Conecte-se agora

Homem virou delegado no Acre aos 55 anos lança livro nesta quarta-feira

Publicado

em

Judson Barros tem uma história singular. É o que se pode chamar de um homem determinado e que resolveu contar sua trajetória ao decidir estudar direito aos 45 anos e fazer concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil depois dos 50 anos, sendo que tomou posse no cargo aos 55 anos no Estado do Acre. Atualmente Judson é Delegado na 1ª Delegacia de Rio Branco, no bairro Sobral.

O livro que tem o título “Depois dos 45 – na prorrogação”, expõe a firmeza com que o autor percorreu a sua senda numa certeza ímpar de que estava na rota certa ao fazer a opção de estudar depois dos 45 anos. Contudo já quero deixar claro que o livro não é um conto, é uma história real de um homem de carne e osso, certamente com uma mente diferenciada. Um nordestino destemido, que nasceu no interior do Maranhão, passou pelo Piauí e atualmente vive no Acre.

Judson Barros logrou êxito em diversos concursos depois dos 45 anos, como analista do Ministério Público do Amapá, analista da Defensoria Pública da União e professor da Universidade Federal do Amapá, onde cursou mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas.

Depois dos 50 anos resolveu ser Delegado de Polícia e conseguiu aprovação para o cargo no Acre e no Piauí. Mesmo sendo aprovado e passando em todas as etapas, inclusive o teste físico, os estados entraram com ações para impedir a posse sob a alegação de que a idade estava acima da estipulada pelo edital. A posse no Acre só aconteceu por conta de uma decisão judicial.

“É ao mesmo tempo uma história de superação e quebra de paradigmas. Num momento em que a grande maioria das pessoas entende não ser mais possível realizar as aspirações, eu resolvi cursar uma faculdade e reescrever a sua história de vida. O livro mostra como foi esse processo de reconstrução. Importante aspecto do livro é mostrar para os leitores que o tempo e hora quem define é cada pessoa, nos limites de sua consciência. Que a questão da idade não tem qualquer importância. Que a hora de fazer é a hora que se resolve fazer. Ter 50, 60 ou 70 anos é de total irrelevância”, afirma o delegado.

O livro será lançado em uma live que acontece nesta quarta-feira, 12, a partir das 19:30h, com a participação do delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Airton Zouk. A live será transmitida pelo instagram @ailtonzouk

Para quem tiver interesse em adquirir o livro, que custa 40 reais, pode entrar em contato pelo Whats 86 9-9999-2165 que vai receber o exemplar em casa e ainda tirar uma foto e receber o autógrafo do próprio autor.

Cotidiano

PRF resgata adolescente acompanhado de homem que teria escapado de morte da facção

Publicado

em

Na madrugada desta segunda (20), um homem, de 31, e um adolescente, de 13 anos de idade, compareceram à Unidade Operacional da PRF em Rio Branco/AC, em uma bicicleta, para comunicar um suposto crime.

De acordo com o relato dos indivíduos, o adulto teria escapado de uma tentativa de homicídio, no Ramal do Benfica, onde quatro homens, na posse de arma de fogo, ameaçaram-no de morte e tiraram dele a tornozeleira eletrônica, por ser monitorado da justiça e possivelmente participar de uma organização criminosa rival.

O homem disse que conseguiu fugir pela mata e horas depois chegou nas proximidades da casa do adolescente, seu conhecido. O jovem o teria acolhido e socorrido até a PRF para solicitar apoio.

Ambos, vestidos apenas com bermuda e chinelos, sendo que o adulto usava ainda um lenço, compareceram à Unidade Operacional da PRF, no bairro Santa Cecília e foram socorridos. O homem tinha marca física da tornozeleira em uma das pernas.

Os socorridos foram levados para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Decav), ainda funcionando no bairro Cadeia Velha, e o caso será investigado pela Polícia Civil. O Conselho Tutelar também foi acionado e está acompanhado o caso.

Os pais do adolescente poderão responder pelo crime de abandono de incapaz. Este é um crime previsto no Código Penal brasileiro, em seu capítulo dos crimes de periclitação da vida e da saúde, especificamente no artigo 133. Com pena de detenção de 6 meses a 3 anos para quem tem o dever de cuidado.

Continuar lendo

Cotidiano

Visitantes são impedidos de entrar na Ufac na tarde de domingo; medida revolta famílias

Publicado

em

Já tem alguns anos, após investimentos em seu campus, que a Universidade Federal do Acre (UFAC) se tornou um ponto de lazer e encontro das famílias da capital acreana.

Com poucas opções gratuitas de lazer, o espaço é usado para caminhadas, corridas, ciclismo, piqueniques e visita ao lago, que tem como atração as capivaras, jacarés, tartarugas e pirarucus.

No entanto, uma mudança promovida pela administração da UFAC tem deixado famílias insatisfeitas. É que a partir do meio dia de todo domingo, o espaço é fechado e quem quer desfrutar do campus da Ufac é impedido de entrar. Um segurança informa que apenas pessoas autorizadas podem passar nas tardes de domingo.

“Isso é um absurdo. Aqui é um espaço público, que é mantido com o nosso dinheiro. Eu nunca soube de uma notícia de que alguém tenha vindo para cá e tenha feito algum dano. Tudo mundo vem só pra aproveitar”, afirma o autônomo Carlos Rodrigues.

O ac24horas entrou em contato com a Universidade Federal do Acre que confirmou o fechamento dos portões nas tardes de domingo. De acordo com a instituição de ensino, o motivo é econômico. A Ufac iinformou que a decisão foi tomada por causa da necessidade de redução de custos, já que a instituição ainda trabalha com o orçamento reduzido.

Continuar lendo

Cotidiano

Ufac estuda implementar curso de graduação na área de Farmácia

Publicado

em

Foto: Ascom/Ufac

Durante uma reunião ocorrida entre a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na última semana, a reitora da instituição Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Ferreira, apontaram diversas pautas, entre elas a possibilidade da oferta, pela Ufac, de um curso de graduação na área de farmácia.

Os representantes dos conselhos foram procurados para ajudar nessa tarefa. “Há uma demanda grande do mercado por profissionais farmacêuticos, principalmente no interior do Estado”, disse Isabela, do CFF.

Outra pauta debatida foi a construção do Hospital Universitário (HU) e o apoio do CFF e do CRF-AC. As farmacêuticas confirmaram a presença no ato. Também participaram da reunião a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Carlos Frank Viga Ramos; e a professora do curso de Saúde Coletiva, Marta Adelino da Silva.

Continuar lendo

Cotidiano

Programa Mais Médicos é retomado com foco em comunidades pobres

Publicado

em

O Governo Federal retomou nesta segunda-feira (20) o programa Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas. Até o final de 2023, serão 28 mil profissionais fixados em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza.

Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.

Esse primeiro atendimento, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos pelo governo anterior, é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a retomada do programa. “Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, defendeu. “Dois tipos de pessoas vão ser atendidas: a própria população e, em segundo lugar, os médicos que vão trabalhar e os prefeitos das cidades pequenas do nosso país, que muitas vezes não conseguem contratar profissionais”, acrescentou o presidente Lula.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas