Conecte-se agora

Sensação de despreparo e falta de foco são preocupações no Enem 2021; saiba como evitar

Publicado

em

Plataformas como Me Salva e Educa Mais Brasil oferecem ferramentas dinâmicas para a hora de estudar

Entre 10 possíveis candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sete não se sentem preparados para participar da segunda edição da avaliação realizada em plena pandemia de covid-19, como aponta a pesquisa Juventudes e a Pandemia, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

O levantamento que ouviu cerca de 68 mil jovens com idades entre 15 e 29 anos também mostra que seis em cada 10 estudantes (57%) pensaram em desistir da prova neste ano – na edição de 2020, esse percentual foi de 49%. 

O estudante Samuel Bassalo, 21 anos, pretende cursar a graduação em Psicologia e o Enem é a sua principal chance. Embora ele não seja um desses jovens que pensam em desistir da avaliação esse ano, a apreensão é grande. “O vírus ainda não foi embora, nem todos estão vacinados e é bem complicado porque todo mundo acaba sendo exposto. Na edição passada, eu compareci e foram poucas pessoas na minha sala, tinham apenas duas ou três comigo”, conta. 

Conciliar as demandas do dia a dia, como os estudos, com a pandemia é desafiador, mas ele segue tentando estudar o máximo que pode. “Porque é a oportunidade que tenho, como estudante negro, de escola pública e de baixa renda, para alcançar meu objetivo de vida. Quero conhecimento, quero me especializar, quero atuar na área que eu gosto”, explica.

Uma das principais portas de entrada do ensino superior do país, o Enem, além de avaliar o conhecimento escolar do aluno, aprendido durante todo o ensino médio, também é conhecido por testar os estudantes a partir de outros aspectos como: capacidade de concentração, ter foco e motivação para prova. E isso é algo que já se torna um desafio ainda na preparação para a prova.

“Para o estudo pro Enem, principalmente estudo on-line, o foco e a motivação são dois fatores de sucesso. Não existe uma fórmula milagrosa pra ser aprovado a não ser estudar realmente, né? E é um grande desafio pros estudantes manter esse foco e essa motivação nesse atual momento”, comenta André Corleta, professor de matemática e diretor de produtos do Me Salva!, plataforma virtual de ensino focada na aprendizagem de diferentes processos seletivos e vestibulares.

Para André, uma das formas de ter mais motivação na preparação para o Enem – e diferentes provas – é quebrar a lógica de que a hora de estudar tem que ser uma rotina quadrada, com as mesmas metodologias sempre. 

“Existe um mito entre os estudantes de que a rotina de estudos precisa ser sempre igual. Toda semana vai ser a mesma coisa, mesma disciplina depois da outra. Mas, no ambiente on-line a gente não tem mais isso. O estudante pode criar o seu próprio horário, pode montar o seu próprio cronograma. Não seguindo uma rotina chata, sempre igual, mas com essa liberdade de adaptá-la sua a sua realidade. Isso já ajuda bastante na manutenção dos focos”, explica o professor André.

Na plataforma, além de todo o conteúdo dos cursos, há mentores que conversam diretamente com os estudantes. Nesses papos são alinhados expectativas e resultados, assim como são indicados caminhos para que os estudantes possam se sentir melhores no andamento dos estudos.

“O contato humano a gente entende que ele é fundamental pro aprendizado, né? Para o desenvolvimento do aluno, dentro do Me Salva, a gente tem os produtos mais especializados, que inclui mentorias. Então o estudante, além de ter todo o conteúdo do cursinho online, ele tem um mentor de estudos, a gente vai conversar com ele, individualmente toda semana”, complementa André.

Educa Mais Brasil disponibiliza materiais gratuitos de estudo para o Enem

Parceiro do Me Salva! no oferecimento de bolsas de estudo com desconto para cursos pré-vestibulares, o Educa Mais Brasil também disponibiliza em seu site diferentes materiais gratuitos para se preparar para o Enem.

Um deles é o Guia Enem, uma ferramenta completa com todos os principais assuntos cobrados na avaliação de forma resumida. O Guia pode ser usado como material de apoio por estudantes do ensino fundamental e médio – como também o público geral – para pesquisas, revisão de conteúdos e resumos.

Em 2020, o Guia Enem recebeu 1,5 milhão de acessos mensais. Para Amanda Galindo, gerente de Marketing do Educa Mais Brasil, o grande volume de acessos é uma boa resposta para a equipe de produção de conteúdo, mostra o valor do material elaborado para quem busca maneiras de complementar os estudos gratuitamente para o Enem, podendo se sentir mais preparados para a prova. 

“Ficamos altamente satisfeitos com os resultados do Guia Enem. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para um desempenho educacional na sociedade. Afinal, temos certeza que o ensino abre portas! Seja por meio das nossas bolsas de estudo ou pelo uso da plataforma, nossa intenção é sempre agregar e democratizar o conhecimento para transformar vidas através da educação”, complementa Amanda.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Notícias

Universidades brasileiras integram o ranking das melhores da América Latina

Publicado

em

De acordo com o Times Higher Education (THE), um dos rankings mais respeitados do mundo quando o assunto é avaliar instituições de ensino superior, sete universidades brasileiras são vistas como as melhores da América Latina. 

A edição de 2021 classificou 177 universidades de 13 países latino-americanos e as instituições de ensino superior brasileiras foram as que mais marcaram presença com 67 universidades. 

No ranking das 10 melhores universidades quatro são federais brasileiras, sendo elas: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 5º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 8º lugar; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 9º lugar; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 10º lugar. 

Além das instituições federais, outras três universidades brasileiras foram classificadas no top 10: a Universidade de São Paulo (USP) em 2º lugar; a Universidade de Campinas (Unicamp) em 3º lugar; e a PUC-Rio em 7º lugar.

O THE avalia universidades ao redor do mundo e se baseia em critérios como o ensino, a pesquisa, a transferência de conhecimento e a visão internacional.

Bolsa de estudo para ensino superior

Ingressar na faculdade é o sonho de muitos estudantes quando concluem o ensino médio. Muitos estudam bastante e tentam ingressar através dos programas de governo como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que tem como principal critério de seleção o uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Além desses, existem programas de incentivo educacionais que oferecem bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades de instituições particulares em todo país como o Educa Mais Brasil, disponibiliza, em seu site, bolsas de estudo para diversas instituições brasileiras.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Na rede

Rodrigues Alves comemora aniversário com adequação de salário dos professores ao piso nacional

Publicado

em

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, abriu a programação do aniversário de 29 anos do município, nesta sexta feira, 23, anunciando a adequação do salário dos professores locais ao piso nacional da categoria. O ganho salarial é de cerca de 25,3% e de acordo com a classe e letra do professor, a remuneração terá aumento de mais de R$ 1 mil.

“Os professores de Rodrigues Alves ainda não haviam tido esse direito reconhecido e agora estamos efetivando essa adequação ao piso nacional da categoria. É um esforço da gestão e o reconhecimento à importância do trabalho dos educadores”, citou Amorim, que também apresentou o novo uniforme das escolas municipais.

A programação terá continuidade até o dia 28, data de aniversário de emancipado do município, que fazia parte de Cruzeiro do Sul. Entre os eventos constam, no sábado, 24, assinatura da Ordem de Serviço de terraplanagem do Ramal do Profeta. Na segunda, 26, Assinatura da Ordem de Serviço da calçada e quadra coberta da Nova Cintra, inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS do Luzeiro e Assinatura da Ordem de Serviço da quadra coberta do Luzeiro e inauguração do Mercado Municipal Sebastião Correia.

Na terça, 27 , será a vez da entrega dos Títulos Definitivos de terras rurais com a equipe do INCRA, inauguração da Praça do Portal, assinatura da Ordem de Serviço da quadra sintética do Parque Municipal, assinatura da Ordem de Serviço da quadra coberta do barro vermelho, no bairro Dário Pereira.

Na quarta, 28, a programação inclui formatura de alunos dos técnicos em rede de computadores e em rede de internet, assinatura de Ordem de Serviço de construção de calçada na comunidade Foz do Paraná. Às 19 horas, as festividades serão encerradas com live show de bandas locais com transmissão pelo Youtube e Facebook da prefeitura.

Continuar lendo

Cotidiano

Sindicato dos Correios e aliados voltam às ruas neste sábado contra privatizações e retrocessos

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC) e diversas outras entidades representativas aliadas voltam a ocupar as ruas neste sábado, 24, para barrar as privatizações articuladas pelo Governo Federal, em Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Segundo os organizadores, o ato Intitulado “#24J”, é marcado pelo dia de unir o país em defesa da Democracia, da vida dos brasileiros e do Fora Bolsonaro”, o evento iniciará às 15h no Calçadão da Gameleira, na capital, e às 16h30 na Escola São José, em Cruzeiro do Sul.

Após a concentração, haverá uma passeata pelas principais ruas da capital até o Palácio Rio Branco, onde os participantes também chamaram a atenção de parlamentares federais, estaduais, senadores e membros dos Executivos estaduais e municipais.

De acordo com Suzy Cristiny, presidente do Sintect-AC, este é o segundo grande ato em defesa das companhias públicas importantes para a soberania do país e dos direitos sociais de diversos segmentos feito pelo sindicato.

“Diante das ameaças diretas de privatização dos Correios, não resta outra alternativa senão ir às ruas. Essa venda colocará em risco milhares de empregos e a população vai ser prejudicada sem serviço na maioria dos municípios, tendo que pagar mais caro. Também denunciaremos a Reforma Administrativa. Ela engana o povo, vai acabar com os concursos e instituir a rachadinha no serviço público. Preparamos uma série de temas importantes para reivindicar mais uma vez”, completa Suzy.

Continuar lendo

Acre

Presidente do BNDES trará comitiva ao Acre para discutir parcerias

Publicado

em

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, desembarca no Acre nesta segunda-feira, 26, para discutir parcerias e projetos com o governo do Acre e os municípios.

Montezano e sua equipe farão uma série de visitas não apenas Rio Branco, mas Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Assis Brasil, entre outras cidades do Acre oferecendo parcerias para iniciativas de desenvolvimento em diversos setores, como, por exemplo, agropecuária sustentável e saneamento básico.

Segundo informações, a visita do presidente do BNDES durará até sexta-feira, 30, e tem como principal motivo as concessões de saneamento em diversos Estados brasileiros, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, atraindo investimentos e recursos aos municípios.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas