Conecte-se agora

Vacinação para indústria avança em Rio Branco com apoio da FIEAC e do SESI

Publicado

em

A vacinação contra a covid-19 para industriários segue em ritmo avançado em Rio Branco. Após atingir a meta de imunização no Parque e Distrito Industrial, a imunização nesta quarta-feira, 16 de junho, está concentrada em um único ponto de vacinação, o Ginásio do SESI, localizado no bairro Manoel Julião.

Além da vacinação prioritária à indústria, o Ginásio do SESI abriu espaço hoje também para a imunização do público em geral, com idade a partir de 50 anos. O local deve também receber um mutirão de vacinação neste fim de semana, com previsão de o atendimento ocorrer das 8h às 22h.

O presidente da FIEAC, José Adriano, e o secretário de Saúde de Rio Banco, Frank Lima, acompanharam nesta manhã a vacinação no Ginásio do SESI. “Somos gratos a essa parceria com a prefeitura de Rio Branco, ao prefeito Tião Bocalom e ao secretário Frank Lima por terem proporcionado a realização dessa campanha de Imunização da Força de Trabalho do Setor Industrial. A FIEAC e o SESI estão empenhados para garantir que os industriários sejam todos vacinados na capital para que passemos a nos preocupar com a recuperação da economia”, tem declarado o presidente José Adriano, em postagens nas redes sociais.

Destaque 4

STF impede aproveitamento de cadastros de reserva da PM no Corpo de Bombeiros

Publicado

em

A ideia do governador Gladson Cameli (Progressistas) em enviar um Projeto de Lei (PL) que aproveita os aprovados no Cadastro de Reserva (CR) do concurso da Polícia Militar para o Corpo de Bombeiros deverá sofrer impedimentos jurídicos.

A decisão da Súmula Vinculante de Nº 43, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2015, mostra que a iniciativa de aproveitar os aprovados no concurso da PM, apesar de terem o mesmo estatuto do Corpo de Bombeiros, não pode ocorrer, pelo simples motivo de que o concurso fora realizado para o ingresso na PM e não para o Bombeiro Militar.

A iniciativa ganhou força nas redes sociais, após muitos relembrarem, que a iniciativa tinha um precedente no estado. Na época do governo Binho Marques (PT), de 2006 a 2010, ocorreram casos de servidores de cargos distintos ocuparem posições em outras instituições dentro da administração pública

Porém, em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

Segundo o Ministro Celso de Mello, a iniciativa de qualquer ente [União, Estado ou Município] fere o princípio da isonomia.

“A transformação de cargos e a transferência de servidores para outros cargos ou para categorias funcionais diversas traduzem, quando desacompanhadas da prévia realização do concurso público de provas ou de provas e títulos, formas inconstitucionais de provimento no Serviço Público, pois implicam o ingresso do servidor em cargos diversos daqueles nos quais foi ele legitimamente admitido”, afirmou.

A ideia de Cameli era contemplar o restante do cadastro de reserva que não foram convocados pelo governo, algo em torno de 175 aprovados no certame. “Vou enviar um projeto para convocar os 175 aprovados do cadastro de reserva da PM para serem aproveitados no Corpo de Bombeiros”, ressaltou.

Para Cameli, a lei ampara o projeto, haja vista que, o estatuto da Polícia Militar é o mesmo do Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros está com defasagem, por isso vamos fazer esse remanejamento. Independente do que vai ou não vai, estou dando por encerrado esse assunto. Quero garantir uma coisa, ano que vem a gente vai fazer concurso e isso pode ter certeza”, explicou.

Continuar lendo

Destaque 4

Cruzeiro do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar a partir dos 12 anos

Publicado

em

Neste sábado, 31, pelo menos 5.590 pessoas receberam a primeira dose de vacina durante a ação promovida pela secretaria de saúde da prefeitura de Cruzeiro do Sul. A ação aconteceu no Shopping Copacabana a partir das 16 horas. O horário final previsto inicialmente para ocorrer era até as 21 horas, devido à grande procura, acabou ultrapassando das 22 horas.

Com a ação, Cruzeiro do Sul consegue ser um dos primeiros municípios do país, se não o primeiro, a estender a vacinação para o público de 12 a 17 sem comorbidades. O avanço foi possível devido o município já ter vacinado, até sexta-feira, 87,36% do público preconizado pelo PNI nacional que é de acima de 18 anos. Num único dia de vacinação, o município conseguiu aplicar a primeira dose em 44,08% deste público de 12-17. Considerando o público total (acima de 12), Cruzeiro do Sul já tem 78,72% da população desta faixa vacinada ao menos com primeira dose.

O imunizante adotado foi o da Pfizer, até o momento o único autorizado pela Anvisa para este público. O local escolhido para a ação, o Shopping Copacabana, levou em consideração que este imunizante necessita de climatização para ser manuseado e aplicado.

Para esta ação foram mobilizados mais de 200 profissionais de saúde do município, além de equipes de apoio, voluntários do curso de enfermagem do Campus Floresta da UFAC e profissionais de saúde do estado.

Foram montadas 20 baias de atendimento para registro dos menores de 18 anos e mais um stand para maiores de 18, que também puderam receber a primeira dose.

“Desta vez é diferente porque vínhamos atendendo grupos de duas ou três faixas etárias, e desta vez teremos cinco faixas etárias, o que é um desafio para todos nós”, disse Joel Queiroz, técnico do PNI presente na ação.

Como já de costume, a ação de vacinação foi acompanhada de uma ação de comunicação voltada ao público destinado. Desta vez, a temática escolhida foi o aplicativo Tik Tok, que faz sucesso entre o público desta idade. Do lado de fora, a fila formada pelos adolescentes e seus pais e responsáveis dobrou duas vezes o quarteirão do shopping. Lara Isabele, 15, estudante do Colégio Cívico Militar D. Pedro II foi a primeira a receber a vacina neste dia:

“Agora é alegria e esperança. Estou nervosa, mas também feliz”, cita Lara Isabele. “A gente tem trabalhado muito na saúde para vacinar todas as pessoas, então vacinar minha pequena me deixa muito feliz mesmo. Esa festa é para todos os adolescentes. Minha felicidade é do tamanho da festa de hoje”, disse a mãe de Lara, a nutricionista Daiane Silva Ribeiro.

O clima predominante entre os adolescentes e seus pais foi de alegria e descontração. Maiores de 18 também puderam receber a primeira dose neste dia. Um stand próprio foi montado para receber também este público. “Estou muito feliz. Essa é uma oportunidade que nós estamos tendo agora. Muitas pessoas morreram sem ter essa chance e graças a Deus eu estou tendo”, disse o estudante de administração da Uninter, Janderson Breno, 21, morador do Bairro do Telégrafo.

O presidente da ALEAC, Nicolau Júnior. esteve visitando o local de vacinação em companhia do prefeito Zequinha Lima. O deputado destacou o empenho do prefeito e o apoio do governador Gladson Cameli para o sucesso da vacinação em Cruzeiro do Sul.

“Isso foi fruto de muito trabalho e organização. Desde o inicio da vacinação nosso prefeito Zequinha e o governador Gladson tem tomado medidas acertadas, e no momento em que o governador mais precisou a Aleac também abraçou essa causa. A gente vê o alívio no semblante dos pais, porque todos estavam preocupados com seus filhos”, disse o presidente da Aleac, Nicolau Júnior.

O prefeito Zequinha fez questão de visitar pessoalmente o local de vacinação, para sentir de perto o clima entre a população e o público alvo da campanha.

“Temos tido a felicidade de antecipar muita coisa aqui neste processo de vacinação, e esse para mim está sendo um momento histórico, porque a gente está tendo a oportunidade de ser um dos poucos municípios que está conseguindo vacinar os adolescentes, e ao mesmo tempo dá esperança de que num espaço curto de tempo a gente possa estar deixando de usar máscara por exemplo. Mas isso é um processo que a gente vai aguardar um pouco mais. Nós tínhamos definidas as aulas presenciais para setembro, então a nossa preocupação era a vacinação dos adolescentes e agora isso dá mais segurança para que possam voltar a escola com a vacinação. Nós quisemos fazer disso uma festa, um momento de alegria, quero registrar o trabalho de eficiência que nossas equipes estão tendo, quem ganha com isso é a sociedade de Cruzeiro do Sul que está caminhando para que a gente possa imunizar 100% do povo dessa cidade. Essa antecipação é fruto de muito trabalho e planejamento, mas o mais importante é que a sociedade tem entendido também que a gente precisa ser vacinado e precisa se proteger. Nossa equipe de comunicação tem trabalhado bastante, junto com a saúde, para que cada vacinação haja sempre um tema dedicado àquele público. Hoje viralizou nas redes socais o Tik Tok, isso faz com que as pessoas se motivem a sair de casa para passear no shopping e tomar sua vacina”, disse o prefeito Zequinha durante coletiva concedida à imprensa no local.

Continuar lendo

Destaque 4

“Vou exonerar ela sim!”, diz Gladson sobre Valdete Souza após acusação de rachadinha

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) afirmou ao ac24horas neste domingo, 1° de agosto, que  decidiu bater o martelo e irá exonerar nos próximos dias a diretora financeira da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Acre (Codisacre), Valdete Souza, que virou alvo de uma investigação da Polícia Civil após uma funcionária acusá-la de praticar “rachadinha”.

“Não tem condições uma situação dessa dentro do governo, vou exonerar ela do cargo sim”, declarou.

Valdete, que já foi presidente do partido PMN, supostamente exigia das pessoas que ela indicou para o cargo comissionado em outras secretarias um valor mensal que deveria ser entregue em espécie em sua casa ou mesmo no gabinete. Em recente entrevista, a diretora negou as acusações e debitou as denúncias devido ao seu estilo de falar o que pensa e atribuiu o caso a “fogo-amigo”.

Na última sexta-feira, 30, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Valdete. A operação foi no intuito de aprofundar as investigações.

Continuar lendo

Destaque 4

Policiais penais do Acre temem ser alvos de execução após “acordo de paz” entre facções

Publicado

em

O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen), Éden Azevedo, declarou ao ac24horas na manhã deste sábado, 31, que as facções criminosas podem estar planejando ataques contra agentes de segurança, especialmente, aos que atuam nas penitenciárias do estado.

Segundo Azevedo, a motivação pelos ataques pode estar ligada a suposta paz entre as principais facções rivais do Acre. No caso, a facção do Bonde dos 13 e do Comando Vermelho, que comandam o tráfico de drogas, armas, roubos e prostituição no Estado. A trégua teria sido dada por meio de comunicados nas redes sociais. Outra motivação pode ser em virtude que nos últimos dias mais de 60 monitorados quebraram a tornozeleira eletrônica, conforme dados do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen).

“Eles alegam que são perseguidos por que o Estado os oprime. Aqui no Acre já aconteceu várias vezes. Só aqui mais de 10 policiais penais morreram, desde a implantação do sistema”, explicou.

LEIA TAMBÉM: >>>Com sinalização de trégua, Rio Branco não registra morte por guerra de facções há 24 dias

Recentemente, segundo levantamento realizado pela equipe do ac24horas, o Estado passou 24 dias, ou seja, três semanas e meia, Rio Branco não registrou nenhum homicídio ligada ao tensionamento entre organizações criminosas. Os dados corroboram com uma suposta trégua entre o crime organizado.

Éden acredita que os supostos ataques contra os operadores de segurança podem estar sendo orquestrados pelos membros do Comando Vermelho, a exemplo do que vem ocorrendo no Estado do Pará, onde já morreram 16 polícias penais em apenas um mês.

Por meio de nota enviada à reportagem, Azevedo ressaltou que em virtude das recentes ocorrências em outros estados, solicita aos policiais penais e operadores da segurança pública em geral, atenção redobrada durante o serviço e, sobretudo nas folgas.

“O alerta se faz necessário, considerando informações extraoficiais de que facções criminosas estariam tramando contra a vida de policiais no Acre. É cediço, que o risco é inerente à função policial, no entanto, é de suma importância que as Forças de Segurança Pública estejam unidas e em alerta, em especial neste momento, na defesa dos seus e da sociedade como um todo”, argumentou.

Os dados apontam que uma das últimas mortes em decorrência das facções foi a de Edicleuson Brito, 46 anos, que foi executado com nove tiros na tarde de terça-feira, 22 de junho, dentro de sua residência, localizada na rua Boulevard Augusto Monteiro, situada no bairro Triângulo Novo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Na época, a polícia levantou que a motivação do crime pode ter sido ocasionada por Edicleuson ter denunciado à polícia uma “boca de fumo”.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas