavra final será a dele. “A palavra final será a minha. Vou indicar a lista tríplice para o nosso grupo, mas no final quem escolherá sou eu. Não quero mais bate cabeça com vice”, encerrou

Continuar lendo

Destaque 4

Prefeitura entrega notebooks para professores e anuncia implantação de fibra ótica em escolas

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco entregou, nesta quinta-feira, 19, no auditório da U: Verse, os primeiros 247 notebooks da marca HP, modelo 2022, de um total de 1.407, que serão entregues a todos os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Além dos notebooks, a prefeitura também estará disponibilizando chips com acesso à internet para todos os diretores e 79 smartphones mais 320 computadores, para todas as escolas municipais, da zona urbana e rural.

No evento também foi assinada a ordem de serviço no valor de aproximadamente R$ 1.460.000, para a implantação de fibra ótica em todas as escolas da capital. Transformando, assim, Rio Branco na capital da tecnologia.

A alegria ao receber os equipamentos, estava estampada na face de cada educador. Como conta a coordenadora pedagógica Sheila Souza, da Escola Municipal Maria Silvestre de França.

“Ele é um homem honesto e tem feito o que é certo para um prefeito, neste momento. Com certeza ele está olhando a educação do município com muito carinho”.

O prefeito Tião Bocalom comemorou mais esta realização da gestão.

“Isso mostra o compromisso da nossa equipe da Educação, desde a época da campanha, de que queríamos modernizar a gestão pública, criar todas as condições para que a gente pudesse aplicar inovações tecnológicas, principalmente na Educação. E está aí o resultado. Eu tenho certeza que a nossa Educação não será mais a mesma depois desse conjunto de ações que a prefeitura está realizando”.

Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação, reforçou as palavras do prefeito e disse ter a sensação de missão cumprida.

“É sempre uma alegria e satisfação quando a gente vê um sonho concretizado. Para nós é uma missão cumprida”, reforçou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados

error: Conteúdo protegido!