Menu

Projeto da Escola SESI aborda a cultura dos povos indígenas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Proposta envolve todas as turmas e inclui palestras, lives, intercâmbio cultural, leitura e análise de livro, fórum de discussões e outras atividades

A cultura dos povos indígenas é tema de um projeto desenvolvido desde abril deste ano pela Escola SESI, em Rio Branco. O objetivo é oportunizar aos estudantes e à toda a comunidade escolar a percepção de outros grupos sociais auxiliando na construção de identidade, na atuação com o outro, na vida social, na preservação do meio ambiente e na construção de valores.

A proposta inclui palestras, lives, intercâmbio cultural, leitura e análise de livro, fórum de discussões e outras atividades. O projeto envolve turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Novo Ensino Médio e Nova EJA. “É de grande valia que saibamos os costumes indígenas, seus hábitos e rituais. Trazer isso para o ambiente escolar é desafiador, pois temos que desconstruir barreiras impostas pela sociedade em virtude do desconhecimento da cultura dos povos originários”, comenta a coordenadora do projeto Povos Indígenas, Lucinha Ferreira da Silva.

Anúncio

Segundo Lucinha, é essencial que todos tenham compreensão de que os povos originários têm regras, organização e que precisam ser respeitados. “É perceptível a desvalorização e o desprezo com as etnias pelo público urbano. Portanto, faz-se necessário apresentar a cultura embasado na Lei 11.645/08. Conhecer suas estruturas habitacionais e seus rituais nos remeterá à ruptura desta barreira inicial na instituição escolar e, consequentemente, alcançará a sociedade por meio dos alunos”, ressalta a coordenadora pedagógica.

Uma das atividades de destaque já realizada pelo projeto foi a roda de conversa com o pedagogo indígena Dasu Inu Bake Huni Kuin, evento mediado por Hanna Araújo, e que teve como tema “Identidade Indígena no Século XXI”. “Participar desse projeto tem sido uma experiência incrível. Já aprendi como os índios escolhem seus nomes, instrumentos e músicas que eles tocam e outras curiosidades que ampliam nosso conhecimento sobre a cultura desses povos”, comenta Helena Domingos Silva Araújo, de 6 anos, aluna do 1º ano A.

 

O projeto Povos Indígenas da Escola SESI segue até o mês de julho. No encerramento, serão realizadas apresentações das produções dos alunos em oficinas.

Assessoria Sistema FIEAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.