Conecte-se agora

Único raio-x de Santa Rosa do Purus está quebrado há 30 dias, denuncia servidora de hospital

Publicado

em

O único aparelho de raio-X que funcionava na Unidade da Família, no município de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, está quebrado há mais de 30 dias.

A informação foi repassada por uma servidora da região à reportagem do ac24horas na terça-feira (20). Segundo ela, o aparelho era o único meio que os profissionais de saúde tinham para auxiliar na detecção da Covid-19. “Sem o aparelho, os funcionários estão trabalhando às cegas”, reclamou a servidora que pediu para manter sua identidade em sigilo.

De acordo com representantes do grupo Cura de Medicina Diagnóstica, o raio-x e a tomografia são úteis, quando há escassez de testes nos serviços de saúde. O aparelho não fecha o diagnóstico, mas ajuda a diferenciar de outras doenças.

Em um paciente cuja avaliação clínica indique suspeita de coronavírus, o raio-X e a tomografia pode descartar a presença de certas pneumonias virais, por exemplo. Não é o ideal para fechar o diagnóstico, porém serve como apoio em situações onde faltam materiais para fazer o RT-PCR.

A reportagem procurou a assessoria da prefeitura do município que conformou a denúncia, mas, adiantaram que aguardam um posicionamento do governo. Por outro lado, entramos em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), e questionamos sobre as providências que serão tomadas para solucionar a demanda da região, no entanto, até o fechamento da matéria, não obtivemos respostas.

Na rede

Cruzeiro do Sul firma parceria com governo nas áreas social e de infraestrutura

Publicado

em

O governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul vão construir em conjunto no município uma Casa de Passagem para os trabalhadores rurais que estiverem em tratamento de saúde na cidade.

A parceria também será estendida para a área de infraestrutura urbana e rural com a pavimentação de ruas e abertura e manutenção de ramais.

O alinhamento das ações de trabalho entre os executivos  estadual e o municipal foi tratado nesta quinta-feira, 27, na sede do executivo pelo vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso,  e o diretor da secretaria de governo – Segov, Flávio Silva, com secretários.

“Cruzeiro do Sul precisa dessa parceria estratégica para o enfrentamento de desafios em várias áreas como a social, de Meio Ambiente e infraestrutura o que resulta na melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Henrique.

Flávio ressalta a otimização garantida a partir da parceria. “O povo de Cruzeiro do Sul que é  assistido pela prefeitura e  pelo governo é o mesmo povo então é salutar esse  alinhamento tendo como objetivo único o desenvolvimento do município e o bem estar da população”. Ações nas áreas de saneamento, habitação, saúde, produção e turismo também foram tratadas.

Continuar lendo

Na rede

Juruá vai reativar Pronto-Socorro do Hospital de Campanha e proibir troca de acompanhantes

Publicado

em

Por causa do aumento de novos casos de Covid-19 e de internações por conta da doença em Cruzeiro do Sul, os Hospitais do Juruá e de Campanha passam por  mudanças a partir desta quinta-feira, 28.  O Pronto-Socorro Covid do Hospital de Campanha deverá ser reativado nos próximos dias.

A médica infectologista do Hospital do Juruá, Suiane Negreiros, explica que há casos de profissionais contaminados, o que impacta no atendimento ao público e, por isso, o fluxo de pessoas dentro da unidade hospitalar será alterado. Os acompanhantes de pacientes com e sem Covid-19 não poderão fazer troca, tendo que permanecer durante toda a internação do paciente. Eles terão que apresentar a Carteira de Vacinação contra a Covid  e usar máscara durante  todo o tempo que permanecer no local.

“Temos que adotar essa estratégia para diminuir a transmissibilidade. Só haverá troca de acompanhante em casos excepcionais”, cita a médica.

Com relação ao Pronto Socorro do Hospital do Juruá, segundo Suiane, os médicos é que vão decidir sobre a necessidade de acompanhante, de acordo com a gravidade do estado de saúde do paciente. “A decisão será caso a caso de acordo com a gravidade do paciente e necessidade de acompanhante”, explica a infectologista.

Hospital de Campanha

No dia 28 de novembro do ano passado o Pronto Socorro do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi desativado.  Os  pacientes com sintomas gripais passaram a ser  atendidos no Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, como acontecia no início do surto de Covid e antes da inauguração do Hospital de  Campanha, em  junho de 2020.

Para os casos de necessidade de internação, dos 60 leitos do Hospital de Campanha ficaram  funcionando apenas 10  clínicos e dos 20  Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 10 ficaram em funcionamento. Agora com o aumento de casos de internação o Pronto-Socorro deverá ser reativado e mais leitos de enfermaria também vão entrar em funcionamento. As medidas estão sendo tratadas entre a Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau que administra os Hospitais do Juruá e de Campanha e a secretaria de Estado de Saúde – Sesacre.

Continuar lendo

Na rede

Maternidade de Cruzeiro do Sul tem 13 profissionais com Covid

Publicado

em

Dez técnicos em enfermagem e enfermeiros e três médicos da Maternidade de Cruzeiro do Sul estão afastados do trabalho por causa da Covid-19. E na noite desta quarta feira, 26, duas gestantes que deram entrada na unidade hospitalar também foram diagnosticadas com a doença.

A informação foi dada pelo diretor clínico da Maternidade de Cruzeiro do Sul, médico obstetra Bily Rodrigues, por meio das redes sociais dele nesta quinta-feira, 27.

Na postagem, o médico deseja boa recuperação para os colegas de trabalho e faz um alerta para a população. “Cuidado redobrado aos que leem”, citou ele.

Continuar lendo

Na rede

Polícia Federal faz diligências na Educação e Saúde de Porto Walter

Publicado

em

Agentes da Polícia Federal fazem nesta quinta feira, 27, diligências no município de Porto Walter e já estiveram na prefeitura e em locais ligados à Educação e Saúde Municipal.

A Assessoria de Comunicação da prefeitura cita que o prefeito César Andrade cumpre agenda na zona rural. A prefeitura confirmou a presença dos policiais no âmbito das instituições do município e afirma que não foram levados documentos desses locais. “Não fomos interrogados sobre desvios de nenhum tipo e vamos nos pronunciar após o fim das diligências”, cita a Assessoria

Já a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal no Acre diz que a ida dos agentes ao município não se trata de uma Operação.
“Só diligências normais de rotina”, cita a Comunicação da PF.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!