Menu

Tomógrafo entregue há 4 meses ao Hospital do Juruá ainda não foi instalado e prejudica pacientes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em Cruzeiro do Sul, só quem está internado nos Hospitais do Juruá e de Campanha consegue fazer tomografia. Isso se o exame for de abdômen, porque de crânio, não é feita e se o paciente tiver  menos de cem quilos. O tomógrafo está há 14 anos na unidade hospitalar e atende pacientes com e sem Covid-19, com intervalo de uma hora após a higienização.

Na semana passada, o aparelho ficou dois dias sem funcionar. O novo tomógrafo, entregue pelo governo do Estado há 4 meses ao Hospital do Juruá, segue sem instalação e funcionamento.

Anúncio

“Só o que fizeram foi uma abertura na sala onde o aparelho deve ser montado e nada além disso”, conta um médico da unidade hospitalar, que prefere não se identificar.

O profissional conta ainda que no final de junho devem chegar em Cruzeiro do Sul três médicos de Rio Branco para reforçar as escalas dos Hospitais do Juruá e de Campanha, onde estão internados os pacientes com Covid-19.

“Por falta de profissionais, tem plantão do Pronto-Socorro e no Hospital do Juruá que fica só com um médico. Se houver um acidente com muitas vítimas de uma vez só, não há como atender. Estamos mais tranquilos com a vinda de 3 colegas, número que poderá aumentar”, cita o médico.

O Hospital do Juruá, que tem como anexo o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, é administrado pela Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau com recursos do governo do Estado, por meio da secretaria  de Saúde.

Quanto ao tomógrafo, de  acordo com a diretora de Administração da Sesacre, Muana Araújo, nesta quarta-feira, 16, o problema da instalação do aparelho começa a ter solução. “Na quarta a empresa responsável entra na preparação da instalação do tomógrafo. Com relação aos médicos, não tenho conhecimento porque  quem contrata é a Anssau”, declarou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.