Menu

CPI da Covid aprova convocação de nove governadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (26) a convocação de nove governadores e um ex-governador para prestarem depoimento na comissão.


A Comissão também aprovou nesta quarta-feira (26) a reconvocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e do ex-chefe da pasta, Eduardo Pazuello.

Publicidade

Foram convocados os seguintes governadores:

Wilson Lima, do Amazonas


Ibaneis Rocha, do Distrito Federal


Waldez Góes, do Amapá


Helder Barbalho, do Pará


Marcos Rocha, de Rondônia


Antonio Denarium, de Roraima


Carlois Moisés, de Santa Catarina


Mauro Carlesse, de Tocantins


Wellington Dias, do Piauí


O ex-governador chamado foi Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que sofreu impeachment neste ano. De acordo com o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o sucessor de Witzel, Cláudio Castro, não foi convocado pela CPI, pois “não era governador a época que aconteceu” o fato.

Publicidade

“O governador Cláudio Castro, em comum acordo entre todos os senadores, retiramos porque ele não era governador a época que aconteceu. Caso tenha algum fato novo, nós iremos convocá-lo, por isso que nós estamos retirando o nome do ex-governador do Rio de Janeiro, aliás do atual”, disse Aziz.


A convocação de governadores é uma reivindicação principalmente dos senadores governistas na CPI. Eles alegam que a CPI deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia.


Até o momento, a CPI tem ouvido depoentes ligados ao governo federal, para apurar ações e omissões da União na pandemia.


Pedidos de informação

Os senadores também aprovaram requerimentos com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina, ao laboratório Sinovac, à empresa Wuxi Biologics, subcontratada pela AstraZeneca e outros.


Além disso, especialistas que defendem e que são contra o uso da cloroquina também foram convidados para discutir o assunto em duas sessões.


“O que acertamos é que teremos duas sessões para que possamos ouvir nessas duas seções, duas pessoas que apoiam tratamento com cloroquina e dois cientistas e profissionais, capacitados, que são contra. Quatro a favor e quatro contra”, disse Aziz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido