Menu

Gladson garante que deve intervir sobre operações com excessos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli (Progressistas) esteve reunido com o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Doca Veronez, o fazendeiro Jorge Moura e familiares para debater a operação ocorrida na última terça-feira (15), onde funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC) entraram na fazenda Campo Esperança, no município de Capixaba, Interior do Acre para realizarem uma fiscalização de rotina. A ação foi acompanhada por homens do exército brasileiro que estavam armados com fuzis.

LEIA MAIS:

Anúncio

Exército e Mapa fazem operação na fazenda de Jorge Moura e pecuarista se revolta

Maior produtor de milho do Acre também denuncia ação truculenta do Mapa com apoio do Exército

Ao fazendeiro, considerado o maior produtor de soja do Acre, Cameli destacou que seu governo é democrático e visa garantir direitos iguais para o pequeno, médio e grande produtor. “Vou interceder junto ao governo federal para que ações como essa não possa voltar a ocorrer novamente”, declarou.

O fazendeiro Jorge Moura disse ao ac24horas que somente no Acre os produtores são desrespeitados. “Lá fora eles são valorizados, aqui somos tratados como bandidos, mas, já está mudando com a atual gestão”, ressaltou.

De acordo com informações repassadas ao ac24horas, o trabalho dos órgãos federal e estadual se referia a uma fiscalização, aparentemente de rotina, do uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, que é de responsabilidade do Ministério e do órgão de defesa estadual, além do controle da comercialização e do transporte de defensivos agrícolas.

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, voltou a lamentar o episódio e afirmou que a entidade vai fazer denúncia ao Ministério da Agricultura e ao governo do Acre a respeito do incidente, no entanto, se mostrou favorável à fiscalização. “A residência é inviolável. O que não pode é chegar com postura agressiva e de intimidação. É desnecessário”, concluiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.