Conecte-se agora

Verão começa e poluição em Rio Branco já está acima do aceitável

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

O verão mal começou e já sinais de fumaça no ar de Rio Branco. No dia 17 de maio, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) a máxima concentração de material particulado ocorreu às 19h45 alcançando valor de 23,75 µg/m³, de acordo com o sensor instalado na Universidade Federal do Acre.

A situação é pior no Centro da capital: o sensor localizado na sede do Ministério Público, no centro da cidade, registrou a máxima concentração de material particulado às 22h35 de 17/5 com valor de 99,49 µg/m³.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite é de 25 µg/m3 para partículas de até 2,5 µm/m2, na média para 24 horas de exposição, e de 10 µg/m3 para média anual.

De acordo, com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency), a concentração média de PM2.5 superiores a valores de 89 µg/m³ em 1-3 horas já são considerados nocivos a grupos de risco (pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idoso e crianças).

Em geral, esse material particulado decorre de queimadas urbanas típícas do período de seca.

Destaque 6

Instituto Federal do Acre abre 100 vagas gratuitas para cursos de inglês e espanhol

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para os cursos de formação inicial e continuada em inglês e espanhol, do Instituto Federal do Acre (IFAC). Com carga horária de 200 horas, serão disponibilizadas 100 vagas para os estudantes, servidores e comunidade em geral.

As aulas acontecerão na modalidade de Educação a Distância (EaD), em um ambiente virtual de aprendizagem, com uma hora de duração e realizadas semanalmente.

Para participar do certame, o candidato precisa ter um e-mail válido, preencher corretamente todos os campos do Formulário Eletrônico e enviá-lo até o dia 31 de maio. É possível escolher somente um curso, sendo considerada a última versão enviada do arquivo.

Os estudantes oriundos da Formação Inicial e Continuada de Inglês e de Espanhol do Nível A1, Módulo 1 do Ifac, deverão realizar inscrições para cursarem o Nível A2, Módulo 2.

No formulário de inscrição serão solicitadas as cópias digitais do RG (ou documento oficial com foto) e CPF do requerente, RG e CPF do responsável legal (se o candidato for menor de 18 anos de idade), Certificado, Declaração ou Histórico Escolar que comprove a Escolaridade, Comprovante de vínculo empregatício para servidores do Ifac e declaração de matrícula para os alunos da instituição, Certificado de conclusão do curso de Nível A1 do idioma que pleiteia a vaga (inglês ou espanhol, cursado no Ifac ou em outra instituição. Todas as cópias digitais dos documentos anexados devem ser legíveis e completas (frente e verso caso tenham).

A seletiva acontecera por ordem de inscrição, conforme as vagas, que classificam quem chegar primeiro. O início das aulas está previsto para o dia 13 de junho.

Acompanhe Aqui o Edital e veja o cronograma, disposições, entre outras informações.

Continuar lendo

Destaque 6

Câmara aprova salário mínimo de R$ 1.212, sem aumento real

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 24, a Medida Provisória (MP) que fixou o salário mínimo de 2022 em R$ 1.212, sem aumento real, apenas com a correção pela inflação de 2021. O texto seguirá agora para o Senado, onde precisa ser aprovado até 1º de junho, caso contrário ele perderá a validade – MPs precisam ser aprovadas no Congresso em até seis meses após serem publicadas pelo governo.

O valor está de acordo com o Orçamento de 2022, aprovado no Congresso em 21 de dezembro de 2021 com base numa previsão de inflação de 10,18%, o exato valor concedido para o aumento. Durante a tramitação, foram apresentadas 11 propostas na Câmara para aumentar o valor, mas a relatora, a deputada Greyce Elias (Avante-MG), rejeitou todas, com a justificativa de que, no atual momento de grandes dificuldades econômicas para o país, é inviável aprovar as emendas, e recomendou o texto como o governo enviou ao Legislativo.

Continuar lendo

Destaque 6

Pesquisa CNN/Big Data: Lula tem 40%; Bolsonaro, 32%; e Ciro, 9%

Publicado

em

Pesquisa CNN/RealTime Big Data para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (25), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%; e por Ciro Gomes (PDT), com 9%.

Depois aparecem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 1%.

Este é o cenário com mais pré-candidatos e sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu de disputar a Presidência na segunda-feira (23).

Não pontuaram os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC).

Os que dizem votar em branco ou nulo somam 9%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 5%.

Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07451/2022.

Também foram testados outros três cenários estimulados de primeiro turno – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem vai votar sem que os nomes sejam apresentados, Bolsonaro aparece com 28%; Lula, com 26%; e Ciro, com 4%.

Confira abaixo os cenários – o principal é o terceiro.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente

Cenário I

Lula (PT) – 39%
Bolsonaro (PL) – 31%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
João Doria (PSDB) – 4%
André Janones (Avante) – 2%
Simone Tebet (MDB) – 1%
Luciano Bivar (União Brasil) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0
Pablo Marçal (Pros) – 0
Sofia Manzano (PCB) – 0
Felipe d’Avila (Novo) – 0
Leonardo Péricles (UP) – 0
José Maria Eymael (DC) – 0
Branco/Nulo – 9%
Não sabe/Não respondeu – 5%

Cenário II

Lula (PT) – 39%
Bolsonaro (PL) – 31%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
João Doria (PSDB) – 5%
André Janones (Avante) – 2%
Luciano Bivar (União Brasil) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0
Pablo Marçal (Pros) – 0
Sofia Manzano (PCB) – 0
Felipe d’Avila (Novo) – 0
Leonardo Péricles (UP) – 0
José Maria Eymael (DC) – 0
Branco/Nulo – 9%
Não sabe/Não respondeu – 5%

Cenário III

Lula (PT) – 40%
Bolsonaro (PL) – 32%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
André Janones (Avante) – 2%
Simone Tebet (MDB) – 2%
Luciano Bivar (União Brasil) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0
Pablo Marçal (Pros) – 0
Sofia Manzano (PCB) – 0
Felipe d’Avila (Novo) – 0
Leonardo Péricles (UP) – 0
José Maria Eymael (DC) – 0
Branco/Nulo – 9%
Não sabe/Não respondeu – 5%

Cenário IV

Lula (PT) – 40%
Bolsonaro (PL) – 33%
Ciro Gomes (PDT) – 11%
André Janones (Avante) – 2%
Vera Lúcia (PSTU) – 0
Pablo Marçal (Pros) – 0
Sofia Manzano (PCB) – 0
Felipe d’Avila (Novo) – 0
Leonardo Péricles (UP) – 0
José Maria Eymael (DC) – 0
Branco/Nulo – 9%
Não sabe/Não respondeu – 5%

 

CNN BRASIL

Continuar lendo

Destaque 6

MDB e Cidadania confirmam pré-candidatura de Simone Tebet

Publicado

em

O MDB e o Cidadania confirmaram nesta terça-feira (24) que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a pré-candidata dos partidos para a Presidência da República nas eleições deste ano. As cúpulas das duas legendas se reuniram separadamente para discutir o tema.

Segundo o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, 90% do emedebistas dão apoio à senadora. Ainda de acordo com ele, o nome de Tebet está consolidado no partido, mesmo que o PSDB não referende o apoio à senadora.

Baleia elogiou João Doria (PSDB) e disse que o ex-governador de São Paulo, que abandonou na segunda-feira (23) a pré-candidatura à Presidência, teve atitude de grandeza e “desistiu em prol da união do centro democrático”.

O dirigente do MDB também disse que Simone Tebet é uma novidade no cenário político nacional, “mas ao mesmo tempo tem experiência política e administrativa” — foi prefeita de Três Lagoas (MS), deputada estadual, vice-governadora e é senadora.

Baleia Rossi declarou ainda que ela ficará mais conhecida a partir de agora e que o brasileiro não quer a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Cidadania se antecipa ao PSDB

O Cidadania está em processo de formação de uma federação partidária com o PSDB, cuja direção só se reunirá para definir a pré-candidatura à Presidência no dia 2 de junho — uma ala dos tucanos defende uma candidatura própria apesar da desistência de Doria.

Mesmo antes da definição dos tucanos, o Cidadania manifestou apoio à pré-candidatura da senadora. “Com Simone Tebet, MDB, PSDB e Cidadania dão um passo concreto na direção da manutenção da democracia com um programa comum: projetar o Brasil do Século 21. Um encontro com o novo mundo digital, as novas relações sociais e de trabalho e os desafios que elas ensejam”, afirmou em nota o presidente do Cidadania, Roberto Freire.

“Simone Tebet terá a oportunidade de liderar um projeto que atraia os setores mais diversos possíveis”, disse Freire. “Espera-se a adesão de liberais, ambientalistas, da nova esquerda e de todos que tenham as liberdades e a democracia como valores universais.”

CNN

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!