Moradores fecham a BR-364 após órgãos ambientais queimarem máquina de madeireiros

Fotos e vídeo: PVH NOTÍCIAS
Um grupo de moradores do Distrito de Vista Alegre do Abunã, cidade com mais de 16 mil habitantes no interior de Rondônia, interditaram na manhã desta quarta-feira, 9, a BR-364, sentido Rio Branco- Porto Velho, em manifesto contra as ações de fiscalização e autuação ambiental do ICMBio e do IBAMA.
De acordo com um dos organizadores do fechamento da estrada, que preferiu não revelar sua identidade, o bloqueio é relativo à operação do governo federal que vem acontecendo há tempos, deixando várias famílias desempregadas. Além disso, os fiscalizadores estão supostamente agindo com truculência, queimando máquinas.
“Eles vieram aqui e fizeram um estrago sem tamanho, por quê? Simples, eles não são capacitados para resolver as situações. Eles trancaram 90% das serrarias, e onde tinha 60 e 80 trabalhadores, acabou ficando travado. Eles tinham que fazer declaração para onde estavam levando a madeira, porque a população não sabe e queremos saber para onde vai”, declarou.

Fotos: PVH NOTÍCIAS
Segundo ele, os agentes chamaram os trabalhadores de vagabundos durante o trabalho. “Queremos saber quem mandaram eles pra cá, se foi o presidente, ou quem quer que seja. Só queremos trabalhar”, ressaltou.
A manifestação não tem hora para acabar, com isso, a Polícia Rodoviária Federal já mandou uma viatura para o local. A queima de maquinário citada pelos manifestantes usado em crime ambiental é prática prevista no decreto 6.514, de 2008, e tem como objetivo tornar o preço do delito ambiental oneroso para o infrator.

Fotos: PVH NOTÍCIAS
Especialistas afirmam que dependendo do local onde se dá a apreensão, não há outra forma de agir, e a destruição de tratores, escavadeiras e máquinas agrícolas garante uma efetividade mais longeva das operações de fiscalização, além de não exporem as equipes.
Entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram desmatados 10.129 km² na Amazônia, sendo que em Rondônia o desmatamento bateu 1.257 km², o equivalente a 12,41% de participação na destruição do maior bioma do Brasil. Em relação ao desmatamento na Amazônia, só em maio de 2020 o desmatamento aumentou 12% em relação ao mesmo mês de 2019.
Veja o vídeo:

O candidato ao governo, senador licenciado Márcio Bittar (UB) e a candidata ao Senado da República, professora Márcia Bittar (PL), estiveram reunidos nesta quarta-feira, 10, no Palácio do Alvorada, em Brasília, com o presidente da República Jair Bolsonaro, também do PL, em busca de apoio para as eleições deste ano – que ocorre no dia 2 de outubro.
De acordo com a assessoria do ex-casal Bittar, durante o encontro, os políticos discutiram um plano que visa melhorar a vida dos acreanos. Além disso, Márcio e Márcia reafirmaram apoio mútuo para a reeleição do chefe do Palácio do Planalto.

O idoso Elídio Ferreira Cavalcante, de 77 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira, 11, no terreno situado nos fundos de sua residência localizada na rua Poços de Caldas, no bairro Cidade Nova, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações da polícia, o idoso foi encontrado por familiares no quintal de sua residência com um dos pulsos amarrado com um fio, uma camisa cobrindo seu rosto e um ferimento na região da boca. A Polícia informou ainda que no solo havia marca como se Elídio tivesse sido arrastado da casa até aos fundos do quintal.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do Perito em criminalística, que não soube informar precisamente a causa da morte, que será revelada após o laudo pericial.
O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Dois dias após o término da Expoacre, o Parque de Exposições Wildy Viana da Neves localizado ao longo da Rodovia AC-40, na região da Vila Acre, começa a ter várias estruturas desmontadas para evitar especialmente ação de vândalos e ladrões que durante a pandemia causaram prejuízo de milhares de reais ao governo do Estado.
Na noite desta terça-feira (9) já foi percebida a ação dos ladrões que já começaram a furtar cabos da rede elétrica. Outro fato negativo foram os estragos causados por um vendaval que destruiu parte dos camarotes, da chamada área de bacanas da arena de shows.
Desde a noite de domingo (7), com o término da Expoacre, que dezenas de pessoas se anteciparam aos ladrões e passaram a desmontar grande parte da estrutura montada para a realização da festa que durou 9 dias e atraiu milhares de pessoas.
Foram desmontados stands de empresas, bares, arena de rodeio e parte da rede elétrica, ficando apenas a arena de shows, que será desmontada na próxima semana, já que no próximo domingo (14) haverá um mega evento no local, o show do cantor Zezo.
Na noite desta terça-feira, com a chegada de uma frente fria em Rio Branco, ocorreu o vendaval, e o vento forte acabou derrubando e destruindo em parte os camarotes da arena de shows, que é destinada especialmente aos empresários que expõem seus produtos durante a festa e a pessoas de alto poder aquisitivo.
Ação de ladrões
Nos últimos dois anos sem a realização da Expoacre, o Parque de Exposições Wildy Viana foi abandonado pelo poder público, o que fez com que ladrões praticamente destruísse a área levando de tudo, desde as telhas da cobertura, instalações sanitárias, janelas e rede elétrica de todas as construções em alvenaria ou madeira existente. Chegaram ao cúmulo de levar um transformador de energia pesando mais de 200 quilos.
Na manhã desta quarta-feira (10), os trabalhadores descobriram que os bandidos já começaram a agir, levando cabos da rede elétrica.

O desabamento de uma construção no início da tarde desta terça-feira, 9, no bairro Nova Estação, em Rio Branco, não passou de um susto.
É que já havia a certeza de que não tinha ninguém no momento do desabamento do sobrado em construção e a única vítima seria uma cadela de estimação do proprietário. Ocorre que apesar do prédio ter caído por inteiro causando um forte impacto ouvido em quase todo o bairro, a cadela conseguiu sobreviver.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a cadela é resgatada pelos bombeiros que trabalhavam nos escombros da obra que desabou.
O laudo pericial, que deve ficar pronto em 30 dias, vai elucidar o motivo do desabamento.
-
Cotidiano
Briga generalizada marca encerramento das festividade da Expoacre 2022
-
VEM FRIO AÍ
Friale prevê nova onda de frio polar no Acre e temperatura deve cair
-
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Mais de 150 Carteiras de Identidade foram emitidas na Expoacre 2022, afirma instituto
-
LUTO!
Motorista de ônibus sofre acidente de moto e morre no bairro Tucumã
-
Cotidiano
Noite de sexta tem ocorrência com tiros e correria em setor da ExpoAcre
-
Acre 01
Vídeo mostra correria de pessoas e barulho de tiro em noite de cão no Parque de Exposições
-
SEGURA, PEÃO
Abimael Lima, de Senador Guiomard, é o campeão do Rodeio
-
A CASA CAIU
PF apreende nota de R$ 420 com estampa de bicho-preguiça e maconha no Acre