Menu

Detentas de Rio Branco começam a receber vídeo dos filhos pelo Dia das Mães

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde esta terça-feira, 11, até o próximo dia 14 de maio, mães detentas de Rio Branco terão a possibilidade de receberem uma mensagem dos filhos em formato de vídeo. A ação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) busca amenizar o sofrimento dessas mulheres, por meio do projeto Fortalecendo Vínculos Familiares.

O projeto foi criado em 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Os familiares gravaram os vídeos e encaminharam para serem repassados às presas. Por meio de um tablet, as mães têm acesso às mensagens dos filhos que não veem devido ao isolamento social e a suspensão de visitas durante a pandemia.

Anúncio

Segundo a chefe da Divisão de Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, “a manutenção dos vínculos familiares é de suma importância para a ressocialização das mulheres em privação de liberdade e este novo formato de cuidados com a saúde pública restringiu as visitas familiares. O projeto nasceu com o intuito de que este direito não seja violado e o vínculo não se perca”, informou ao portal Agência de Notícias do Acre.

Já o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destaca que a família é fundamental no processo de retorno à vida social. “No cárcere, essas mulheres precisam muito do apoio das famílias para se reerguer e retornarem ao convívio em sociedade. Com o distanciamento social, o contato com os filhos foi prejudicado e essa é uma forma que encontramos de reduzir essa distância”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.