Categories: Cotidiano Notícias

Bocalom envia à Câmara PLC que cria regime de previdência complementar para servidores

Published by
Da redação ac24horas

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas) enviou à Câmara de Vereadores (CMRB) nesta quarta-feira (25) um Projeto de Lei Complementar (PLC) que cria o Regime de Previdência Complementar (RPC) dos servidores públicos municipais do âmbito do Executivo e Legislativo, incluindo suas autarquias e fundações.  Caso aprovado, o RPC será oferecido, por meio de adesão a plano de benefícios já existente, ou plano próprio em entidade de previdência complementar.


Na carta enviada junto ao PLC, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, explicou que o RPC terá o efeito de reduzir a pressão sobre os recursos públicos crescentemente alocados à previdência, permitindo recompor a capacidade de investimento. O gestor salientou que a medida é obrigatória para todos os regimes próprios de previdência, sujeitando o ente federado, nesse caso, o município de Rio Branco, no caso de inobservância, às severas sanções previstas no inciso Xlll, do art.167, da Constituição Federal (CF).



“Importante ressaltar que o RPC a ser instituído não alcançará os atuais servidores municipais com rendimento inferior ao teto de benefícios do RGPS, avaliado em R$ 6,4 mil, nem os  futuros servidores com essa característica, ou seja, só alcançará aqueles que recebem mais de R$ 6,4 mil. Contudo, nada impede que o servidor que deseje desfrutar de uma remuneração acima daquela que irá auferir quando passar a inatividade, contribua ao RPC, devendo autorizar expressamente o recolhimento de suas contribuições”, explicou.


A partir do início de vigência do RPC, independentemente da inscrição do servidor como participante no plano de benefícios oferecido, aplicar-se-á o limite máximo dos benefícios pagos pelo RGPS, às aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo RPPS do Município de Rio Branco.


Os servidores definidos que tenham ingressado no serviço público até a data anterior ao início da vigência do Regime de Previdência Complementar poderão, mediante prévia e expressa opção, aderir ao RPC, na forma a ser regulada por lei específica, no prazo máximo de 180 dias, contado a partir da vigência.


Para aqueles que optarem, as contribuições do Município de Rio Branco e do servidor participante incidirão sobre a base de cálculo das contribuições ao RPPS estabelecidas na Lei 1.794, de 23 de dezembro de 2009, que exceder o limite  máximo dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), observado o disposto no inciso Xl do art. 37 da Constituição Federal.


A escolha da entidade de previdência responsável pela administração do Plano de Benefícios será precedida de processo seletivo conduzido com impessoalidade, publicidade e transparência e que contemple requisitos de qualificação técnica e economicidade indispensáveis à garantia da boa gestão dos planos de benefícios.


O PLC prevê a criação de um Comitê de Assessoramento de Previdência Complementar (CAPC) nos termos da legislação vigente, na forma desta Lei Complementar e do regulamento. O comitê terá composição de no máximo quatro membros e será paritária entre representantes dos servidores participantes e assistidos, e do Município de Rio Branco, cabendo a este a indicação do conselheiro presidente, que terá, além do seu, o voto de qualidade.


Os membros do CAPC deverão ter formação superior completa, e atender aos requisitos técnicos mínimos e experiência profissional definidos em Decreto pelo Município de Rio Branco, na forma do caput.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Prefeitura avalia reduzir gastos em ônibus elétricos para bancar outras prioridades

A Prefeitura de Rio Branco fez um esclarecimento nesta sexta-feira (10) a respeito do anúncio…

10/05/2024

Desbarrancamento na ETA II pode deixar 60% de Rio Branco sem água

A Prefeitura de Rio Branco elabora um projeto para a instalação de novas bombas e…

10/05/2024

Bocalom anuncia a construção de 2100 casas populares até 2025

A Prefeitura de Rio Branco anunciou nesta sexta-feira (10) o adiamento da entrega das 1001…

10/05/2024

Feira terá arte, comida, música e especial Dia Das Mães no Lago do Amor

Mais uma edição da Feira do Amor apresenta atrações do artesanato regional, comidas típicas e…

10/05/2024

Whindersson Nunes e Felipe Neto brigam na web: ‘Covardia’

Dois dos influenciadores que mais estão ajudando nos resgates e ajudas às vítimas das enchentes…

10/05/2024

Prefeitura de Porto Velho ignora decisão do TCE e assina contrato bilionário

Apesar do julgamento unânime do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que apontou…

10/05/2024