Menu

Pesquisar
Close this search box.

Varejo do Acre registra 4º maior volume de vendas em maio

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com


Em maio de 2021, o volume de vendas do comércio varejista do Acre cresceu 6,4%, 4º melhor desempenho do País no período, perdendo apenas para o Amapá (23,3%), Ceará (9,4%) e Minas Gerais (9,2%).

Anúncios


Em nível nacional o varejo cresceu 1,4%, frente a abril, na série com ajuste sazonal, sua segunda alta consecutiva, após subir 4,9% em abril. Ou seja: o varejo acreano cresceu várias vezes a mais que a média nacional e parece mostrar que sua recuperação tem sido forte apesar da crise da Covid-19 ainda assustar os negócios.


Para efeito de comparação, o varejo acreano cresceu 34,5% entre maio de 2020 e maio de 2021.


A média móvel trimestral foi de 1,1% no trimestre encerrado em maio. Na série sem ajuste sazonal, as vendas do varejo subiram 16,0% frente a maio de 2020. O acumulado no ano foi a 6,8% e o acumulado em 12 meses, a 5,4%.


O aumento de 1,4% no volume de vendas do varejo, na passagem de abril para maio de 2021, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado de taxas positivas em sete das oito atividades pesquisadas: tecidos, vestuário e calçados (16,8%), combustíveis e lubrificantes (6,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%). A única atividade com recuo frente a abril foi a de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%).


A Federação do Comércio do Acre pronunciou-se no começo de julho acerca das previsões positivas -e que agora vão se confirmando -em relação ao varejo. Vários fatores estão influenciando a retomada dos negócios, destacando-se, segundo a Fecomércio, a necessidade de se manter o ritmo de injeção de dinheiro público na economia.


“Agora contando com a proximidade do Dia dos Pais, no mês de agosto e, posteriormente com o Dia das Crianças e vendas de final de ano”, comentou o consultor da Fecomércio, Egídio Garó, no dia 2 de julho.


Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido