Categories: Cotidiano Notícias Política

Bittar e Duarte criticam operação do Mapa na fazenda do pecuarista Jorge Moura

Published by
Lucas Vitor

O senador Márcio Bittar e o deputado estadual Roberto Duarte, ambos do MDB, usaram as redes sociais nesta terça-feira, 15, para comentar o episódio envolvendo funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC) na fazenda Campo Esperança, no município de Capixaba, de propriedade do pecuarista Jorge Moura, que resultou em desentendimento entre o produtor e os servidores.


Nas redes, Bittar afirmou que ficou indignado com a ação e ressaltou o papel do agronegócio em meio à pandemia da covid-19.


“O produtor não pode ser tratado como bandido. O Agronegócio está salvando o país: os homens e mulheres que produzem nunca ficaram em casa, não pararam de trabalhar, mesmo com a pandemia. Não podemos deixar que as famílias de trabalhadores sejam tratadas como criminosas, penalizadas por leis que travam a economia acreana há décadas! Contem com a minha gratidão e o meu apoio sempre!”, afirmou.


Já Roberto Duarte afirmou que a ação causou um constrangimento desnecessário a Jorge Moura e aos seus colaboradores. “No local, chegaram tropas do exército, que mais parecia uma operação de guerra, causando intimidação desnecessária para seus familiares e trabalhadores que lá estavam. Receber informações como esta no dia em que comemoramos o aniversário do nosso estado é desanimador, pois queremos um Acre conduzido por Governo que apoie e defenda quem produz e gera emprego e renda. Mais respeito, por favor!”, escreveu.


De acordo com as informações apuradas pelo ac24horas, o trabalho dos órgãos federal e estadual se referia a uma fiscalização, aparentemente de rotina, do uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, que é de responsabilidade do Ministério e do órgão de defesa estadual, além do controle da comercialização e do transporte de defensivos agrícolas.


O que causou a revolta do pecuarista e agricultor Jorge Moura foi a presença do Exército durante a fiscalização, situação que ele considerou desnecessária, desrespeitosa e como uma demonstração de intimidação. Em um vídeo gravado no ato da chegada das equipes à fazenda, Moura confronta um funcionário do Mapa pela presença dos militares.


Share
Published by
Lucas Vitor

Recent Posts

Filhos estão preocupados com ‘tristeza constante’ de Hugh Jackman um ano após divórcio

Os filhos do ator Hugh Jackman estão preocupados com a “tristeza constante” do astro da…

06/05/2024

Irmão de Marília Mendonça faz rifa com itens da cantora é criticado e rebate

João Gustavo, irmão da cantora Marília Mendonça, usou suas redes sociais nessa segunda-feira (6), para…

06/05/2024

Bando faz família refém e leva carro de vítimas em Cruzeiro do Sul

O empresário Jorge Luiz foi surpreendido por criminosos armados na manhã desta segunda-feira, 6, quando…

06/05/2024

Câmara de Epitaciolândia sofre pressão para cassar mandato de vereador condenado por corrupção

Após ser afastado da presidência da Câmara Municipal de Epitaciolândia, no ano passado, o vereador…

06/05/2024

Correios no Acre estão fora de campanha em prol do Rio Grande do Sul

Os Correios anunciaram nesta segunda-feira, 6, que vão receber doações às vítimas das chuvas que…

06/05/2024

Condutor de Porsche que matou motorista em acidente está foragido

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, motorista do automóvel Porsche que provocou a morte…

06/05/2024