Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sensores e módulos: O que são e suas aplicações com o Arduino

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De modo geral, são dispositivos que permitem ao Arduino interagir com o ambiente externo. No caso dos sensores, essa interação é feita através da identificação de uma determinada variação, seja ela luz, som, temperatura, pressão atmosférica e muitas outras grandezas.


Os módulos, por sua vez, são os responsáveis por fazer a ponte entre o sensor propriamente dito e o Arduino, pois muitos deles necessitam de um circuito externo (módulo) como interface para permitir sua conexão com a placa Arduino.

Anúncios


Quais as diferenças entre sensores e módulos?

Podemos diferenciar sensores e módulos fazendo uma analogia bem simples. Imagine a seguinte situação: Para que consiga usar um computador de mesa, você precisa conectar um monitor, um teclado e um mouse (vamos considerar tais periféricos como sensores, ok?).


Agora pense num notebook. Nele já temos todos esses componentes embutidos e prontos para serem usados, certo? Com os sensores e módulos é a mesma coisa! Temos um sensor X que precisa de outros componentes para ser conectado ao Arduino, o que poderia aumentar o tamanho do circuito se fosse feito de forma manual.


 Tipos de sensores e módulos

Da mesma forma que ocorre com os sensores, existem também diversas opções de módulos para Arduino disponíveis no mercado, tais como módulos para controle de motor (ponte H), módulos amplificadores de som, módulos com acelerômetro e giroscópio, módulos GPS e muitos outros.


Vamos apresentar agora alguns tipos de sensores com seus respectivos módulos, bem como suas aplicações:


Ponte H:

A ponte H, também conhecida como driver, é o popular nome de um circuito capaz de fazer o gerenciamento energético de um motor utilizando sinais de controle enviados pelo Arduino. Geralmente são encapsulados em um circuito integrado e são encontrados na forma de módulos. Como exemplo, temos o circuito integrado L298N, bem como o módulo de mesmo nome.


Módulo MPU6050:

O módulo MPU6050 traz o sensor de mesmo nome, constituído por acelerômetros e giroscópios, permitindo ao módulo “sentir” a aceleração de um corpo em determinado eixo (X, Y e Z) e indicar a posição desse corpo nos mesmos eixos através da aceleração da gravidade.


Módulo BMP180:

O Módulo BMP180 traz o sensor de mesmo nome que é capaz de medir temperaturas e identificar a qual altitude estamos acima do nível do mar, através da pressão atmosférica.


Conheça abaixo alguns outros módulos e suas funções

Módulo HC-05:

O módulo HC-05 permite ao Arduino conectar-se a um dispositivo Bluetooth, efetuando a troca de dados entre a placa e dispositivos móveis.


Módulo NRF24L01:

O módulo NRF24L01 dá ao Arduino a capacidade de se comunicar a distâncias de até 1 Km com outras placas contendo o mesmo módulo. São amplamente utilizados em projetos de rádio controle DIY.


Módulo WiFi ESP-01:

O módulo ESP-01 permite ao Arduino se conectar à internet. São muito utilizados em projetos de automação residencial.


Módulo Relé:

Como sabemos, um Arduino não pode ser conectado diretamente à tomada. Em casos onde precisamos controlar cargas de 127V ou 220V, utilizamos um módulo relé para fazer esse acionamento.


Módulo APDS9960:

Um dos módulos mais legais dessa lista é o APDS9960. Graças a ele, o Arduino consegue identificar uma gama de cores e até mesmo movimentos! Você pode utilizá-lo em projetos como esteiras separadoras e sistemas de segurança codificados por gestos.


Módulo HC-SR04:

Esse módulo é responsável por dar ao Arduino a capacidade de “enxergar” obstáculos através de sensores ultrassônicos. É muito útil em projetos onde é necessário identificar e desviar de obstáculos e em drones com sistema de pouso automático, como o DJI Phantom 4 e o DJI Mavic.

Anúncios


Sensores e módulos possuem as mais diversas aplicações

Como vimos acima, existem sensores e módulos para os mais diversos projetos. Em nosso dia a dia, também encontramos muitos sensores e módulos em aparelhos eletrônicos, veículos e sistemas que sequer imaginamos.


O exemplo mais claro disso é a televisão que temos em nossas casas: Para que o controle remoto funcione, é necessário um sensor infravermelho, que capta os sinais emitidos pelo controle e executa as funções desejadas por você.


Toda essa gama de aparelhos fazendo uso dos mais diversos sensores e módulos faz com que os dispositivos eletrônicos se tornem cada vez mais integrados ao cotidiano do ser humano e até mesmo à natureza, pois sem eles a sociedade dependente da tecnologia que temos hoje não seria possível.


Agora que você aprendeu sobre sensores e módulos, caso queira aplicar todo este conhecimento de forma prática saiba que a Eletrogate possui um catálogo enorme de vários sensores e módulos, para diversos tipos de uso.


Se você está iniciando agora na eletrônica, vale muito a pena adquirir um kit completo, onde você terá acesso a vários sensores e módulos, além de uma apostila digital gratuita para te ajudar a dar os primeiros passos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido