Conecte-se agora

Zequinha completa 100 dias com redução de casos da Covid-19 e 500 toneladas de asfalto para iniciar manutenção em vias

Publicado

em

A gestão dos eleitos para o quadriênio de 2021/2024, Zequinha Lima e Henrique Afonso, Progressistas e PSD, em Cruzeiro do Sul, completou nesta segunda-feira, 12, 100 dias à frente do Executivo Municipal. Nesses 100 dias, os munícipes enfrentaram a maior enchente da história do município, a segunda onda da Covid-19 e viram o estrago provocado pelas cheias do Rio Juruá.

Em entrevista ao ac24horas, a dupla ressaltou o trabalho harmonioso em prol da população de Cruzeiro do Sul e destacou que a prioridade nesse período foi garantir aos cidadãos uma prefeitura presente e consciente para amenizar os estragos feitos pelo Rio Juruá.

“Foram 100 dias acelerados em que tivemos que dar prioridade para o enfrentamento da Covid-19, garantir apoio aos atingidos pelas duas cheias do Rio Juruá e cuidar da cidade já começando a pavimentação de ruas. Desmontamos nosso palanque no dia seguinte ao da eleição e fizemos a boa política. Já procuramos todos os nossos parlamentares, porque nada é mais importante que o bem-estar da nossa gente e a política tem que servir pra isso. Temos que dar o melhor, para corresponder à confiança que as pessoas depositaram em nós”, destacou Zequinha.

Depois de ser vice-prefeito de Ilderlei Cordeiro e considerado pela população como “apagado”, Zequinha Lima e seu vice Henrique Afonso foram eleitos pela coligação de nove partidos, com 18.766 votos. O apoio de padrinhos “de peso” como o governador Gladson Cameli, o senador Sérgio Petecão, senadora Mailza Gomes e o presidente da Assembleia legislativa, deputado estadual Nicolau Junior, fez toda a diferença.

A dupla assumiu a gestão da segunda maior cidade do Acre em um momento de expectativas por parte da população estarrecida com as operações da Polícia Federal em meio a pandemia da Covid-19.

Maior cheia da história de Cruzeiro do Sul

Em fevereiro, o Rio Juruá atingiu a marca histórica de 14m36cm, afetando aproximadamente 30 mil pessoas.

Para amenizar os impactos causados pela cheia, a prefeitura colocou à disposição uma equipe para ajudar os desabrigados desde a saída de suas casas até o retorno e também criou abrigos separados por família, garantiu alimentação, serviços sociais e atendimento médico 24 horas por dia e exames de Covid-19 nos locais dos abrigos.

Em visita a Cruzeiro do Sul, o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, elogiou o trabalho e o colocou como referência nacional.

“Estou surpreso com o nível do trabalho feito aqui. Eu já andei em muitos desastres naturais e nunca tinha encontrado tanto zelo e cuidado com as pessoas como estou vendo em Cruzeiro do Sul. Isso certamente é algo que precisa ser reconhecido, elogiado e copiado em outras situações”, salientou.

Covid-19 e a redução dos novos casos

Logo que assumiram o mandato, Zequinha Lima e Henrique Afonso tiveram que enfrentar a segunda onda da pandemia em Cruzeiro do Sul. Em fevereiro, a média diária alcançava 300 novos casos da doença.

Com o sistema de saúde à beira de um colapso, a prefeitura intensificou a fiscalização e fez valer as restrições impostas pelos Decretos do governo do Acre.

Para amenizar a saturação da rede estadual de saúde, a prefeitura intensificou a qualidade do atendimento com o posto “Mão Amiga”, que passou a atender 24 horas, inclusive, aos sábados e domingos, casos exclusivos da Covid-19.

Paralelo a isso, a prefeitura lançou uma campanha de conscientização alertando para os cuidados e a importância do isolamento social. A população entendeu o recado e Cruzeiro do Sul reduziu o número de novos casos, embora permaneça com elevados índices de ocupação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs), por causa do grande número de pacientes de outros municípios transferidos para o Hospital de Campanha.

Para Zequinha Lima, a redução de casos da Covid-19 é fruto da união do Governo do Acre, prefeitura e a sociedade civil.

“Passamos de cerca de 300 casos novos de Covid por dia em fevereiro deste ano para cerca de 20 a 8 diários. Isso com testagem e atendimento médico no Posto Mão Amiga que funcionou, inclusive, aos finais de semana. Essa redução foi possível graças a uma união de esforços. Não posso deixar de agradecer o governo do estado, o judiciário e a nossa população, que entendeu a gravidade da situação e está nos ajudando. Infelizmente, ainda não acabou e precisamos seguir nos cuidando. Juntos vamos vencer e voltar a abraçar sem medo”, finalizou Zequinha.

Em relação a vacinação, o município já atingiu a faixa etária de 62 anos de idade, nas áreas urbanas, ribeirinhas e rurais, além de todos os profissionais da saúde.

Administração, Gestão e Finanças: Salários em dia

No início do ano a prefeitura lançou um calendário de pagamento dos servidores públicos municipais, efetivos e provisórios e vem garantindo os proventos em dia. Desde o primeiro mês de gestão, a gestão tem antecipado os salários dos funcionários da saúde e educação, evitando tumulto e aglomeração nas agências bancárias, assim diminuindo a proliferação da covid-19.

Obras

Com recursos próprios, a prefeitura adquiriu insumos para a produção de mais 500 toneladas de massa asfáltica que deverá marcar a reconstrução do município que foi castigado pelo transbordamento do rio Juruá.

Apesar das cheias e da pandemia, a prefeitura seguiu executando o que foi planejado para os 100 primeiros dias.

Uma das primeiras ações foi a operação Cidade Limpa, que reúne as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e de Obras, com serviços como a retirada de entulhos, melhorar a condição dos bairros e combater o mosquito da dengue com o apoio dos moradores.

A operação levou aos bairros os serviços de reparos da iluminação pública, roçagem, recuperação e desobstrução de canais, bueiros, canaletas e tapa buracos. A operação, que teve início na Várzea, Cobal, Alumínio, Telégrafo, Cruzeirão e Cumaru, já atingiu quase 100% dos bairros e conjuntos da cidade. As equipes também já levaram a limpeza para as Vilas Liberdade, Santa Luzia e Lagoinha.

A prefeitura adquiriu com recursos próprios, insumos para a produção de mais 500 toneladas de massa asfáltica e atua com mais de sete equipes no programa de tapa buracos, recuperação de ruas, reestruturação de bueiros, e demais ações de responsabilidade da pasta, atendendo os bairros de Cruzeiro do Sul de forma emergencial.

A gestão municipal quer executar obras ainda em fase de projeto na região central da cidade, como a construção de um mirante no Morro da Glória, outro na área do Antigo Fórum e a revitalização do Mirante do Cais, como parte de um projeto de incentivo e estruturação do fomento ao turismo na região.

Educação

Para amenizar os impactos causados pela covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove atividades remotas com os estudantes, por meio de material didático produzido pelos professores, e entregue para o aluno estudar o conteúdo em casa.

A Secretaria encerra o calendário escolar do ano de 2020 no dia 30 de abril. O período de matrículas deve ocorrer no mês de maio, e o início do ano letivo de 2021 está previsto para ocorrer no dia 1º de junho.

Já a secretaria Municipal de Esporte e Cultura realiza um levantamento detalhado de todos os espaços de práticas esportivas, culturais e de lazer de Cruzeiro do Sul, para a realização de reparos e obras de melhorias.

Trânsito

Outra importante parceria firmada foi com o Detran que irá realizar a revitalização da sinalização horizontal e vertical do perímetro urbano e das vilas do município.

A pintura de faixas de pedestres, de lombadas e a instalação de placas já mudaram o visual em várias ruas do município e de alguns bairros, garantindo maior segurança para pedestres e motoristas.

A Secretaria realizou ainda durante os 100 primeiros dias de gestão a revitalização das 19 rotatórias da cidade. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transporte, mais de 40 lombadas terão a pintura revitalizada.

Planejamento e Gestão

Nos primeiros dias de gestão, a Secretaria de Planejamento e Gestão iniciou um levantamento de todas as obras que estavam paradas em Cruzeiro do Sul para dar andamento aos serviços. Toda avaliação, levantamento e planejamento está sendo realizado para que todas as obras voltem a ser executadas. Além disso, novos projetos estão sendo trabalhados para serem executados ao longo da gestão, entre eles as próximas etapas da revitalização do Igarapé Preto, a revitalização da Casa dos Ruelas, a construção de um mirante no Morro da Glória e outro na área do Antigo Fórum, a área do Projeto Coração Verde e a revitalização do Mirante do Cais.

Na rede

Balsa volta a fazer travessia gratuita entre Rodrigues Alves

Publicado

em

A balsa Esther, que faz a travessia gratuita de veículos e passageiros sobre o Rio Juruá entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, voltou a operar na tarde dessa sexta-feira, 14. Ela estava parada desde o último dia 3.

Um engenheiro deu a Certificação de Segurança de Navegação da balsa e a embarcação foi liberada pela Marinha do Brasil, voltando a fazer o percurso.

A balsa Esther estava parada para conserto desde o dia 3 de janeiro depois de sofrer avaria durante o acidente de um caminhão na saída da embarcação. Depois da conclusão do reparo, a Marinha anunciou que a liberação dependia da Certificação. A  balsa provisória colocada no local foi impedida pela Marinha de seguir operando pela falta da mesma Certificação e as duas ficaram paradas.

Os usuários da balsa estavam pagando R$10 nas balsinhas pequenas para atravessar o Rio Juruá.

A balsa Esther é de uma empresa de Cruzeiro do Sul, contratada pelo governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens- Deracre.

Continuar lendo

Na rede

Vídeo: Funcionário de prefeitura é acusado de atropelar e matar bancário em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foi preso em flagrante por homicídio o chefe da limpeza pública da prefeitura de Mâncio Lima, Verônico Ferreira de Negreiros, conhecido como Einha, acusado de atropelar e matar o bancário Gerlando Mendes na tarde desta sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul.

Ele dirigia o carro da prefeitura de Mâncio Lima e chegava a Cruzeiro do Sul quando aconteceu o acidente. Segundo a polícia, ele se evadiu do local sem prestar socorro à vitima e foi preso em flagrante na casa de um irmão pelo delegado José Obetânio.

Verônico não poderá pagar fiança e passará por Audiência de Custódia neste sábado, 15. “Ele atropelou, não prestou socorro à vítima e se evadiu da culpa voltando para Mâncio Lima. Assim que tomei conhecimento do fato eu o prendi em flagrante pelo homicídio em condução de veículo automotor e agora a justiça decidirá pela manutenção da prisão ou soltura dele”, afirma Obetânio.

Um vídeo mostra o momento do acidente no início da Rodovia Ac-405. Dirigindo um caminhonete Amarok, Verônico ultrapassa um caminhão e pega a moto do bancário de frente. Verônico ainda chegou a parar o carro, mas se evadiu em seguida sem prestar socorro à vítima.

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mâncio Lima diz que dará toda a assistência necessária à família de Gerlando.

“A prefeitura vai dar todo o apoio à família da vítima com Psicólogo e Assistente Social e outras providências necessárias”.

Veja o vídeo do acidente:

Continuar lendo

Na rede

Bancário da Caixa é a segunda vítima fatal em acidente no trânsito no Juruá

Publicado

em

O funcionário da Caixa Econômica Federal, Gerlando Mendes, foi a segunda vítima fatal de acidente de trânsito ocorrido em Cruzeiro do Sul este ano. Na tarde desta sexta-feira, 14, segundo testemunhas, ele seguia de moto no início da AC-405, quando uma caminhonete fez uma ultrapassagem indevida e atingiu o bancário de frente.

O veículo ainda chegou a parar, mas o motorista arrancou em seguida, sem prestar socorro à vítima.

O Serviço Móvel de Urgência- SAMU esteve no local e atestou o óbito. A polícia, que já tem um vídeo do acidente, busca pela caminhonete.

Este é o segundo acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul com vítima fatal. Na virada de 2021 para 2022, um acidente com morte também foi registrado no município.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito suspende pagamento de produtividade a agentes de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, suspendeu o pagamento de janeiro referente à produtividade paga aos Agentes de Trânsito por meio da aplicação de multas. Ele atendeu à reclamação de condutores de veículos e de vereadores contra a chamada ‘indústria da multa’, criada com o pagamento da produtividade dos agentes e que varia entre 0 a 300%.

Em Cruzeiro do Sul, o trânsito é municipalizado e somente no dia 29 de dezembro a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Cruzeiro do Sul – Semtrans divulgou uma lista com 130 notificações de multas.

A Lei da produtividade é de 2014. Segundo o vereador Cristiano Rodrigues, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, por causa do pagamento da produtividade, a folha de pagamento aumentou mais de R$ 100 mil e a arrecadação do município não cresceu.

“Em alguns casos o salário dos agentes e fiscais dobrava com a produtividade a partir das multas aplicadas”, disse. Agora, o prefeito Zequinha Lima vai rever essa situação. “Nós vamos elaborar uma outra lei sobre produtividade, reduzindo os percentuais. Uma comissão foi criada e vamos debater o assunto de forma a não prejudicar as partes”, afirmou o prefeito. Além dos Agentes de Trânsito, a Lei da Produtividade beneficia fiscais da Vigilância Sanitária, de Obras, Tributos e de Meio Ambiente.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!