Menu

Verão começa e poluição em Rio Branco já está acima do aceitável

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

O verão mal começou e já sinais de fumaça no ar de Rio Branco. No dia 17 de maio, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) a máxima concentração de material particulado ocorreu às 19h45 alcançando valor de 23,75 µg/m³, de acordo com o sensor instalado na Universidade Federal do Acre.

Anúncio

A situação é pior no Centro da capital: o sensor localizado na sede do Ministério Público, no centro da cidade, registrou a máxima concentração de material particulado às 22h35 de 17/5 com valor de 99,49 µg/m³.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite é de 25 µg/m3 para partículas de até 2,5 µm/m2, na média para 24 horas de exposição, e de 10 µg/m3 para média anual.

De acordo, com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency), a concentração média de PM2.5 superiores a valores de 89 µg/m³ em 1-3 horas já são considerados nocivos a grupos de risco (pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idoso e crianças).

Em geral, esse material particulado decorre de queimadas urbanas típícas do período de seca.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.