Menu

ICMBio e PF apreendem trator do governo em ramal de Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Xapuri foi notificada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a apresentar licença ambiental para instalação de um ramal em uma região rural do município e prestar esclarecimentos sobre a instalação de postes pela empresa Energisa e ainda apresentar documento lhe autorizando a usar um trator do governo do estado.


A notificação e a apreensão do equipamento de propriedade do estado do Acre ocorreram na tarde da última quarta-feira,11, no ramal denominado São Sebastião, que atende diversas comunidades. A prefeitura tem até às 16 horas desta sexta-feira, 13, para prestar os esclarecimentos e apresentar a documentação solicitada na Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia.

Publicidade

Procurado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos explicou que a afirmação do ICMBio de que o ramal está sendo aberto não procede. De acordo com ele, a estrada vicinal foi aberta no ano de 2012 e que os serviços que estavam sendo realizados até a intervenção do órgão ambiental e da Polícia Federal eram de recuperação, sendo desnecessário para isso pedido de licença ambiental.



“Os esclarecimentos serão feitos e a documentação apresentada para que em breve a máquina seja liberada e os serviços retomados. Não se trata de abertura de ramal, mas de melhoramento de uma via importante para as comunidades, que foi aberta em 2012 e que já é de domínio público. Lamentamos porque quem fica prejudicado com isso é a população”, disse.


De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura de Xapuri, Josué Ferreira, os serviços de beneficiamento do ramal São Sebastião ficaram totalmente prejudicados com a apreensão do equipamento, pois a prefeitura não dispõe de outras máquinas para enviar ao local. Além do melhoramento, as comunidades estão aguardando a chegada do programa Luz para Todos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido