Menu

Gladson visita a ETA II e garante intervenção para evitar desabastecimento de água

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Devido a um novo movimento de terra próximo à Estação de Captação de Água (ETA) da terceira ponte, na Via Verde, o abastecimento de água na capital acreana corre risco, o governador Gladson Cameli (Progressistas) visitou neste domingo (6) o local onde equipes do governo e prefeitura realizam uma intervenção para evitar danos maiores.


Segundo informações dos técnicos, o problema na ETA é devido a movimentação do solo da área da captação que voltou a ceder, com isso, a subestação, que já apresentava fissuras, continua com risco de desabar e, mesmo com a contenção feita no ano passado, o movimento de terra continua progredindo a cada período de cheia.

Publicidade

“A estrutura física da nova subestação para alimentar a estação de captação está em fase de conclusão. Nosso objetivo é colocar essa nova subestação em funcionamento o mais rápido possível”, declarou Cameli.


De acordo com o governo, técnicos da Defesa Civil Estadual, Federal e Corpo de Bombeiros também acompanham a execução dos serviços. As intervenções incluem obras de drenagem e construção de canais para desviar a água do tanque de decantação, para que possa ser realizada a limpeza e manutenção da única célula do tanque da captação, hoje em operação.


A obra de contenção foi realizada com estacas cravadas a mais de 20 metros de profundidade, para conter o avanço do movimento de terra.


Em maio de 2020, devido às chuvas fortes, uma grande movimentação de terra acabou abalando a estrutura da subestação da captação, momento em que o governo do Estado, por meio da Seinfra, iniciou a construção da nova subestação e as intervenções de segurança para que a captação ficasse protegida, porém, a obra também foi danificada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido