Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com estiagem, Rio Acre marca 3,15 metros e preocupa autoridades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre na capital chegou à cota de 3,15 metros, nesta segunda-feira, 7, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Acre. A cota de alerta neste período é de 3 metros e 2,69 metros de alerta máximo.


O major Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, explicou que na capital acreana o rio ainda não entrou em situação de alerta, mas que deverá entrar nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, os meses mais críticos do período da estiagem são julho, agosto e setembro.

Anúncios


“Podemos chegar sim em uma situação mais crítica. Nós estamos apenas no início de Junho e vale lembrar que apenas em Assis Brasil e Rio Branco tem a cota acima de três metros, os outros municípios estão abaixo de três metros e alguns estão abaixo de dois metros e podemos chegar naquela situação de 2016. Não há um descarte dessa possibilidade. Vale lembrar que no mês de maio tivemos um decréscimo de 6 metros no Rio. Estamos em monitoramento constante verificando essa situação de oscilação do Rio”, afirmou.


Em setembro de 2016, o Rio Acre atingiu o menor nível já registrado na história desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. No dia 17 de setembro daquele ano, o rio marcou 1,30 metros.


Com o período de estiagem, o Corpo de Bombeiros informou que as bacias dos rios Acre, Juruá, Purus e Tarauacá-Envira estão em situação de alerta ou alerta máximo. Porém, a situação mais crítica é registrada na bacia do Rio Acre, que engloba Assis Brasil (3,07 metros); Brasiléia (2,11 metros); Xapuri (2,34 metros); Capixaba (não há informações), Porto Acre (não há informações) e Rio Branco (3,15).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido