Categories: Cotidiano Notícias Política

Segurança do Acre e do Mato Grosso fecham parcerias para fortalecer ações de fronteira

Published by
Da redação ac24horas

Assim como no Acre, o Mato Grosso é um dos estados que faz fronteira com países considerados os maiores exportadores de produtos e objetos ilícitos da América do Sul. Produtos esses que por onde passam, alimentam a ocorrência de crimes como tráfico de drogas, contrabando, tráfico humano e entrada ilegal de estrangeiros entre os países transfronteiriços.


Para o combate à estes tipos de crimes, em apoio à União, o Acre tem buscado parcerias para o fortalecimento das ações de fronteira. Nesta quarta-feira, 26, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos esteve em visita à Secretaria de Segurança do Estado do Mato Grosso, onde ao ser apresentado de gestão adotado, fecharam acordos para cooperações técnicas e parcerias destinadas a melhoria compartilhada dos respectivos sistemas.


Entre os acordos, estão a integração da rede de comunicação digital para operações em fronteiras; a cooperação técnica para integração do banco de dados de inteligência; a integração do sistema de monitoramento, cerco eletrônico; a capacitação para a criação do grupo antibomba do Sistema Estadual de Segurança Pública; cooperação para realização do 1° Curso de Policiamento de Fronteiras do Acre; a tratativas para doação de um avião Baron destinado ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e cooperação técnica para capacitação de mecânicos também do Ciopaer.



“Fomos muito bem recebidos, conhecemos o sistema de segurança adotado pelo Mato Grosso e discutimos diversos assuntos de interesse dos dois estados. O objetivo é esse buscar aproximação e parcerias, achar alternativas que nos permitam fortalecimento das ações de combate ao crime. Todos esses acordos, frutos desse encontro, nos permitirá avançar no combate mais efetivo dos crimes transfronteiriços e levará uma segurança de mais qualidade tanto para o cidadão mato-grossense como lata o cidadão acreano”, destacou o secretário Paulo Cézar.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Mais de 95% dos trabalhadores da construção civil não têm carteira assinada

“Comemorar o quê? Não temos nada para comemorar, pelo contrário, só a lamentar a situação…

04/05/2024

Um calo no calcanhar dos caciques de Feijó

A GRANDE novidade da eleição em municípios do interior, está acontecendo em Feijó, onde o…

04/05/2024

Herpes-zóster: entenda diagnóstico que afetou Tiago Scheuer, repórter da Globo

Recentemente, o repórter Tiago Scheuer usou as redes sociais para desabafar sobre seu quadro de…

04/05/2024

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou, há pouco, que os pousos…

04/05/2024

À espera do segundo filho, Viih Tube vai para hospital após susto: ‘Muita dor’

Viih Tube passou por um susto, na tarde desta sexta-feira, 3, e precisou ser atendida…

04/05/2024

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

As seis dezenas do concurso 2.720 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

04/05/2024