O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou o Acre como “área sob quarentena” para a praga quarentenária ausente Moniliophthora roreri (Monilíase do Cacaueiro), detectada pela primeira vez no Brasil em área urbana do município de Cruzeiro do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), por meio da Portaria nº 372.
A declaração, feita para todo o estado do Acre, implica na proibição do trânsito de materiais vegetais (frutos, plantas) hospedeiros da praga (espécies do gênero Theobroma e Herrania) provenientes de todo o estado para as demais unidades da federação.
“Essa é uma medida cautelar, que visa prover um maior suporte para as ações de fiscalização do trânsito de vegetais, executadas pelas Agências Estaduais de Defesa Agropecuária, com vistas a evitar a dispersão da praga para as áreas livres do país, principalmente para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.
O status de “área sob quarentena” para todo o Estado permanecerá vigente até que sejam concluídos os trabalhos de delimitação da área exata da ocorrência da praga e estruturadas as medidas previstas de prevenção e erradicação da praga previstas no Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Moniliophthora roreri.
No mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
A monilíase é uma doença devastadora que afeta, principalmente, plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.
Essa é uma doença que atinge somente as plantas hospedeiras do fungo, sem riscos de danos à saúde humana.
O Mapa alerta que devido ao seu potencial de danos às culturas que atinge é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga nas demais regiões do país às autoridades fitossanitárias locais.
Na América do Sul, a praga já se encontra presente no Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru. (Mapa)
Um homem identificado como Márcio de Paula Freitas, de 36 anos, foi gravemente ferido a…
A arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais no Acre totalizou R$ 5.912.769.843,85 em 2024,…
Dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPS), da Assembleia Legislativa do Estado do…
Momentos antes da virada para o Ano-Novo, a cantora Preta Gil anunciou a saída da…
Nesta noite de Réveillon em Cruzeiro do Sul, três homens roubaram R$ 3 mil, celulares…
O governador Gladson Cameli vai participar da posse do prefeito reeleito Zequinha Lima e da…