Menu

Pesquisar
Close this search box.

Como mídias sociais e internet influenciam a educação?

Saiba neste artigo os aspectos positivos e negativos da influência que a internet e as mídias sociais exercem sobre a educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Educação, internet e mídias sociais: oportunidade ou ameaça?


Nos últimos 20 anos, a área da educação passou por mudanças drásticas. O uso das tecnologias de informação e comunicação, e principalmente, da Internet, causou alterações surpreendentes. Dentro e fora das instituições de ensino, computadores e internet marcaram presença. Mais recentemente, observou-se a ascensão das redes sociais. E isso ocorreu de uma forma significativa, a ponto de afetar os conteúdos de provas, sendo comum, por exemplo, a solicitação de uma redação sobre redes sociais e internet.

Anúncios


Mudanças na educação


As mudanças na educação são muito perceptíveis no século XXI. Professores sempre precisaram esforçar-se para competir com outros interesses, dentro e fora de sala de aula. Isso acontece mais com as crianças e os adolescentes, mas também entre adultos alunos. Mas, dessa vez, o fator de distração era poderoso e ao alcance dos dedos: a internet.


No início dos anos 2000, a internet ainda era limitada. Além de velocidades modestas, seu uso estava restrito a poucos ambientes.


Mas, alguns poucos anos depois, o cenário era outro. A internet se espalhou por lares, comércios e até na rua, e em velocidades altas, diferentes do que se via até então.


Nas instituições, mudanças significativas foram vistas rapidamente. Em universidades, o modo de compartilhamento e de acesso a informações mudou muito, ressignificando o uso e o papel das bibliotecas, por exemplo.


O uso de plataformas digitais de formatação e busca no meio acadêmico tornou-se comum.


Em escolas, em pouco tempo as consultas de textos passaram a ser feitas online, em vez de nos livros. A entrega de notas e o contato com os pais, em muitos casos, começaram a ocorrer pela internet.


Mas nada se compara com o surgimento e popularização dos smartphones. Essa combinação de internet de fácil acesso e veloz com minicomputadores na palma da mão revolucionou ainda mais as relações, em especial na sala de aula. Afinal, agora os alunos podiam acessar aquele mundo de interesses durante as aulas, para desespero de pais e professores.


Essa combinação de internet de fácil acesso e veloz com minicomputadores na palma da mão revolucionou ainda mais as relações, em especial na sala de aula.


Mídias sociais


Ao mesmo tempo em que internet e smartphones espalhavam-se de maneira veloz, outro fenômeno surgia: o das mídias sociais.


As mídias sociais trouxeram para a internet algo que não é nada novo, embora pareça: as redes sociais.


Rede social, segundo a Wikipedia, é “uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns”. O termo popularizou-se como equivalente a mídias como Orkut, Facebook, LinkedIn, Instagram, mas na verdade, ele é bem antigo.

Anúncios


O fato é que quando internet, computadores e redes online uniram-se, as relações e o modo de fazer de muitas coisas mudou ainda mais.


Até então, já se encontrava na internet, de forma dispersa, sites de empregos, de estudo, blogs, e-mails. O pioneirismo das redes sociais online, aparentemente, foi que elas passaram a permitir todas estas atividades no mesmo local. E mais: possibilitaram que todos pudessem se conectar com amigos, virtuais ou não, e fazer de sua vida uma grande vitrine em tempo real. E justamente aí é que reside seu maior atrativo e fator de sedução junto ao público.


O pioneirismo das redes sociais online, aparentemente, foi que elas passaram a permitir todas estas atividades no mesmo local.


Questões para pensar


Os benefícios da conectividade na educação são imensos e inegáveis. A internet e as mídias sociais trouxeram grandes ganhos.


Multiplicaram-se as possibilidades de cursos a distância, inclusive graduações e pós-graduações, e isso sem dúvida é positivo.


Nos colégios, professores começaram a passar atividades em ambiente virtual, facilitando o aprendizado e até a participação dos pais, que agora podem acompanhar as atividades pendentes dos filhos.


Além disso, nas pesquisas, o número de fontes disponíveis a alunos e professores de colégios e faculdades cresceu imensamente. É como se fossem abertas as portas de uma grande biblioteca mundial.


Por outro lado, foi e ainda é preciso aprender a lidar com a parte negativa disso:


informações de baixa qualidade e fake news;


pesquisas malfeitas, pesquisas feitas sem critério ou até mesmo copiadas;


dispersão de atenção que a internet pode acarretar.


Na esteira do sucesso e dos benefícios da internet, temos as redes sociais. Elas também impactaram positivamente o ensino por um lado, e negativamente por outro.


Como fatores positivos, destacam-se:


formação de redes de contato diretas entre professores e alunos;


contato entre pesquisadores dos mesmos assuntos de locais distantes;


divulgação de resultados de estudos e pesquisas para públicos leigos.


Mas não é possível eliminar os malefícios que as redes sociais trazem à educação. Na verdade, estes perigos existem no mundo real, e foram apenas agravados e facilitados pelas redes. Como:


O bullying e o assédio;


Potencial de distração de atenção causados pelas redes online.


Justamente por serem tão atrativas, com sua aprovação instantânea, as redes sociais preocupantes. Não só por potencialmente prejudicarem o desempenho escolar, como por eventualmente afetarem a saúde mental.


Por fim, o que deve prevalecer sempre é o equilíbrio e avaliação a crítica. Só assim o ensino poderia tirar proveito do que de melhor a internet e as mídias têm a oferecer.


Vantagens da internet e das mídias sociais na educação


Ameaças da internet e das mídias na educação


Várias atividades em um só localVida transformada em “vitrine”
Conexão com colegas antigos e novosInformações de baixa qualidade e fake news
Aumento de oferta de cursosDistração
Atividades virtuaisBullying
Controle dos pais das atividades e notasBaixa qualidade de pesquisas
Muitas fontes para pesquisaPrejuízo à saúde mental

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido