Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mulheres na lida política 

DEPUTADAS Antonia Sales (MDB), Vanda Milani (PROS), Jéssica Sales (MDB), Maria Antonia (sem partido), Meire Serafim (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB); e mais as ex-deputadas Eliane Sinhasique (PODEMOS), Leila Galvão (MDB); e a senadora Mailza Gomes (PP), vereadora Michele Melo (PDT), a Márcia Bittar (sem partido), Lucila Brunetta (PSL), são mulheres que vão disputar vagas para a ALEAC, Senado, e Câmara Federal, na eleição de 2022. 


Isso é muito bom para a democracia, numa seara em que sempre prevaleceram as candidaturas masculinas, e num eleitorado do estado, que é majoritariamente feminino. O que mais chama atenção na relação é que ela é composta de mulheres com qualificação. Vamos dar passagem para as mulheres. E acabar com o “Clube da Bolinha” na política acreana. Batom na política.  


OTIMISMO BAIXO


CLARO QUE, não falam de público, mas é voz corrente entre os deputados de que o CRM derruba o projeto que permite a contratação de médicos formados no exterior sem registro no Conselho Regional de Medicina.


RESPINGA NO GOVERNO


O NÃO PAGAMENTO de terceirizados na SESACRE e Educação estadual, não importam os motivos, respingam no governo e precisa ser resolvido, ou então esclarecidos os motivos dos atrasos, que viraram mantra.


POSIÇÃO CORRETA


OS RECURSOS destinados pelo senador Márcio Bittar (MDB) a outros estados, explica-se: não é Relator do Orçamento do Acre, mas Relator do Orçamento da União. É ele que faz a distribuição de recursos para os estados.


UMA VOZ SOLITÁRIA


COMO destinou tantos recursos ao estado, esperava-se que políticos aliados do governo saíssem em sua defesa, mas apenas o Moisés Diniz foi voz solitária na sua defesa.


DIFERENÇA BÁSICA


HÁ UMA DIFERENÇA nítida entre as bases de apoio dos governos do PT e a base de apoio do Gladson, na ALEAC. No PT, todos saiam em defesa do governo, com o Gladson isso não ocorre. E todos têm cargos de CECs no governo.


PREVISÃO OTIMISTA


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) tem nas suas contas políticas de que o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, será o mais votado para deputado federal.


FRANCA ARTICULAÇÃO


EQUIVOCA-SE quem pensa que a deputada federal Vanda Milani (PROS) está parada na busca de apoios para disputar o Senado, ao contrário, está em franca articulação.


NÃO MUDA O CURSO


É VERDADE que o ex-senador Jorge Viana tem recebido muitos pedidos para disputar o governo, mas é muito improvável que deixe a ideia de ser candidato ao Senado.


INTERESSA MUITO MAIS


COM O LULA liderando as pesquisas para a presidência, de olho numa vitória em 2022, interessa mais à direção nacional do PT ter um eventual senador a um governador.


BANDA PODRE


SEJA o futuro governador o Gladson Cameli ou o Sérgio Petecão, qualquer um dos dois que ganhar, vai comer da banda podre se o PT voltar para o Palácio do Planalto.


ÔNUS E BÔNUS


O PT teve várias mulheres em postos importantes nos 20 anos de governo, era o tempo do bônus. É improvável que aceitem o ônus de serem candidatas em 2022.


FALTA COMBINAR


O PRESIDENTE regional do PSL, Pedro Valério, defende o voto impresso e o apoio ao Bolsonaro. O presidente nacional, Luciano Bivar, se posicionou contra o voto impresso e não é Bolsonarista. Precisam se entender.


CARREIRA SOLO


O ADVOGADO Sanderson Moura se prepara para fazer carreira solo na briga do Senado, a tendência natural do bloco da esquerda é apoiar a candidatura do Jorge Viana.


ELEIÇÃO SIM SENHOR


HOUVE uma reação em cadeia na defesa da democracia puxada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; CNB, e o Ministro do STF, Luis Barroso, à fala do  Bolsonaro que, sem o voto impresso não haverá eleição.


MAIS FORTALECIDA


A SENADORA Mailza Gomes (PP) tornou-se mais forte dentro do partido, com a ida do prefeito Tião Bocalom para presidir o diretório municipal, o que breca qualquer ação de impedir que venha disputar novo mandato.


TESE DEFENDIDA


HÁ uma tese defendida por aliados do governador Gladson de que não se posicione a favor de um único nome ao Senado, mas que diga que apoiará todos do seu grupo. Tenho dúvida de que isso funcione na prática.


VOZES DISCORDANTES


O PRESIDENTE do PODEMOS, Ney Amorim, defende uma aliança com o governador Gladson, em 2022; já seu deputado, Neném Almeida, é oposição dura ao Gladson.


CORRE-CORRE


NÃO será problema só para os pequenos partidos formar chapa própria de deputado federal, mas é problema também para alguns partidos grandes, caso venha ser mantida a proibição de coligações proporcionais.


ONDE A PORCA TORCE O RABO


E AINDA onde a porca torce mais o rabo é para encontrar mulheres com potencial de votos para ocupar as vagas obrigatórias nas chapas para o público feminino.


PROBLEMAS CRUCIAIS


O prefeito Tião Bocalom tem dois problemas cruciais a resolver: melhorar a comunicação e ter uma base política. Ou vai no curso da gestão ter problemas de governabilidade.


REFORÇOU A VONTADE


O FATO do deputado federal Alan Rick (DEM) ter aparecido na última pesquisa como o melhor colocado entre os nomes do grupo do governo ao Senado, reforçou ainda mais sua vontade de entrar na disputa.


FRASE MARCANTE


“O que é impossível mudar é melhor esquecer”. (Ditado iugoslavo)


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.