Menu

Protagonismo empresarial apoia moveleiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O segmento moveleiro conquistou mais uma importante vitória. No último dia 2 de setembro, em solenidade realizada na sede do Polo Moveleiro de Epitaciolândia, foram entregues licenças ambientais para 11 marcenarias dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Tudo isso graças ao esforço conjunto da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis) e Sebrae no Acre – para a realização de consultorias que viabilizaram a elaboração dos projetos para a solicitação da licença ambiental e os planos de negócios para a regularização das concessões dos terrenos de cada empresa –, além do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que disponibilizou uma estrutura focada para este fim, agilizou e reduziu taxas.

Assim, estes empresários foram atendidos pelo programa Protagonismo Empresarial, que, neste ano, também vem atendendo ao setor industrial, auxiliando na criação de um núcleo do setor neste municípios, a fim de que estes empresários consigam identificar e buscar soluções para causas coletivas, como as licenças ambientais. “Com esse apoio integrado, as empresas poderão atuar de forma mais organizada e responsável, possibilitando agregação de valor em seus negócios e, assim, o setor industrial vem assumindo com cada vez mais veemência seu papel de protagonista no processo de desenvolvimento e fortalecimento da economia local”, pontua José Adriano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).

Anúncio

O presidente do Sindmóveis, Augusto Nepomucena, enaltece o apoio recebido pelas entidades, bem como do Governo do Estado, em atender a essa antiga reivindicação, por meio da Seict e Imac. “Esta é uma reivindicação antiga, a dificuldade burocrática sempre foi uma grande barreira. E, somente com a união e compreensão de todos, foi possível, agora, nossos companheiros de Brasileia e Epitaciolândia obterem suas licenças. Estamos muito gratos por este momento”, comemorou Nepomucena.

De acordo com o secretário Anderson Abreu, com relação à regularização fundiária, a Seict vem desenvolvendo ações com vistas ao registro dos polos e dos processos para a emissão de concessões dos terrenos e galpões. “Mas de fundamental importância, também, foi a estruturação do Imac para proceder com o atendimento focado neste segmento, bem como na redução do valor da taxa para R$ 300, tornando acessível para qualquer marceneiro”, observou.

ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – A deputada Vanda Milani, que prestigiou o evento, agradeceu o empenho e a união de todos, uma vez que o setor moveleiro sofre muito devido às legislações ambientais e à falta de compreensão com a atividade. Segundo o assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assurbanipal Mesquita, o programa Protagonismo Empresarial vem atuando na intenção de formar núcleos empresariais de moveleiros nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul ainda neste ano.

“O Sebrae no Acre vem apoiando fortemente a indústria local, tendo suprido este segmento com diversos produtos e iniciativas que atendam às suas demandas. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento, estimulando o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos”, declarou Marcos Lameira, superintendente do Sebrae no Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.