Conecte-se agora

No Acre, indígenas aderem movimento nacional contra PL que autoriza exploração da floresta

Publicado

em

Povos indígenas do estado do Acre se juntam nesta terça-feira, 22, ao movimento nacional que manifesta contra o Projeto de Lei 490, que permite a exploração das riquezas naturais da floresta. Rio Branco, Tarauacá, Feijó, são cidades acreanas que terão atos mediante ao caso. Na capital acreana, a manifestação ocorreu em frente ao Palácio Rio Branco.

“Nós estamos em forma de repúdio contra o PL 490, para dizer que os indígenas do Acre são contra esse projeto. Repudiamos porque ele vem ferir diretamente os nossos direitos já garantidos sobre o usufruto exclusivo da terra”, disse a coordenadora da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Nedina Yawanawá. Para ela, a exploração de minérios, riquezas e tudo que inclui o PL, une todas as propostas colocadas em anos anteriores e que também foram rejeitadas.

“Esse PL junta 19 PEC’s e fere o direito da terra, que nos é garantido na constituição desde 1988. Inclusive faz a marcação temporal, dizendo que as terras vendidas devem ser consideradas a partir dessa data. Nós sabemos que não é assim. A terra indígena é milenar aos povos indígenas”, salienta Nedina.

Apesar de a própria presidência da República ventilar que os indígenas têm desejo de poder explorar suas terras com mais legalidade, o movimento afirma que não na maioria. “Nós sabemos que existem a diversidade de pensamentos e atitudes. A nossa origem nunca vai deixar de ser a defesa da terra, da floresta, que é de onde vem nosso sustento. Nossa ligação é muito forte com a natureza. Quando se tem um pensamento de exploração, sem ser de forma sustentável, de forma manejada por nossos parentes, não vemos isso com bons olhos”, garante a coordenadora.

Ela também não descarta que haja correntes que influenciam também os indígenas nesse pensamento de exploração. No interior, o manifesto deve se concentrar na BR-364. “Isso é para fortalecer o manifesto que está acontecendo em todo o Brasil. Dizer que somos contra e chamar atenção do estado, pedir esse socorro para que nossas terras continuem garantidas e que nossa resistência continua”. O apoio de parlamentares federais têm adiado a votação do PL. No Acre, os deputados também foram procurados para apoiar o movimento. “Esperamos que eles estejam conosco”.

Veja o vídeo:

Acre 01

Garupa socorrido em acidente na estrada de Sena Madureira não resiste e morre no hospital

Publicado

em

Uma das vítimas socorridas ainda com vida no grave acidente que aconteceu nas proximidades do quilômetro 75 da BR-364, sentido município de Sena Madureira, na noite desse domingo, 1, não resistiu aos ferimentos e também faleceu. A identidade das vítimas foram divulgadas, trata-se de Fernando Macaé Nascimento de Castro e Samuel Bezerra Monte, que estavam na motocicleta que colidiu contra um caminhão.

Conforme relatado, Fernando Macaé conduzia a moto e foi óbito no local do acidente. Já Samuel Bezerra, o garupa, ainda chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do Pronto-Socorro de Rio Branco.

A suspeita, confirme informado por testemunhas, é de que ambas as vítimas não estariam com capacetes. Um laudo pericial deve apontar a real causa do acidente.

Um vídeo compartilhado por meio de redes sociais mostra os veículos que colidiram e a movimentação de pessoas no local do acidente. Nas imagens, é possível observar o corpo das vítimas da colisão ainda estendidos ao chão.

Informações de testemunhas apontam que duas pessoas trafegavam em uma motocicleta e estas teriam colidido contra um caminhão que seguia no sentido oposto da estrada.

Continuar lendo

Acre 01

Em 12 pontos, Rio Branco segue vacinação de público de 18 anos nesta segunda-feira

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou que a vacinação contra a covid-19 para o público de 18 anos ou mais continua nesta segunda-feira, 02, em 12 pontos da capital.

Para se vacinar é preciso levar um documento com foto ou cartão do SUS ou CPF. A vacinação desse público começou nesta na segunda-feira, 26 de Julho, após o envio de 55 mil doses da Pfizer ao Estado, por meio do Ministério da Saúde (MS)

Dos 12 pontos de vacinação, 8 são para 1ª dose e 2ª dose e cinco exclusivos para 2ª dose, todos das 8h às 16 horas.

Pontos de vacinação da 1ª e 2ª dose:

Urap Hidalgo de Lima

Urap Rosângela Pimentel

Urap Maria Barroso

Urap Vila Ivonete

Urap Roney Meireles

Urap Cláudia Vitorino

Urap Eduardo Assmar

Pontos exclusivo para 2ª dose:

Drive-thru em frente ao 7º BEC

Urap São Francisco

Urap Bacurau

Urap Valdeisa Valdez

Policlínica Barral y Barra

Continuar lendo

Acre 01

Acre aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes contra Covid-19

Publicado

em

O início da vacinação contra Covid-19 para adolescentes que tenham entre 12 a 17 anos poderá ocorrer nas próximas semanas. As informações são da Secretária Estadual de Saúde, Paula Mariano, e do secretário municipal de saúde, Frank Lima.

Em entrevista ao Gazeta Alerta nesta terça-feira, 27, os gestores afirmaram que a vacinação depende apenas de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS).

A secretária de saúde do Estado, Paula Mariano, afirmou que a vacinação desse grupo ocorrerá após autorização do MS e o cumprimento da meta dos vacinados acima de 18 anos.

“A gente precisa da liberação do Ministério da Saúde e estamos em conversa com o Ministério. Pra eu falar isso, a gente tem que cumprir a meta acima de 18 anos”, afirmou.

O secretário de saúde de Rio Branco, Frank Lima, afirmou que a vacinação contra covid-19 de adolescentes a partir de 12 anos deverá começar com aqueles com comorbidades ou deficiência permanente.

“Sexta e sábado eu recebi o secretário nacional do Ministério da Saúde em Rio Branco e eles visitaram conosco os pontos de vacinação, e foi aventado que o Ministério da Saúde está pensando em fazer a vacinação de pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades. E aí nós pedimos a ele que liberasse Rio Branco para que descesse na idade, mas tem uma singularidade do Brasil. Ele não pode fazer uma nota técnica somente para Rio Branco e a medida que iremos tomar assim que a nota técnica chegar, a gente vai pedir uma reunião de CIBS e não só Rio Branco, mas todos os municípios poderão iniciar a vacinação pelos 17 anos”, afirmou.

Continuar lendo

Acre 01

Rio Branco inicia vacinação de pessoas de 18 anos contra covid-19 nesta segunda

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou na tarde deste domingo, 25, que nesta segunda-feira, 26, a vacinação contra a covid-19 estará disponível para o público de 18 anos ou mais, em 12 pontos de Rio Branco. A vacinação começará às 8 horas e terminará às 16 horas.

Para se vacinar é necessário levar documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação. Confira os locais para aplicação da primeira e segunda dose disponível:

Urap Hidalgo de Lima;

Urap Rosângela Pimentel;

Urap Maria Barroso;

Urap São Francisco [segunda dose];

Urap Vila Ivonete;

Urap Cláudia Vitorino;

Urap Eduardo Assmar;

Urap Bacurau [segunda dose];

Urap Valdeiza Valdez [Segunda dose];

Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac);

Policlínica Barral y Barral [segunda dose] e para segunda dose no drive-thru em frente ao 7º BEC.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados