Menu

Anvisa autoriza Sputnik e Acre deve receber 700 mil doses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira, 4, o uso emergencial no Brasil da vacina russa contra Covid-19, a Sputnik V. A autorização, em caráter excepcional, foi aprovada pelos membros diretores da agência após o pedido do Consórcio Nordeste, que tem acordos de compra fechados com a farmacêutica responsável pelo imunizante.

Com isso, o Acre deve receber as 700 mil doses da vacina ‘Sputnik V’, produzida na Rússia, por meio do Consórcio dos governadores do Nordeste e Fundo Soberano Russo. A compra avaliada em R$ 40 milhões de reais foi anunciada em março pelo governador Gladson Cameli.

Anúncio

O consórcio assinou a compra de 37 milhões de doses do imunizante, que serão distribuídas a todos os estados brasileiros. A previsão era que as doses chegassem ao Brasil entre os meses de abril e julho deste ano.

A vacina é dividida em duas doses. O governo, quando destacou que assim que a vacina estiver pronta na Rússia, o Estado precisa fazer o depósito de 25% do valor contrato, cerca de R$ 10 milhões. Na data do embarque, que será diretamente Rússia/Acre, o governo terá que pagar os outros 75% do contrato.

Esta foi a segunda vez que a Sputnik V foi analisada pela Anvisa. Anteriormente, a agência negou o uso do imunizante por falta de detalhes em relação à segurança e eficácia. Mais documentos foram enviados, o que possibilitou a aprovação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.