Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lei vai multar em R$ 2 mil quem praticar maus-tratos a animais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 16, a sanção da lei que responsabiliza o autor de maus tratos a animais a custear totalmente o tratamento veterinário. A proposta de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB), foi aprovada na Assembleia Legislativa.


De acordo com a lei, fica determinado em todo o estado que toda pessoa ou entidade praticante de crime caracterizado como maus-tratos a animais, deverá arcar com os custos do tratamento veterinário até a recuperação total do animal, vítima.

Anúncios


A lei abrange crimes realizados tanto contra a fauna silvestre, como contra animais domésticos.


O decreto estabelece ainda que estão sujeitas à nova lei o conjunto de ações, punições aos que colocam em perigo a saúde ou integridade física de animais, tais como o atropelamento.


O não cumprimento desta lei acarretará multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) ao infrator.


A fiscalização e a aplicação de multas serão de responsabilidade de órgãos e instituições estaduais, determinados pelo Poder Executivo. Para melhor utilização dos valores arrecadados com multas, o Poder Executivo poderá reverter os montantes arrecadados para o custeio de programas e ações de prevenção e conscientização sobre o tema e, apoio às entidades e projetos voltados para o bem-estar animal, com preferência para a cidade em que ocorreu o fato.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido