Conecte-se agora

Aprovados no concurso da Educação e do IDAF vão à Casa Civil cobrar convocação

Publicado

em

Um grupo de aprovados no concurso do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizaram um protesto conjunto nesta quarta-feira, 2, em frente à Casa Civil cobrando do governador Gladson Cameli a convocação imediata.

Em ato pacífico, a manifestação teve apoio do sindicato dos bancários em nome do presidente, Eudo Rafael e do deputado estadual, Neném Almeida, que se juntaram aos grupos no ato.

Com faixas e cartazes, os aprovados no concurso efetivo da Educação lembraram que são 485 educadores que estão aguardando a convocação desde 2019. No ato, eles pediram que o governador Gladson Cameli respeite a constituição, inclusive citando o artigo 37 e pediram o fim de contratos temporários.

No ato, o deputado Neném Almeida, afirmou que os professores têm o direito de protestar para a convocação e lembrou que o governador prometeu a convocação dos efetivos.

“O governador na campanha prometeu que iria valorizar o pessoal da ativa e que são concursados e até agora não chamou quase ninguém. Os concursados da Educação estão aqui cobrando que o governador Gladson cumpra o que prometeu. São 485, que aguardam convocação e têm vaga porque hoje o quadro de provisórios é bem maior do que estão no efetivo”, afirmou.

Já os aprovados do concurso do Idaf, cobram a convocação, após quase seis meses da divulgação do resultado final. No ato, os presentes cobraram um posicionamento do governo, uma vez que não há nenhuma perspectiva de convocação.

O concurso público era para a formação de cadastro de reserva para os cargos de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e técnico em defesa agropecuária e florestal.

Assista ao vídeo:

Acre 01

Ex-prefeito Zezinho Barbary nega trabalho escravo e diz ser alvo de perseguição política

Publicado

em

O ex-vereador e ex-prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, investigado por trabalho escravo pela Polícia Federal, negou neste sábado, 12, que tenha cometido o crime e fala que o caso o fez virar alvo de perseguição política, pelo fato de ter se lançado candidato a deputado estadual.

O secretário de Obras do município, José Maria Branco, que foi preso em flagrante pela PF na fazenda de Barbary na quinta-feira, 10, já foi liberado. Um sobrinho de Branco, que estava na fazenda, seria o trabalhador explorado, segundo denúncia recebida pela Polícia Federal.

Barbary conta que a fazenda onde a Polícia Federal foiestá cedida para o secretário José Maria, que é seu compadre. “Eu não tenho funcionário nesta propriedade. O rapaz que estava no local é sobrinho do Zé Maria e é funcionário da prefeitura e pelo que eu sei, não foi regularizado por falta de documentação”, relata.

Barbary afirma que respeita o trabalho da Polícia Federal e que se coloca a disposição dos órgãos de fiscalização. “Minha candidatura tem incomodado caciques”, contou, sem dar maiores detalhes. O secretário de Obras, segundo seu advogado, Jonathan Donadoni, foi solto à meia noite desta sexta-feira, sem pagamento de fiança.

Em nota, a prefeitura de Porto Walter explica que a Polícia Federal não esteve em nenhum órgão público municipal e que a investigação não diz respeito à gestão do prefeito Cézar Andrade. A Polícia Federal não divulgou Nota sobre a investigação e a prisão em flagrante.

Continuar lendo

Acre 01

Sanderson diz que Bolsonaro é a pior coisa que aconteceu, mas afirma ser contra impeachment

Publicado

em

Durante entrevista ao programa Boa Conversa transmitido pelo ac24horas nesta sexta-feira, 11, o advogado criminalista Sanderson Moura, conhecido por não ter papas na língua, provou que sua opinião fica ainda mais sincera quando o assunto é o presidente Jair Bolsonaro. Moura faz questão de afirmar que é contrário às ideias e ao modo de governar do atual presidente.

“Bolsonaro é a pior coisa que aconteceu no Brasil junto com esse vírus. É um dos principais males do nosso país. Quer destruir a educação, o sistema público de saúde, é o grande responsável por essa pandemia porque negou a compra da vacina”, diz Sanderson.

LEIA TAMBÉM:

Sanderson: “Não tem como ressuscitar a FPA com as mesmas ideias e as mesmas pessoas” 

Falta qualificação para Bittar, Mailza e Petecão no senado, diz pré-candidato do PSOL 

“Jorge Viana foi o melhor governador da história do Acre”, diz Sanderson Moura

Moura comentou ainda sobre o ex-presidente Lula, apontado nas últimas pesquisas, na liderança. “Lula é a solução se for uma disputa entre ele e o Bolsonaro. Neste caso, sem dúvida, Lula é melhor que Bolsonaro. Não só sou eu que digo isso. O Fernando Henrique diz isso, o Rodrigo Maia diz isso, eu acho que até quem votou no Bolsonaro não vota mais”, afirma Sanderson.

O pré-candidato ao senado pelo PSOL nas eleições do ano que vem concorda que uma terceira via seria importante se conseguisse se viabilizar. “Eu tenho acompanhado muito o Ciro Gomes, é um pensador de boas ideias para o país, mas precisa se viabilizar. Até agora não aconteceu, mas como as coisas mudam na política, pode ser que ainda aconteça”, explica.

Apesar de contrário ao governo Bolsonaro, Sanderson conta que acha inviável um impeachment. “Impeachment não é viável. Não é possível fazer um todo dia, é um desgaste muito grande para a nação. Eu vivi dois, com o Collor e a Dilma, mas eram contextos diferentes”, afirma.

Assista ao vídeo:

video

Continuar lendo

Acre 01

Monitorado é executado com 3 tiros na cabeça e morador fica ferido com um tiro, no Santa Inês

Publicado

em

O presidiário monitorado Rachide Albuquerque da Silva, de 27 anos, foi morto e um outro homem identificado como Washington Santos da Silva, de 22 anos, foi atingido com um tiro em via pública na tarde desta quinta-feira, 10. O crime aconteceu na travessa 12 de Junho, no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Rachide é morador do bairro Vila Acre e tinha ido visitar uma amiga em um apartamento na região, na saída, enquanto aguardava um mototáxi, um membro da facção Bonde dos 13, se aproximou em uma bicicleta e efetuou vários tiros na direção do monitorado. Rachide foi atingido com três tiros na cabeça. Já Washington, que é um morador em um dos apartamentos, foi ferido com um tiro no abdômen.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas o monitorado por tornozeleira já se encontrava morto. Populares colocaram Washington dentro de um carro e o encaminharam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. Uma ambulância do SAMU encaminhou a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave

Policiais Militares do 2° Batalhão fizeram patrulhamento na região em busca de prender o autor do crime, mas ele não foi encontrado.

O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facções.

Continuar lendo

Acre 01

Weverton envia mensagem a palmeirense acreano que está no Into com Covid-19

Publicado

em

Francisco Botelho Rodrigues, de 57 anos, é deficiente visual e está internado com Covid-19 desde o dia 6 no Hospital de Campanha de Rio Branco. Recentemente, teve uma das maiores surpresas da vida dele. Torcedor do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Francisco conseguiu se comunicar com o jogador acreano Weverton Pereira por meio de mensagens de vídeo, dentro da unidade hospitalar.

“Weverton segura esse gol aí pra gente ser campeão de novo da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão”, pediu o torcedor. Nessa quarta-feira, 9, o jogador acreano foi convocado oficialmente pelo técnico da Seleção brasileira para jogar na Copa América.

A comunicação entre seu Francisco, que segue internado, e o jogador foi intermediada pelo fisioterapeuta Railton Gomes, que atua no INTO e Hospital de Campanha e é amigo de infância do goleiro. Ele já jogou com Weverton no Juventus em Rio Branco e na Taça São Paulo de Juniores.

Seu Francisco desejou boa sorte para Weverton e recebeu dele desejo de boa recuperação. “Obrigada pelo carinho seu Francisco. Que Deus lhe abençoe e estamos aqui na luta pra defender esse verdão e lhe dar muitas alegrias”, agradeceu o atleta.

Railton contou ao ac24horas que seu Francisco queria um rádio para ouvir o jogo do Palmeiras e disse que era fã de Weverton. Ele então mandou uma mensagem de vídeo do paciente para o atleta, que prontamente respondeu.

“Eu e Weverton somos parceiros desde a infância e já jogamos juntos. Vi que seu Francisco é muito fã dele, mandei o vídeo e ele respondeu imediatamente. Depois seu Francisco chorou e o Weverton prometeu uma camisa autografada pro seu Francisco”, contou o fisioterapeuta, que cita a motivação que o vídeo deu ao paciente. “Ele sentiu emoção e isso o motivou a querer ir pra casa logo. E é bom ver que mesmo de longe e no auge da carreira o Weverton não mudou a essência dele, de se importar com as pessoas, seus conterrâneos do Acre”, conclui.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.