Conecte-se agora

Inep prorroga para 16 de julho coleta de do Censo da Educação Superior 2020

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (11) a portaria n.º 197, de 10 de maio de 2021, que altera o cronograma do Censo da Educação Superior 2020.

Com isso, fica autorizada a prorrogação dos prazos de coleta da pesquisa estatística, e as instituições de educação superior terão até 16 de julho para declarar as informações no Sistema Censup. O prazo anterior venceria no dia 4 de junho.

Os procedimentos de coleta e declaração dos dados são atribuições do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 19 de julho a 4 de agosto, como prevê a nova portaria. As justificativas serão analisadas pelo Inep entre 5 e 27 de agosto. Já os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da Autarquia, deverão ser feitos entre 30 de agosto e 23 de setembro.

No período de 30 de agosto a 16 de setembro, será o momento de verificar (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados. Essa etapa será realizada pelo Inep e pelos representantes das instituições de educação superior. O Instituto, então, apresentará os dados para as instituições de ensino os homologarem no dia 24 de setembro. Já o prazo para retificar ou homologar as informações começa em 27 de setembro e termina no dia 7 de outubro.

O Inep encerrará o período de coleta e notificará as instituições que não fecharam o preenchimento do censo, no dia 8 de outubro. A partir de 11 de outubro, a Autarquia começará a consolidar e homologar os dados. Com os ajustes no cronograma, a divulgação do Censo da Educação Superior 2020 está prevista para 7 de dezembro.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas. (Inep)

Cotidiano

Rio Branco e Humaitá se enfrentam pela Série D neste domingo

Publicado

em

Em situações completamente opostas no Campeonato Brasileiro da Série D, Rio Branco e Humaitá se enfrentam na tarde deste domingo, 3, pela competição.

De um lado, o Tourão de Porto Acre que faz uma das piores campanhas do campeonato, é o apenas o vice-lanterna do grupo com seis pontos e não tem mais chances de classificação.

Ao atual campeão acreano só resta cumprir tabela nas últimas três rodadas da fase de classificação. O elenco já passou por um completo desmanche e o técnico Álvaro Miguéis vai precisar usar jogadores da base para completar a equipe.

Já o Rio Branco vai bem demais na Série D. Dono da segunda melhor campanha do grupo com 21 pontos, o Estrelão pode se classificar para a próxima ainda neste domingo caso vença o Humaitá e o Trem do Amapá empate ou seja derrotado pelo Amazonas.

A briga do Rio Branco é para ficar em primeiro ou segundo lugar no grupo para ter a vantagem de decidir em casa a vaga na próxima fase. A bola rola a partir das 17 horas no Florestão.

Continuar lendo

Cotidiano

Radialista Ivan de Carvalho é reeleito presidente do Conselho de Consumidor de Energisa

Publicado

em

O radialista e cantor Ivan de Carvalho, foi reeleito na última sexta-feira, 1º, na sede da Energisa, em Rio Branco, presidente do Conselho de Consumidor de Energia do Acre para o biênio 2023/2024.

Os Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica foram criados pela Lei nº 8.631/1993, que determinou às concessionárias de serviço público criar no âmbito de sua área de concessão as referidas entidades participativas. Sem personalidade jurídica, o conselho é de caráter consultivo, formado por representantes das principais classes das unidades consumidoras (residencial, rural, poder público, comercial e industrial), com a incumbência de opinar sobre assuntos relacionados à prestação do serviço público de energia elétrica.

Ivan de Carvalho afirma que o principal objetivo na condução do cargo será buscar melhorias na área de energia elétrica em prol dos consumidores. “A eficiência energética é feita pelas distribuidoras. Além da geladeira, estamos propondo que a empresa adote o kit instalação que é uma fiação nova nas residências de baixa renda, residencial e rural. Vamos buscar também alternativas que possibilitem a iluminação nas áreas rurais.

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem chama atenção ao pedir emprego nas redes sociais para sustentar a filha

Publicado

em

Um jovem de 21 anos decidiu usar as redes sociais para pedir ajuda. Até aí, nenhuma novidade. Muita gente usa a internet para pedidos, rifas, vakinhas e sorteios. O que chamou a atenção no caso de Jonatan Monteiro é que o rapaz pediu emprego, uma oportunidade para sustentar à família.

Jonatan é casado com Francilene, 20 anos,e tem a filhinha Rebeca, que completou um mês de vida. Na postagem, Jonatan fez questão de deixar claro que faz o que aparecer para sustentar sua família. “Oii pessoal meu nome e Jonatan, tenho 21 anos, sou pai e minha filha só tem 1 mês de nascida, venho chamar atenção nesse post porque estou a procura de emprego, diária, o que for ajuda, tô aceitando, tenho experiência com vendas, pintura de casa, padeiro, eletricista, mais nao precisa ser nessa área, agradeço a atenção de todos”, escreveu.

O ac24horas foi procurar conhecer Jonatan e saber um pouco mais de sua história. “Eu estou à procura de uma oportunidade de emprego. Nunca fiz nada de errado, estava fazendo uns bicos de pintor, mas não apareceu nada de carteira assinada até agora. Vocês sabem que bico não é suficiente para sustentar uma família. Decidir publicar e muita gente tem me ajudado, mandando mensagem dizendo que vai dar certo. Eu só tenho a agradecer e tenho certeza que Deus vai me abençoar. Minha filha é nova e eu preciso sustentar ela e minha esposa e pagar aluguel”, afirma.

Quem puder ajudar, pode entrar em contato com Jonatan pelo número 68 99231-4568.

Continuar lendo

Cotidiano

PM diz que realizou mais de 5,2 mil operações no 1º semestre de 2022 no Acre

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre divulgou neste sábado (2) o balanço de ações do primeiro semestre de 2022. De janeiro a junho foram 5.277 operações, ou cerca de 30 ao dia no período. Foram conduzidas 3.317 pessoas às delegacias do Acre e cumpridos 230 mandados de prisão.

Ao menos 487 armas foram apreendidas em seis meses e 364 veículos recuperados.

Segundo o informe do Comando Geral da PM, o tráfico sofreu relevante abalo com 1.135 apreensões de droga. Foram realizadas 112.761 abordagens.

Além das ações de rotina, as grandes operações foram intensificadas. Neste fim de semana, por exemplo, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) deu início à Operação Bioma, que visa realizar ações preventivas e repressivas aos ilícitos ambientais em diversos municípios do Estado, com foco no desmatamento ilegal.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!