Os desembargadores Francisco Djalma e Luis Camolez, ambos do Tribunal de Justiça do Acre, travam uma “guerra fria” visando saber qual deles será o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre pelo biênio 2021-2023, e, consequentemente, comandar as eleições de 2022 no Estado.
Com o mandato da desembargadora-presidente da Corte Eleitoral, Denise Bonfim, encerrando no próximo dia 5 de agosto, uma eleição para escolha do novo mandatário da corte será feita logo em seguida, e tudo indica que uma tradição antiga de que o magistrado que deixa a presidência do TJ do Acre assumiria a presidência do TRE não irá se cumprir por meio de um consenso, mas sim por disputa voto a voto. Isso porque Djalma, que recentemente presidiu o TJ, e foi indicado para compor o TRE acreano, terá como rival o vice-presidente da Corte, Camolez, que tem mandato vigente.
Sete votos devem definir quem será o novo presidente do TRE, sendo que cada desembargador conta com o seu próprio voto. Os magistrados estariam encampando uma campanha silenciosa nos corredores da Justiça Eleitoral tentando convencer os demais membros da corte, como o juiz federal José Geraldo, os juízes de direito, Marcos Thadeu e Maha Manasfi, e também os advogados Hilário Melo e Armando Dantas.
Ocorre que a disputa entre os desembargadores causa constrangimento entre os membros da própria corte que temem que a falta de consenso leve a disputa voto a voto e possa criar desavenças ou retaliações por parte dos que disputam o poder caso não sejam votados. Outro ponto que também causa rumor de desgaste é a situação dos servidores da Corte Acreana que detêm cargos de chefia e diretoria. Algumas trocas em setores chaves já teriam sido “anunciadas” pelos concorrentes, o que causou apreensão.
Tensão semelhante ocorreu em 2017, quando a desembargadora Regina Ferrari, assumiu o comando do TRE, e quebrou a tradição do judiciário. Na época, a desembargadora Maria Cezarinete ficou magoada com a colega e nunca mais a relação das duas foi a mesma. Um ano depois do caso, Cezarinete faleceu em decorrência de problemas cardíacos, no Estado de São Paulo.
O ac24horas tentou contato com os dois desembargadores, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
O árbitro Josué França, que apitará o jogo entre o sub-20 do Flamengo contra o…
10 jogadores da Escolinha Oficial do Flamengo em Rio Branco conhecerão o time sub-20 carioca…
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…