Conecte-se agora

Jovem de 19 anos é executado com 4 tiros em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O jovem Eladio Coelho Farias, de 19 anos, foi executado com 4 tiros na frente de sua casa no bairro Jardim Primavera, em Cruzeiro do Sul, na noite desta quarta-feira, 28. Testemunhas afirmam que dois homens chegaram em uma moto azul, o chamaram pelo nome e deram o primeiro tiro na cabeça do jovem.

Há informação, ainda não confirmada pela polícia, de que Aladson tinha uma “cabeça” de droga no bolso.

O tenente Daniel, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, conta que as guarnições fizeram buscas pela dupla criminosa, mas ninguém foi preso. “O SAMU foi acionado e tentou a reanimação mas em seguida constatou o óbito. Acionamos a perícia e o IML, que levou o corpo. O caso agora será investigado pela Polícia Civil”, afirma o militar.

Na rede

PF cumpre 23 mandados judiciais na Operação “Mâncio Limpa”

Publicado

em

Agentes da delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul realizaram na manhã desta quinta-feira, 23, juntamente com as forças policiais de segurança pública estaduais a Operação “MÂNCIO LIMPA III”, que visa desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas.

As diligências investigativas foram realizadas em atividades integradas com a Polícia Civil do Estado do Acre, bem como com a Polícia Militar. Ao todo foram cumpridos 23 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações da comarca de Rio branco, sendo nove de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva, em Mâncio Lima, com aproximadamente 50 policiais.

A “Operação Mâncio Limpa III”, leva este nome em razão da continuidade dos trabalhos investigativos na cidade de Mâncio Lima relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa.

Os mandados de hoje foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas) e no art. 2 da Lei 12.850/13 (organizações criminosas).

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima retoma aulas presenciais na rede municipal

Publicado

em

Fechadas desde de 18 de março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, as 31 escolas da rede municipal de Mâncio Lima têm data prevista para retomarem às aulas presenciais na segunda-feira, 11 de outubro.  O retorno gradual acontecerá em três etapas e começa em um momento de melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, com o avanço da campanha de vacinação. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SEMEC, a primeira fase da retomada parcial das aulas e demais atividades presenciais será para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 05 anos da Pré-escola) com um terço de cada turma. 

Como o retorno não é obrigatório, as divisões feitas por equipes das próprias escolas vão considerar “a quantidade de alunos que os pais autorizaram e a quantidade de profissionais imunizados”.

A segunda fase inicia 21 dias após a data do início da primeira fase, nesta etapa será permitida a retomada parcial dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 04 anos) também com um terço das turmas, considerando as mesmas condições citadas anteriormente. 

Já a terceira e última fase deve ter início em 11 de dezembro, na qual será permitida a volta dos demais anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, considerando as mesmas condições e critérios citados anteriormente.  A rede municipal de ensino conta atualmente com 3.102 estudantes matriculados.

Paralelo a definição dos critérios e de retomada das aulas, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o SENAC, realizou uma capacitação para os servidores da educação referente aos protocolos sanitários e boas práticas no combate a covid-19 nas escolas. A capacitação, que teve uma carga horária de 16 horas, trouxe noções básicas de cuidados e segurança tanto para os pais, quanto para o corpo docente das unidades escolares, bem como o uso correto da máscara e álcool em gel.

O boletim epidemiológico mais recente aponta que Mâncio Lima soma 3.588 casos, 3.547 curados e 41 óbitos provocados pela Covid-19 desde o início da pandemia. Por outro lado, a cidade já vacinou 98,42% da população com a primeira dose, 51,40% com as duas e dose única.

Protocolos

Além das restrições de capacidade, alunos e professores precisarão seguir também outras medidas de prevenção ao contágio da Covid-19:

Uso de máscara cobrindo boca e nariz e o protetor facial será obrigatório para todos os profissionais, visitantes e estudantes das faixas etárias recomendadas pelas autoridades de saúde;

Aferição de temperatura;

Uso de álcool em gel;

Não utilização de bebedouros, exceto para encher garrafinhas;

Distanciamento entre carteiras e nas demais áreas compartilhadas (internas e externas);

Pactuar as rotinas para a frequência aos banheiros e uso dos equipamentos coletivos, de forma que seja exequível a apropriada higienização e que se evitem aglomerações em tais ambientes;

Sinalizações sobre boas práticas nas unidades de ensino;

Alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão ir, e a família deverá comunicar a escola imediatamente;

Os funcionários que se encontram no grupo de risco devem ter suas jornadas de trabalho redirecionadas para o cumprimento de atividades que possam ser realizadas de maneira remota.

A retomada das atividades presenciais exigirá a adoção de estratégias de ensino que privilegiem o papel do aluno como sujeito de processo de aprendizagem. A retomada das escolas da zona rural obedecerá aos mesmos critérios, porém, em função do número de alunos por sala de aula o percentual de presença em sala de aula será definido pela SEMEC. 

Na primeira semana de aulas, os estudantes receberão informações sobre o que é uma pandemia, como se transmite a doença, práticas sobre distanciamento físico, higiene das mãos e procedimentos gerais. Isso será adaptado à idade dos estudantes (design gráfico, vídeo explicativo, música, representação da distância de um metro, etc.).

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter começa a pagar salário de servidores nesta quarta-feira; veja o calendário

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter inicia nesta quarta-feira, 22, o pagamento do  salário relativo ao mês de setembro dos servidores municipais. O pagamento prossegue quinta, 23 e sexta, 24, quando receberão todos os servidores  efetivos, provisórios e  comissionados.

O prefeito Cézar Andrade destaca que mesmo se tratando do cumprimento  das obrigações constitucionais, a antecipação é possível graças ao esforço da gestão para cumprir seus compromissos.

“Pagamento antes do final do mês significa cumprir a nossa obrigação de gestor, tendo respeito pelos servidores, zelando pelo funcionamento da máquina pública e tendo preocupação com a economia do município, que fica aquecida”, enfatiza.

Veja o calendário

Dia 22/08

Sec.  de Assistência Social;

Sec. de Meio-Ambiente;

Gab. do Vice-Prefeito;

Sec. de administração;

Sec. de Planejamento;

Sec. de Agricultura;

Sec. de Finanças;

Gab. do Prefeito;

Conselho Tutelar;

Procuradoria;

Sec. de Obras.

Dia 23/08

Sec. de Educação: Professores Efetivos;

Sec. de Educação: Apoio Efetivos;

Professores Temporários.

Dia 24/08

Agentes de Endemias;

Técnicos em Enfermagem;

Agentes Comunitários de Saúde;

Sec.de Saúde – Efetivos;

Sec. de Saúde – Comissionados;

Servidores da equipe COVID-19.

Continuar lendo

Na rede

Cidades do Juruá são alvo de operação da PF contra o tráfico

Publicado

em

A Polícia Federal de Cruzeiro do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 22, a Operação Seabra com objetivo de  desarticular organização criminosa que atua no tráfico de drogas em  Cruzeiro,  Mâncio Lima e Tarauacá.

Foram cumpridos 16 mandados judiciais da 2 ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, sendo 9 de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva, na cidade de Mâncio Lima, com aproximadamente 35 policiais.

A  investigação é  realizada em parceria com as polícias Civil e  Militar. Os mandados foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas).

Seabra (da operação) era o nome antigo de Tarauacá, fundada em 1907.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas