Conecte-se agora

MP pede fim da ação contra a lei do Acre que contrata médicos formados no exterior

Publicado

em

O procurador de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) Sammy Barbosa, em parecer, se manifestou contrário ao prosseguimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), contra a Lei estadual, de autoria do deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), que permite a contratação de profissionais formados em medicina no exterior sem a devida revalidação do diploma.

A emissão do parecer ocorrer após desembargador Luís Vitório Camolez emitir despacho no dia 13 de julho dando prazo de cinco dias para que o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) se manifestem sobre a lei.

No documento, Sammy Barbosa, argumentou que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, não reconhece o Conselho Federal de Medicina (CFM) como polo ativo da ação.

“Este Tribunal (STF) tem emprestado interpretação estrita ao rol de legitimados do artigo 103 da Constituição Federal, inadmitindo a propositura da ação direta de inconstitucionalidade por autarquias corporativistas. O inciso IX faz referência a confederação nacional ou entidade de classe de âmbito nacional, pressupondo a existência de pessoa jurídica de direito privado. O Conselho Federal de Medicina é pessoa jurídica de direito público que realiza verdadeira fiscalização no tocante ao exercício da medicina, não podendo ser equiparado a entidade de classe de âmbito nacional, cujo objetivo maior é a defesa dos interesses da categoria”, trecho da decisão.

Por fim, o procurador de justiça afirma que ficou constatada a ilegitimidade ativa do CRM em propor a ADI.

“Assim, constatada a ilegitimidade ativa ad causam do Conselho Regional de Medicina, esta ação não deve ser conhecida. Isto posto, o Ministério Público do Estado do Acre, por seu órgão signatário com assento perante essa Egrégia Corte, manifesta-se pela extinção sem resolução do mérito da presente Ação Direta de Inconstitucionalidade, por ausência de legitimidade ativa ad causam do Conselho Regional de Medicina”, destacou em despacho.

“Isto posto, o Ministério Público do Estado do Acre, por seu órgão signatário com assento perante essa Egrégia Corte, manifesta-se pela extinção sem resolução do mérito da presente Ação Direta de Inconstitucionalidade, por ausência de legitimidade ativa ad causam do Conselho Regional de Medicina. É o parecer”, diz o documento protocolado hoje junto ao Tribunal de Justiça do Acre.

Destaque 3

Portugal vence seleção da Gana em jogo com cinco gols e recorde de Cristiano Ronaldo

Publicado

em

Por

Portugal venceu Gana por 3 a 2, com os cinco gols marcados na etapa final, nesta quinta-feira (24), no estádio 974, pela primeira rodada do Grupo H da Copa do Mundo. O resultado deixou a seleção portuguesa na liderança isolada do grupo, já que, mais cedo, Uruguai e Coreia do Sul haviam ficado no empate sem gols.

O primeiro gol de Portugal foi marcado por Cristiano Ronaldo, que tornou-se o único jogador da história a marcar em cinco Copas do Mundo. Ele deixou para trás simplesmente Pelé, além do argentino Messi e dos alemães Uwe Seeler e Klose.

O jogo

Em baixa na temporada e “desempregado” após ter o contrato rescindido com o Manchester United, Cristiano Ronaldo era a grande incógnita do jogo. O craque foi escalado como titular, inclusive com a braçadeira de capitão, e não decepcionou.

No primeiro tempo, Cristiano Ronaldo perdeu boa chance ao subir mais alto que os zagueiros adversários e cabecear para fora. Aos 30 minutos, ele balançou a rede, mas teve o gol anulado pela arbitragem, que viu falta na disputa com Djiku.

O jogo melhorou muito na etapa complementar. Aos 16, Cristiano Ronaldo dividiu com Salisu, ficou no chão e o juiz marcou pênalti em um lance bastante polêmico. O craque foi para a cobrança e abriu o placar.

Gana conseguiu buscar o empate aos 27 minutos, com André Ayew. Só que Portugal reagiu rapidamente e voltou a ficar na frente do placar com o gol de João Féli aos 32 minutos. Pouco mais de um minuto depois, aos 34, Rafael Leão fez 3 a 1 para Portugal. E Gana ainda buscou a reação, com o gol de Bukari aos 43 minutos, mas depois não conseguiu o empate.

Na próxima rodada, Portugal enfrenta o Uruguai em busca da vitória para conseguir a classificação antecipada às oitavas de final. Gana, por sua vez, encara a Coreia do Sul. Os dois jogos serão disputados na segunda-feira (28).

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Com Arrascaeta no banco e jogo morno, Uruguai fica apenas no empate com a Coreia do Sul

Publicado

em

Por

O Uruguai estreou nesta quinta-feira (24) na Copa do Mundo com empate sem gols com a Coreia do Sul, no estádio Cidade da Educação, no Catar, pela primeira rodada do Grupo H. O confronto foi marcado por muito equilíbrio, mas com poucas chances efetivas de gol.

Com o resultado, as duas seleções somaram um ponto e pularam para a primeira e segunda colocação da chave, que será definida ainda nesta quinta com o duelo entre Portugal e Gana. Mais cedo, a Suíça venceu Camarões, pela estreia do Grupo G.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por muito equilíbrio. A seleção sul-coreana começou pressionando, sem deixar o Uruguai jogar. Mas não demorou para a Celeste conseguir se impor, encontrando espaços a partir de lançamentos.
Cada seleção teve uma grande oportunidade de abrir o placar na primeira etapa. Aos 33, Moon-Hwan cruzou na medida para Hwang Ui-Jo, que bateu de primeira, mas a bola passou por cima do gol. Já aos 44, após cobrança de escanteio, Godín cabeceou na trave.

O equilíbrio se repetiu no segundo tempo. Os sul-coreanos começaram pressionando, enquanto os uruguaios recuaram as linhas e esperaram por um contra-ataque. Depois, as táticas se inverteram: os uruguaios se lançaram ao ataque e a seleção asiática se defendeu.

O jogo seguiu truncado. Aos 18, o técnico Diego Alonso sacou Luis Suárez e colocou Cavani. Do outro lado, o técnico português Paulo Bento respondeu com três mudanças: Cho Gue-Sung entrou na vaga de Hwang Ui-Jo, Lee Kang-In no lugar de Na Sang-Ho e Son Jun-Ho assumiu o posto de Lee Jae-Sung.

As alterações não surtiram efeito, mas renovaram o fôlego das duas seleções. Aos 33, Choque-Sung bateu da entrada da área, e a bola passou com perigo ao lado do gol. Aos 43, o Uruguai respondeu com Valverde, que também arriscou de fora da área e acertou a trave. Fim de jogo no Cidade da Educação: 0 a 0.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Suíça vence Camarões por 1 a 0 no primeiro jogo pelo grupo do Brasil na Copa

Publicado

em

Por

Nesta quinta-feira (24), a Suíça estreou com vitória na primeira partida pelo Grupo G da Copa do Mundo, que é a chave que conta com o Brasil. Em duelo no estádio Al Janoub, a equipe europeia precisou suar a camisa para bater Camarões por 1 a 0. O único gol do duelo foi marcado pelo atacante Embolo, atleta que nasceu em solo camaronês e defende a seleção suíça.

Com os três pontos, a tabela do Grupo G conta com a Suíça na liderança. Nesta quinta (24), a seleção brasileira tem a Sérvia pela frente no primeiro compromisso pela Copa do Mundo. A estreia do Brasil na competição conta com cobertura especial do SBT Sports, que terá pré-jogo na Twitch e a tradicional Futlive depois do duelo.

O próximo compromisso da Suíça no torneio é justamente diante da Canarinho, na próxima segunda-feira (28). Derrotada nesta 1ª rodada, a seleção camaronesa vai enfrentar a Sérvia no próximo duelo pela Copa do Mundo.

O jogo

A Suíça teve a bola na maior parte do primeiro tempo, mas não conseguiu entrar na defesa camaronesa. Do outro lado, a seleção africana aproveitou contragolpes para criar as melhores chances da primeira etapa. Em uma delas, Choupo-Moting ganhou da defesa europeia e quase abriu o placar, em lance defendido pelo goleiro Sommer. No último minuto da etapa inicial, o zagueiro suíço Akanji desviou cobrança de escanteio e tirou tinta da trave.

Se começou o primeiro tempo bem, a Suíça iniciou a segunda etapa ainda melhor. Aos dois minutos, Embolo recebeu cruzamento de Shaqiri e bateu forte para estufar a rede. Nascido em Camarões e naturalizado suíço, o camisa 7 da seleção europeia optou por não comemorar o gol contra o país que possui raízes. Depois do gol, a partida ficou mais aberta, principalmente pelos espaços cedidos pelos camaroneses.

Com a vantagem, a seleção suíça passou a ter mais a bola para evitar o empate dos adversários. No fim, Camarões não conseguiu ter tranquilidade para chegar até a defesa da Suíça. Vitória dos suíços por 1 a 0.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Espanha faz 7 a 0 na Costa Rica na estréia da Copa e pode eliminar a Alemanha no domingo

Publicado

em

Por

A Espanha fez o dever de casa ao golear a Costa Rica por 7 a 0, nesta quarta-feira (23), pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo. Com isso, La Roja pode eliminar no domingo (27) a poderosa Alemanha, que foi derrotada pelo Japão.

Na segunda rodada, se a Espanha vencer e o Japão pontuar diante da Costa Rica, a Alemanha estará fora da Copa do Mundo. Os dois confrontos serão disputados no domingo.

Nesta quarta-feira, a Espanha conseguiu a maior goleada até agora desta edição da Copa. Foram três gols no primeiro tempo e mais quatro na etapa complementar. Um passeio da seleção no estádio Al Thumama.

O jogo

A Espanha atropelou a Costa Rica com facilidade. Logo aos dez minutos, Dani Olmo recebeu passe de Gavi dentro da área, dominou e encobriu o goleiro Keylor Navas.

Aos 20, a Espanha ampliou com outro bonito gol: Jordi Alba cruzou rasteiro, e Asensio mandou de primeira para o fundo da rede. Ainda antes do intervalo, aos 30, Ferrán Torres cobrou pênalti e fez o terceiro.

No segundo tempo, a Espanha transformou a vitória em golada aos oito minutos, quando Ferrán Torres fez mais um. Depois, mesmo com um ritmo de jogo mais lento em razão do placar já consolidado, La Roja fez o quinto gol com Gavi, de 18 anos. Aos 44 minutos, Soler marcou o sexto, e Morata fechou o placar já aos 47.

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.