Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, manifestantes organizam protesto contra Bolsonaro para o próximo sábado (29)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diversos movimentos sociais do Acre organizam uma carreata para o próximo sábado, 29, contra o governo de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão e Paulo Guedes. O ato denominado “Pão, Vacina, Trabalho e Educação”, ocorrerá simultaneamente em diversas capitais do país.


O ato terá integrantes da Unidade Classista, Movimento Universidade Popular (MUP), Cagel, União Juventude, Associação da Ufac e dentre outros.

Anúncios


Os participantes irão reivindicar o impeachment de Bolsonaro, mais rapidez na vacinação contra a Covid-19, o retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00 e apoio à CPI da Pandemia, em andamento no Senado. Outras pautas como a defesa da educação pública devem engrossar o manifesto .


Os organizadores dos atos pedem aos participantes que respeitem as medidas de segurança, utilizando máscaras e o distanciamento social, se possível, e a utilização de álcool gel.


A carreata terá inicio às 15 horas na Arena Acreana e encerra às 16 horas, no Colégio Aplicação. Às 16h30, os manifestantes sairão do Colégio Aplicação e seguirão em caminhada até ao Palácio Rio Branco.


O ato também irá chamar atenção para o corte de verbas sofrido pela Universidade Federal do Acre (Ufac) nos últimos anos. Neste ano, o orçamento foi cortado em R$ 5,2 milhões, o que inviabiliza o pagamento dos serviços essenciais da universidade, como de energia elétrica, trabalhadores de limpeza e da segurança, e a compra de insumos para atividades de pesquisa, extensão e ensino, bem como para pagamento de bolsas de assistência estudantil. Segundo a reitoria, entre 2020 e 2021 foram reduzidas as bolsas em mais de 44%.


“Temos que dar um fim às políticas genocidas de Bolsonaro-Mourão e Guedes, por isso vamos construir o ato Nacional em Defesa das Universidades e Institutos Federais, denunciando os ataques à Educação Pública, ao SUS e demais serviços públicos. Defendemos a revogação da Emenda Constitucional 95, e a garantia aos estudantes e a população em geral de Pão, Vacina, Trabalho e Educação”, afirmou um dos coordenadores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido