Menu

Pesquisar
Close this search box.

Patrimônio histórico e tombado no Acre, Tentamen está em ruinas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O lugar charmoso e valioso que recebia pessoas da alta sociedade acreana na década de 1960, deu lugar a um espaço sombrio, coberto por lixo e matagal. A Sociedade Recreativa Tentamen, localizada em Rio Branco, está em ruínas.


A situação é mostrada pelo videomaker do ac24horas, Kennedy Santos. De 2016 até os dias atuais, o cenário é desolador de um local que já foi um dos mais disputados para sediar festas.


Quem teve alguma relação com o prédio antigamente, sente vontade de chorar quando passa em frente ao local atualmente, um dos endereços mais famosos da história do Acre, nas proximidades da Gameleira.


A Tentamen, casa de encontros sociais fundada em 1924, teve seu ponto alto nas décadas de 50 e 60, quando recebia em seus salões a elite acreana da época.


Fechada por conta da falta de condições de funcionamento, o espaço aguarda autorização do governo do estado para reforma desde 2016.


O tombamento como patrimônio histórico e cultural do Acre aconteceu em 2020. Atualmente quem administra o espaço é a Fundação de Cultura Elias Mansour, que tem como presidente Manoel Pedro.


Veja em detalhes como está toda estrutura da casa de shows e festa mais antiga do Acre.


Assista ao vídeo:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido