Conecte-se agora

Saúde autoriza imunização da população geral por idade e antecipa vacinação da educação

Publicado

em

O Ministério da Saúde está antecipando a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação e já autoriza paralelamente da população em geral por ordem decrescente de faixa etária.

As vacinas chegarão aos Estados de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garantem a segurança alimentar das crianças.

No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.
Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Cotidiano

Galvez entra em campo pela Série D; Vitória pode levar Imperador à vice liderança do grupo

Publicado

em

O Galvez tem uma partida que pode ser considerada decisiva pelo Campeonato Brasileiro da Série D neste domingo, 25. No estádio Arena da Floresta, o Imperador recebe pela abertura do segundo turno do campeonato o time do Ypiranga, do Amapá. Na semana passada, o time acreano venceu o próprio Ypiranga jogando na casa do adversário.

A partida é decisiva exatamente porque o time do Amapá é o primeiro após a faixa de classificação dos quatro melhores com oito pontos. Se o Galvez vencer, consegue uma “gordura” de sete pontos para o Ypiranga.

A partida vai marcar a estreia do técnico Célio Ivan no comando do Galvez. Ivan já conhece o futebol acreano, já que teve passagens pelas equipes de Plácido de Castro e Rio Branco. A bola rola a partir das 15 horas no horário local.

Atlético perde e continua em último

Já o Atlético Acreano, o outro representante do estado na competição, voltou a perder ontem para o GAS (Grêmio Atlético Sampaio) por 2 a 0 em jogo disputado em Roraima.

Com apenas quatro pontos, o Galo é o lanterna do grupo e apesar de ter chances matemáticas, só um milagre levaria o time para a segunda fase. O Atlético deve cada vez mais priorizar o estadual, onde é líder com 100% de aproveitamento até agora.

Continuar lendo

Cotidiano

Grávidas e Puérperas que tomaram 1ª dose de Astrazeneca podem tomar 2ª dose da Pfizer

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta manhã de domingo, 25, uma nota informativa onde esclarece que mediante nota publicada pelo Ministério da Saúde, mulheres grávidas ou no puerpério, que o período até 45 após o parto que foram imunizadas em primeira dose com a vacina Astrazeneca, podem completar o esquema de vacinação com a segunda dose da vacina produzida pela Pfizer.

Para que isso aconteça, basta procurar uma unidade de saúde ou posto de vacinação, portando a carteira de vacina em mãos.

A nota explica ainda que na falta do imunizante da Pfizer, está autorizada a substituição pela Coronavac. O Ministério da Saúde assegura que a intercambialidade das vacinas mantém a boa resposta imune e  garante a segurança para a imunização.

Continuar lendo

Cotidiano

Com 81 novos casos, Acre não registra nenhuma morte por covid-19 neste sábado

Publicado

em

Em boletim divulgado na tarde deste sábado, 24, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou o registro de 81 novos casos de infecção por coronavírus, sendo 4 confirmados por exames RT-PCR, e 77 de testes rápidos fazendo com que o número de infectados salte para 86.933 nas últimas 24 horas.

Segundo o boletim, nenhuma notificação de óbito foi registrada neste sábado, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça 1.796 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 237.247 notificações de contaminação pela doença, sendo que 150.184 casos foram descartados e 127 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.084 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 30 seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Cotidiano

Vacinação contra covid-19 em Cruzeiro do Sul imunizou mais de 4,5 mil de 18 a 20 anos

Publicado

em

O ‘Happy Hour’ da vacinação contra covid-19 nesta sexta-feira, 23, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, rendeu. Segundo informações obtidas pelo ac24horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinou 4.503 jovens de 18 anos ou mais, das 18 às 23 horas, na sede da AABB no município. 

A vacinação desse público alvo foi reiniciada após o envio de 20 mil da Pfizer ao município pelo Estado. Por se tratar do imunizante Pfizer, era necessário manter a estrutura refrigerada. O horário escolhido, das 18h às 23h, visou facilitar o acesso das pessoas que trabalham, além de poupar as pessoas de ficarem na fila sob o forte sol cruzeirense. 

A ação foi desenvolvida à semelhança de um megaevento: 150 pessoas foram designadas somente para o registro, para agilizar ao máximo o atendimento, 150 registradores, além de 70 vacinadores, 15 profissionais de informática e 20 pessoas de apoio. 

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas