Menu

Faltam poucos dias para realização das provas do Revalida em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Faltam 21 dias para as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. A aplicação ocorrerá no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco, Salvador (BA) e São Paulo (SP).


O participante que ainda está com dúvidas sobre o Revalida 2021 pode consultar a página Perguntas Frequentes no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A seção traz respostas desde a documentação necessária até o cronograma detalhado da primeira etapa do exame, com as principais datas e a divulgação dos resultados finais. Questões relacionadas a cadastro no Sistema Revalida, estrutura da prova e outras orientações sobre a aplicação também estão disponíveis na página.

Publicidade

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Na primeira etapa, os participantes realizam duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.


O exame é aplicado pelo Inep desde 2011 e busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.


O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido