Conecte-se agora

“Falta Você”: Cruzeiro do Sul vacina todos os públicos sem limite de idade nesta segunda-feira (09)

Publicado

em

Uma ação voltada para alcançar o público que ainda não se vacinou acontece nesta segunda-feira, 09, no pátio da Igreja Batista Nova Vida, entre a AABB e o Mercantil Cohab, no bairro da Cohab. O tema da campanha “Falta Você” objetiva vacinar todos aqueles que por diferentes razões ainda não o fizeram. O imunizante utilizado será o da Pfizer, por esta razão o horário da vacinação será das 17 às 21 horas em ambiente climatizado.

A cobertura vacinal em Cruzeiro do Sul está em cerca de 80% do público acima de 12 anos, com 1ª dose. Apesar do índice ser considerado um sucesso, o objetivo é ampliar ao máximo a cobertura vacinal de modo a obter o melhor resultado possível de imunização, sem deixar espaço para a propagação do Covid e suas variantes.

“A depender do resultado, é possível que esta seja a última ação de vacinação aberta a todos os públicos acima de 12 anos, por esta razão, é importante que quem ainda não recebeu a vacina ou que tem algum parente, amigo, que ainda não foi vacinado, que aproveite esta oportunidade”, explicou a secretária adjunta Valéria Lima.

A ação desta segunda ocorre após o recebimento de mais cerca de 4 mil doses do imunizante Pfizer encaminhados pelo PNI Estadual ao município de Cruzeiro do Sul. O prefeito Zequinha Lima enfatizou o empenho das equipes.

“Estamos muito felizes com o avanço da vacinação na nossa cidade, mas queremos chegar mais longe ainda. Quem ainda não se vacinou, tem mais esta oportunidade, pessoas de qualquer idade. Só vamos ficar tranquilos quando toda população estiver imune, para voltarmos a viver como antes”, destacou o prefeito.

As pessoas devem comparecer com documento de identidade e carteira de vacinação, se tiver.

Na rede

Extinção de comarcas pelo TJAC desagrada prefeito de Rodrigues Alves e OAB no Juruá

Publicado

em

A decisão do Tribunal de Justiça do Acre de extinguir a Comarca de Rodrigues Alves, tomada nesta segunda-feira, 21, teve o repúdio do prefeito Jailson Amorim e da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) no Vale do Juruá, que alegam prejuízo para os moradores e advogados.

Será mantida no município uma unidade de atendimento do Tribunal de Justiça, mas para acessar a maior parte dos serviços do TJ, os moradores de Rodrigues Alves terão que buscar a Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, logística que inclui a travessia do Rio Juruá, por meio de balsa, e mais 14 quilômetros entre uma cidade e outra.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, diz que a instalação da Comarca, em 2016, foi uma conquista do município. Ele lembra que a prefeitura cedeu, com ônus, dois servidores para o Tribunal de Justiça.

“Nós procurarmos ajudar com esses dois servidores que nós pagamos. Não nos consultaram ou sequer informaram dessa retirada da nossa Comarca e fomos pegos de surpresa e com muita tristeza por essa notícia por meio da imprensa. Os vereadores já me disseram que vão fazer um movimento contra essa decisão”, afirmou o prefeito.

A presidente da Subseção da OAB do Vale do Juruá, Ocilene Alencar de Souza, disse que a medida prejudica a população, bem como os advogados, que terão custos para se deslocar até Cruzeiro do Sul em busca dos serviços da Justiça.

“Creio que politicamente e socialmente não é conveniente suspender as atividades nessas comarcas. Os jurisdicionados terão mais custos, bem como os advogados que tiverem que participar de atividades presenciais”, pontuou Ocilene.

Para tomar a decisão de extinguir as comarcas de Rodrigues Alves, Manoel Urbano e Porto Acre, o Tribunal de Justiça do Acre levou em conta critérios técnicos, como o alto custo da manutenção das comarcas nos últimos anos – chegando há mais de R$ 2 milhões.

A decisão se baseia na Resolução CNJ nº 184/2013, que estabelece critérios para a extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias ou comarcas

Já a Resolução do Conselho de Justiça dispõe que os tribunais devem adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias e/ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado do respectivo tribunal, no último triênio.

De acordo com uma planilha do Tribunal de Justiça, as comarcas de Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano possuem distribuição inferior a 50% da média, encontrando-se em condições de serem agregadas ou transformadas em núcleo de justiça ou postos de atendimento.

Quanto ao custo da manutenção das comarcas, a representante da OAB, Ocilene Almeida, ressalta que a justiça do Acre não deveria considerar apenas custos financeiros.

“Acredito que outros pontos devem ser considerados e não apenas custos por custos. Existem outras alternativas para redução dos gastos que podem ser estudadas e implantadas pelo Tribunal”, ponderou.

Comarcas serão agregadas

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, destaca que o procedimento se trata de agregação e não fechamento das comarcas.

“Não é fechamento de comarcas. É apenas agregação, mas o serviço continua a ser prestado através de postos de atendimento avançado”, ressaltou, justificando que a tecnologia facilita a decisão.

“Com o avanço da tecnologia podemos prestar de forma mais célere a jurisdição”, argumentou.

As comarcas desinstaladas em Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano serão agregadas às Comarcas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Entre Porto Acre e Rio Branco a distância é de 61 quilômetros. Entre Sena Madureira e Manoel Urbano são 74 quilômetros e entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves são 14 quilômetros.

Continuar lendo

Na rede

Piracema de mandi no Rio Juruá atrai grande número de pescadores

Publicado

em

Desde que as águas do Rio Juruá começaram a baixar é grande a fatura de peixe na região e nos últimos 3 dias uma piracema de mandi passa em Cruzeiro do Sul. O pescado é vendido nos mercados e nas margens do Rio ainda fresquinho com preço do quilo a partir de R$ 15.

A dona de casa Diná Alves está comprando pra ela e pra filha dela, que mora em Rio Branco. “Todo ano eu mando pra ela lá em Rio Branco em um isopor com gelo”, cita.

E além dos profissionais, dezenas de pescadores amadores buscaram o pescado no Juruá neste domingo,22, para garantir renda ou só a geladeira cheia de mandi.

O casal Nazinho e Ana Siqueira pegou cerca de 20 quilos de mandi só para consumir em casa. “A gente congela e vai comendo. É bom frito e cozido”, conta Ana.

Continuar lendo

Na rede

Mais seis escolas rurais de Porto Walter ganham Wi-fi

Publicado

em

O prefeito de Porto Walter, César Andrade, comemorou a conclusão, neste sábado, 21, da instalação de mais 6 pontos de internet do Wi-fi Brasil nas escolas da zona rural e urbana do município.

Os novos pontos contemplam as escolas das comunidades Reforma, Campo Santana, Segundo Distrito, Fazenda São Geraldo e Foz do Natal, que semana passada comemorou a entrega da nova escola. Além disso, a Escola Manoel Correia de Paiva, na zona urbana foi contemplada com o programa.

A expectativa do prefeito é que no fim do ano pelo menos 80% das escolas rurais estejam conectadas com a internet. Ele relata que em uma viagem na zona rural, que lhe marcou, foi quando perguntou as crianças da Foz do Natal o que eles gostariam de ter da prefeitura e ouviu como resposta que queriam internet.

“Não existe sentimento melhor do que usar a política como instrumento de transformação social, de ver que as ações mudam e transformam a vida das pessoas. A partir de hoje essas comunidades estão conectadas com o mundo”, afirmou o gestor

O programa Wi-Fi Brasil tem como objetivo levar conexão à internet via satélite, banda larga, gratuita, ilimitada e de alta velocidade, de forma a ampliar a inclusão digital e a conectividade em todo o país.

Continuar lendo

Na rede

Homem é morto com dois tiros em bar de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um homem foi morto a tiros em um bar no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul na noite deste sábado, 21. Segundo testemunhas, os dois estavam bebendo e jogando baralho e se desentenderam quando o homem, identificado como Charles, matou o outro conhecido Paulinho com dois tiros.

Já a Polícia Militar não confirma que os dois estavam juntos e que o jogo de baralho teria motivado o desentendimento entre eles. “As informações preliminares são de que a vítima, que tem passagens pela polícia, se encontrava no bar do Biroca, quando o autor chegou e já disparou contra o mesmo e logo em seguida se evadiu do local”, disse o comandante da PM de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Edvan Rogério.

O homicida ainda não foi preso.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!