Herpes-zóster: entenda diagnóstico que afetou Tiago Scheuer, repórter da Globo

Published by
IstoÉ

Recentemente, o repórter Tiago Scheuer usou as redes sociais para desabafar sobre seu quadro de herpes-zóster. Em vídeo compartilhado no Instagram, o jornalista de 40 anos revelou que foi diagnosticado há dois meses.


“Tive agora em março passado, e confesso que senti muita dor […] Começou com uma manchinha vermelha na minha barriga, e essa manchinha foi crescendo dia após dia. Depois, ocupou parte da lateral do corpo e das costas. Não entendendo nada, três dias depois, eu procurei uma dermatologista. Ela me diagnosticou com herpes-zóster e já me deu os antivirais para tomar. Só três semanas depois é que as dores pararam por completo”, detalhou.
Scheuer ainda relatou que não precisou ser hospitalizado, mas que sentiu dores intensas. “Oscilavam com sensação de choque, agulhada, ardência, queimadura, soco”, contou.


O que é herpes-zóster?


O herpes-zóster é uma doença infecciosa. Também conhecida como cobreiro, é causada pelo vírus da varicela-zóster, mesmo responsável pela catapora.


À IstoÉ Gente, a Dra. Mayla Carbone, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a condição pode incorrer em qualquer idade, mas é “mais comum em pacientes imunossuprimidos, idosos e pessoas que, na infância ou na adolescência, tiveram contato com o vírus varicela (catapora) ou com uma infecção viral subclínica que tenha ficado latente no gânglio nervoso”.


A especialista ainda destaca que o vírus da herpes-zóster pode sinalizar doenças adjacentes, como condições que deprimem o sistema imunológico.


Diagnóstico


Segundo Mayla, a detecção da doença pode ser feita de forma clínica ou por meio de exames de sangue com sorologias IGM e IGG. Os sintomas incluem lesões vesiculares sobre uma base avermelhada, geralmente acompanhadas de ardor, coceira, vermelhidão e dor nevrálgica (fortes dores nos nervos).


“O herpes-zóster geralmente acomete gânglios paravertebrais, então tem acometimentos específicos. Mas pode, também, acometer a face. Por isso, requer diagnóstico e tratamento específico, para evitar as dores nevrálgicas pós-tratamento”, alerta a médica.


Tratamento


Mayla explica que o tratamento é feito com medicamentos antivirais via oral. No entanto, a depender da extensão da doença, pode ser necessário o uso de medicamento antiviral endovenoso, o que requer internação hospitalar.


“A parte mais importante do diagnóstico é em relação à dor neuropática que acontece muito, e é uma das principais complicações. É uma dor em que o paciente refere, muitas vezes, por anos depois do tratamento. Quanto antes diagnosticarmos e tratarmos, melhor será para esses pacientes”, explica.


Por fim, a médica ressalta que existe uma vacina que previne as complicações da condição, e aconselha a vacinação de indivíduos a partir de 50 anos ou pacientes a partir de 18 anos que tenham alguma comorbidade, como imunodepressão, HIV positivo, em tratamento de quimioterapia, entre outras.



 


Share
Published by
IstoÉ

Recent Posts

São Paulo voa alto, vence Águia-PA com toque de Lucas e avança às oitavas

O time misto do São Paulo mostrou autoridade, voou alto diante de um aguerrido Águia-PA…

23/05/2024

Mega-Sena acumula de novo e prêmio chega a R$ 47 milhões; confira dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2728 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

23/05/2024

Bahia vence novamente e elimina o Criciúma na Copa do Brasil

Pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Criciúma recebeu o…

23/05/2024

Palmeiras faz jogo apático, só empata, mas vai às oitavas da Copa do Brasil

O Palmeiras jogou mal, mas conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa…

23/05/2024

CPI vai apurar falhas de planos de saúde de pessoas com deficiência

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) instaurou, nesta quinta-feira (23), comissão parlamentar de…

23/05/2024

Por intervenção de Ulysses, Exército vai mudar portaria que prejudicaria PC e PM

Por intervenção do deputado Coronel Ulysses (União–AC), o ministro da Defesa José Múcio deverá rever…

23/05/2024