Menu

Pressão de Gladson após ser cobrado faz Sesacre quitar dois meses de atraso com terceirizada

Foto: Secom/governo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretária Adjunta Executiva de Administração, Orçamento e Finanças da Saúde (Sesacre), Muana Araújo, emitiu uma Nota de Esclarecimento nesta terça-feira, 27, em relação aos pagamentos de empresas terceirizadas, que prestam serviços à Saúde e encontram-se atrasados.


A nota foi divulgada após o governador Gladson Cameli (Progressistas) ser cobrado publicamente em frente de sua residência por servidores terceirizados, em Cruzeiro do Sul.

Publicidade

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra Cameli irritado com a morosidade da equipe governamental que vem tratando o problema. Um dos que ouviu poucas e boas, foi o diretor da Casa Civil, Paulo Justino.


Em nota, a secretaria informou que na segunda-feira, 26, a Sesacre quitou dois meses que estavam em atraso, relativos à prestação de serviços da empresa Maia e Pimentel. Segundo ela, ocorre que o Estado requer o provisionamento de aproximadamente 30% dos recursos repassados às empresas para assegurar o direito do trabalhador de receber férias, 13º salário e rescisões das empresas contratantes.


“Isso porque o Estado é solidário aos profissionais das terceirizadas e em caso de não pagamento desses direitos por parte das empresas, muitas vezes o trabalhador, prejudicado, buscava receber do Estado, recursos já repassados. Dessa forma, a “conta vinculada” de algumas empresas, criada para reserva dos 30% (aproximadamente) de verbas trabalhistas, não havia sido aberta no Banco do Brasil, e agora há uma reorganização nos contratos dessas prestadoras de serviços, a fim de adequá-los, para não haver atraso no repasse dos recursos. Esclarecemos, ainda, que a Secretaria Adjunta Executiva de Administração, Orçamento e Finanças da Sesacre, está reorganizando tais contratos junto ao Banco do Brasil. Sendo que, a instituição bancária informou que dentro de 24 horas as contas serão abertas e assim, o Estado fará o repasse do recurso em atraso”, explicou.


Em outro trecho, a pasta elencou outro fato que resulta na demora dos pagamentos é o que a referida empresa, Maia & Pimentel, possui em seu desfavor ações trabalhistas que determinam o pagamento de 20% dos valores que tem a receber dos contratos firmados com o Estado, sejam pagos em juízo.


Por fim, a pasta reforçou que até a próxima sexta-feira, 30 de julho, os recursos estarão disponíveis. “Sempre prezando pela verdade e lisura em seus procedimentos, o governo do Estado não mede esforços para promover uma gestão mais eficiente, segura e que não gere descontentamento, principalmente a cada prestador de serviço da Saúde do Acre”, salientou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido