A artista Camila Cabeça e a socióloga e educadora popular Jaycelene Brasil executam de 19 a 25 de julho, no salão paroquial da igreja São Sebastião, em Xapuri, o projeto “Diásporas corporais na princesinha do Acre: oficina e aula espetáculo de dança – carimbó para o despertar do corpo”.
O projeto foi aprovado no Edital de Culturas Tradicionais e Populares do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM/ Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Poderão participar pessoas com idade entre 14 e 80 anos, que receberão certificados frutos da parceria com a Universidade Federal do Acre – Ufac, por meio do projeto Mãos que Salvam.
A cultura do carimbó é ponto central da oficina e aula espetáculo de dança que serão ministrados por Camila Cabeça, artista, pesquisadora e proponente do projeto. Jaycelene Brasil, também ministrante de oficina no projeto, aborda questões cruciais da luta antirracista como legislação, educação, relações étnico-raciais, respeito/ valorização da diversidade cultural e representatividade positiva.
Segundo Camila, o projeto foi pensado como diáspora para Xapuri pelo significado histórico que a cidade possui para o Acre, como palco de lutas, incluindo a antirracista.
“Falo em diásporas na princesinha como uma forma de contar, cantar e dançar essa história do Carimbó. Contar esse corpo diásporico indígena, esse corpo diaspórico africano que mistura o conceito de Brasil que até então entendemos. Ao trazer para o Acre, também absorvemos e entendemos que tem o Carimbó de sanfona e tantas coisas bonitas que essa troca que a diáspora faz, vamos retornar para nossa origem contando e dançando a história corporal. A expectativa é que nós dancemos e relancemos uma perspectiva, para entender a diáspora em quem somos”, explica Camila Cabeça.
A atividade ocorrerá observando os devidos protocolos sanitários como o uso de máscara e álcool em gel e o distanciando será mantido.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…