Menu

Policiais e indígenas entram em confronto durante protesto contra PL em Brasília

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Indígenas e policiais militares e legislativos entraram em confronto, no início da tarde desta terça-feira (22), durante uma manifestação em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. Imagens mostram correria em meio ao ato. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.


A Câmara dos Deputados afirma que os manifestantes tentaram invadir o prédio (veja íntegra ao fim da reportagem). Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Já os indígenas atiraram flechas contra os seguranças.

Publicidade

Segundo a Câmara, um policial legislativo foi atingido por uma flechada na perna (vídeo abaixo). Um outro servidor administrativo foi atingido no tórax. Ambos foram levados a um hospital particular na Asa Sul.


A PM também confirmou que um militar ficou ferido após levar uma flechada no pé. “Ele foi socorrido pelo serviço médico do Congresso. Ele passa bem”, disse a corporação. Imagens mostram um indígena sendo carregado pelos manifestantes, aparentando estar ferido.


Segundo a PM, durante o ato, policiais legislativos do Congresso atiraram bombas de gás. Os militares foram acionados em seguida e chegaram ao local. A corporação afirma que a tropa de choque foi enviada para evitar mais confronto.


A confusão também provocou o bloqueio do trânsito em parte da via S2. O protesto foi contra a votação do PL 490, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A proposta dificulta a demarcação de terras indígenas.


Também nesta terça, foram registrados atos contra a proposta em outros estados, como Acre e Alagoas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido