Menu

Acre assina Plano de Recuperação da Amazônia prevendo R$ 1,5 bilhão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli subscreve junto com os demais colegas da Amazônia o Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal (PRV) com o objetivo de conter o desmatamento ilegal e, principalmente, desenvolver economicamente e socialmente as populações da região. O plano foi lançado nesta sexta-feira (16).


“Diversos países do mundo têm lançado planos de recuperação verde, isto é, propostas de investimento público e privado voltados à transição para uma economia de baixo carbono. De forma geral, as propostas internacionais de recuperação verde encampam a redução da dependência de fontes de energia não-renovável; a reestruturação da atividade agropecuária com o foco na redução de danos ambientais e o fortalecimento da segurança alimentar das comunidades; pesquisa em inovações que garantam a melhoria dos processos produtivos em termos de impacto ambiental; e, por fim, garantias de emprego e renda que possibilitem transição da mão-de-obra para uma economia verde”, diz o documento em que o Acre anuncia implementar Programa de Incentivo a Serviços Ambientais da Sociobiodiversidade, fortalecendo a captação de recursos.

Publicidade

Além disso, promoverá a agricultura de baixo carbono e a estruturação desses serviços em apoio a cooperativas de povos tradicionais. A ação tem prazo previsto de 6 anos com fortalecimento das cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros


Fazem parte da Amazônia Legal o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e Maranhão. O investimento inicial previsto é de R$ 1,5 bilhão e os recursos deverão ser captados junto ao setor privado, bancos de fomento e fundos de investimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido